sábado, 6 de outubro de 2012

QUAL O SEGREDO DE ALGUÉM QUE TEM SORTE? (*)

Não é muito complicado desenvolver uma personalidade de sorte, pois a maioria das aptidões que os indivíduos de sorte possuem podem ser adquiridas por qualquer um!?!?

Caso você queira ser uma pessoa de sorte, o que tem a fazer é começar a se comportar como tal.

Inicialmente deve-se seguir as seguintes qualidades ou características de comportamento:

· Descubra o que realmente quer da vida, determinando assim sua missão e seus objetivos.

· Faça o tempo trabalhar a seu favor, tendo a paciência na dose exata e aprendendo a administrar bem o tempo.

· Procure não ter inimigos, considerando que todos os seres humanos são meios de contato em potencial.

· Estabeleça o equilíbrio entre dar e receber, oferecendo o seu tempo, conhecimentos e recursos com generosidade e expressando de forma sincera a gratidão por ter recebido auxílio dos outros.

· Tenha a aparência de pessoa bem-sucedida e aja de acordo, ou seja, evidencie seu tipo de pessoa a quem os outros querem ajudar!!!

· Experimente e explore novas, possibilidades dando vazão máxima a sua curiosidade.

· Transforme a rejeição em aceitação com muita determinação, respondendo às agruras da vida com muita flexibilidade.

· Use a intuição e na hora de decidir confie em si próprio.

· Dê uma mãozinha para a sorte. Assim, não tenha apenas a aparência de uma pessoa de sorte, mas sinta-se sempre como uma pessoa abençoada e afortunada!!!

Os atributos há pouco citados parecem ser muito simples, entretanto eles estão associados ao autoconhecimento, ao autodomínio, aos relacionamentos com pessoas que oferecem boas oportunidades e principalmente ao comportamento influenciador que aquele que “chama a sorte” demonstra.

A pessoa que diz que não tem sorte costumeiramente apresenta os seguintes comportamentos ou posicionamentos nefastos:

· Não tem objetivos claros, evita falar dos mesmos a todo custo e vive para o momento presente, esquecendo o amanhã.

· É impaciente, procurando se assegurar que tudo o que ela quer, aconteça quase que imediatamente, sem se preocupar muito com as necessidades alheias.

· Procura se aproveitar de tudo e de todos, achando que são os “espertos” que se dão bem!?!?

· Vangloria-se de suas realizações, fazendo com que todos saibam a maravilha que ela é.

· Toma sempre a palavra dos outros, dando inúmeras opiniões e não se preocupa em ouvir as ideias dos outros. Parece que a sua estratégia é: porque tentar entender os outros se a melhor ideia já as tenho? Os outros que se adaptem a elas...

· É inflexível, esperando que tudo aconteça como ela quer e se algo sai diferente irrita-se terrivelmente.

· Não se compromete, nunca se desculpa, não agradece nem resolve conflitos.

· Ignora a própria intuição e ainda que não tenha certeza de estar fazendo a coisa certa, vai em frente.

· Se as coisas não derem certo na primeira desiste e depois fica se lamentando.

· Espera sempre pelo pior, concentrando-se praticamente nos aspectos negativos e ignora os positivos e interessantes.

O hábito é algo que se pode se incorporar (às vezes até rapidamente...) a vida de cada um.

Na realidade os hábitos acabam se tornando fatores poderosos na expressão do nosso caráter e dessa maneira tanto podem nós ajudar como prejudicar.

Felizmente é possível alterá-los a qualquer momento, basta querer!!!

O meio mais eficaz de se livrar de hábitos negativos e substituindo-os por positivos.

Mas para aprender uma nova habilidade é preciso tempo e quando os resultados não aparecem nos primeiros dias ou semanas, não se deve desistir...

Ai vão dois exemplos: o primeiro realçando que nunca se deve desistir e o outro que é preciso abrir-se às oportunidade mesmo que a primeira vista elas não pareçam tão promissoras!!!

