quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ZUNIDOR

Continuam os preparativos para a Feira Literária do Amapá - FLAP. O Grupo Executivo de Trabalho e organização está reunido em sala própria no fim do prédio da Casa do Artesão, na Beira-Rio. Seus integrantes preparam a programação que constará de vários projetos, como o “Rufar Literário”, que será apresentado nas escolas, o “Corredor Cultural” e palestras de escritores locais e nacionais. Na sexta-feira ocorre um café da manhã com autores e participantes da FLAP na sua sede.


Quem já está em Macapá é o professor Nilson Moulin, que palestrará na Feira.


A ex-livreira e agora Coordenadora do Livro e da Leitura da Secult, Ângela Carvalho, trabalha nos editais que serão lançados durante a FLAP. Ela informa que a Secult também participará da Amazontech com um stand onde haverá lançamentos de livros e outras atividades culturais.


Foi muito bacana o lançamento do livro ”Cênico em Contextos – Peças Teatrais”, do diretor e ator Daniel de Rocha, ontem, na Biblioteca Elcy Lacerda. O pessoal do teatro apareceu em peso.

A Tina Rocha, esposa do diretor, contratou até uma baiana para fazer e oferecer acarajé aos presentes. Tudo para lembrar a origem de Daniel, que está há anos no Amapá e declarou que “daqui não sai nem morto”. Quer ser enterrado em Macapá, ou cremado, diz ele, se sua mulher deixar.


Vem aí o Congresso Amapaense de Ciências Sociais, para o fim do mês.


Durante o Círio o inevitável encontro com velhos amigos do Morro do Sapo. Pessoas que a gente só vê praticamente uma vez por ano. Ou duas, no ano eleitoral. Segundo a Diocese de Macapá o Círio de Nazaré já tem 70 anos e hoje cerca de 180 mil pessoal acompanham o trajeto da procissão.


Durante o lançamento do livro do Daniel de Rocha conversei com o Secretário de Cultura Zé Miguel. Ele disse que esta semana será pago o cachê dos músicos e artistas que se apresentaram na Expofeira.

Falou das dificuldades de sua pasta, principalmente no que trata de recursos financeiros e de sua preocupação no relacionamento com a classe artística.


Geovani Coelho apresentou uma performance de Daniel de Rocha na BPEL. Agora se prepara para montar novamente “O Bálsamo”, peça adaptada do meu conto homônimo, que seu grupo teatral apresentou há alguns anos no palco do Museu Sacaca. O projeto será para 2013, nas comemorações de 20 anos de premiação do conto, que foi contemplado em 1993 com o primeiro lugar no Concurso de Contos das Universidades do Norte. Depois foi publicado com outros contos pela Editora da UFPA, em 1995, traduzido para o francês e publicado na Guiana Francesa. Além disso, virou HQ, roteiro para cinema e opereta. Também foi usado para o vestibular da UNIFAP e receberá outro roteiro para ser filmado sob a direção de Alex Silveira, do Rio de janeiro. O conto vai ter uma edição especial de vinte anos. Aguardem.


Inderê! Volto zunindo outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.