quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SECULT REUNE-SE COM COMUNIDADES PARA TRATAR DO ENCONTRO DOS TAMBORES 2012

 

Encontro dos Tambores é o ponto alto da Semana da Consciência Negra, prevista para ocorrer no período entre 20 e 25 de novembro em MacapáA Secretaria de Estado da Cultura (Secult) reúne-se nesta sexta-feira, 19, às 9h, com representantes das 38 comunidades tradicionais que participarão do Encontro dos Tambores deste ano. Serão tratados assuntos pertinentes à logística do evento, como hospedagem, alimentação, transporte, número de integrantes por comunidade, horários e o que ocorrer.

Em 2012, o governo do Estado investiu, em toda a programação da Semana da Consciência Negra, mais de R$ 750 mil, sendo o maior repasse de todos os tempos, contemplando os mais diversos segmentos.

O Encontro dos Tambores é o ponto alto do evento, momento em que as comunidades se encontram, integram-se e apresentam um espetáculo de encher os olhos do público com suas manifestações culturais - Marabaixo, Batuque, Zimba e Sairé - identidades do Amapá, com mulheres dançando com seus vestidos coloridos, flores nos cabelos, toalha nos ombros e o orgulho em estar ali, defendendo a sua gente, a sua comunidade.

"Este ano nossa intenção é fazer uma festa muito mais bonita, corrigir os contratempos pelos quais passamos no ano passado e contemplar muito mais segmentos dentro da programação. Para o Encontro dos Tambores, as comunidades podem ter certeza, a receptividade será bem melhor que em 2011 e vamos trabalhar para que o repasse saia adiantado, de modo que cada comunidade se apresente bonito. Não podemos esquecer também que, desde o ano passado, as comunidades que se apresentavam como participação especial, sem receber o recurso do governo, este ano estão inseridas nas contempladas", diz o secretário de Cultura, Zé Miguel.

Ele se refere a seis grupos que por anos vinham se apresentando na União dos Negros do Amapá (UNA) em caráter de participação especial, sem receber os R$ 4 mil garantidos pelo Estado para cada grupo, como apoio para confecção das roupas. São eles: São Sebastião de Mazagão Novo, Grupo de Marabaixo Infanto-Juvenil do Laguinho do Arthur Dô, Raízes de Mazagão Velho, Grupo Tia Sinhá, Grupo São João do Maruanum e Nossa Senhora da Conceição.

Técnicos da Secult farão outras reuniões com os demais segmentos para tratar da programação geral da Semana da Consciência Negra, prevista para ocorrer de 20 a 25 de novembro. (Fonte: Rita Torrinha/Secult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.