Dessa maneira, se Cristóvão Colombo chegou o Novo Mundo em 1492, foi em parte, devido a sorte contida num copo d’água!!!

Havia dez anos que ele, um dos muitos aventureiros, acreditava ser possível navegar para o oeste e chegar ás Índias (!?!?) rica em especiarias. Em vista disso ele estava procurando um mecenas, um nobre disposto a lhe financiar a grande a ventura.

Ano após ano, percorreu as cortes europeias, sendo ignorado em todas.

Assim que ele chega à Espanha para uma audiência como o rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela, também viu sua proposta, ou seja, o “Empreendimento para as Índias” rejeitado novamente.

Como o dia estava quente, ele parou em um mosteiro próximo ao palácio real e pediu a um religioso que lhe matasse a sede.

Enquanto bebia e descansava, conversou com um dos monges, acabando por abrir o coração e contar-lhe o seu sonho, que tanto perseguia!!!

Acontece que o monge era o confessor da rainha e, impressionado com a determinação de Cristóvão Colombo, decidiu interceder junto a ela.

Que sorte, hein?

E aí Cristóvão Colombo foi recebido de novo e desta vez o rei e a rainha afinal concordaram em financiar a aventura que resultou no descobrimento da América.

Que super sorte para todos nós, não é?

Uma outra situação peculiar aconteceu com Mel Gibson, que foi um dos inúmeros atores esperançosos para obter um papel no filme Mad Max.

Evidentemente nessa época Mel Gibson era um australiano praticamente desconhecido...

O pior é que na noite anterior ao teste, ele tinha sido atacado e agredido por três bêbados, que o deixaram em mau estado.

No lugar de desistir do teste por causa da aparência, adotou uma atitude no mínimo inusitada a convencer a si mesmo que “não tinha nada a perder” e assim apareceu na manhã seguinte parecendo um lutador de boxe após uma boa surra.

Acontece que o diretor da película, George Miller, estava procurando para o papel principal alguém que parecesse exausto, abatido, machucado, e encontrou isso tudo isso no Mel Gibson!!!

Foi dessa forma que Mel Gibson ganhou o papel principal de Mad Max, iniciando a sua carreira que o levou se tornar um astro internacional a qual ele consolidou em dezenas de filmes de ação.

O que se pode concluir do caso prático de Mel Gibson é que existe uma forte correlação positiva entre manter a sua mente aberta e ter sorte.

“Por que não? O que tenho a perder?” é uma atitude que traz sorte!!!

Quem quiser ser bafejado pela sorte não pode apenas esperar ou andar com amuletos da sorte.

Teresa Cheug, no livro Toda Sorte do Mundo (Editora Fundamento - 2004) descreve alguns amuletos, ou seja, objetos que algumas pessoas acreditam protegê-las contra o mal e oferecem boa sorte...

Entre elas destacam-se:

ferraduraFerraduras – Esse objeto é ligado à sorte talvez porque o santuário de Stonehenge, na Inglaterra, visto de cima parece uma ferradura!?!? Liga-se também a ferradura com sorte porque ela combina três elementos que, durante séculos, estiveram associados a eventos felizes: cavalos, ferro e formato de lua crescente.

O cavalo há muito é considerado um animal mágico, e todas as partes dele estão associados a boa sorte, exceto na China, onde a ferradura não é vista como amuleto de sorte, mas sim os cascos do animal.

Em todo o mundo, o ferro é um amuleto contra fantasmas, bruxas e espíritos malignos e qualquer objeto feito de ferro pode ser visto como uma proteção.

Antigamente, o povo Irlandês acreditava que nada de ruim poderia acontecer com um ferreiro.

A ferradura também lembra a lua nova, um símbolo da força criadora das figuras da grande mãe, como a deusa egípcia Ísis e a deusa grega Artémis.

Portanto, em vista de tudo isso, algumas pessoas acreditam que pendurar uma ferradura acima da porta (!!!) é um meio de usar as forças da vida para enfrentar as forças da morte.

escaravelhoEscravelho: O escravelho é um besouro que existe na região do mar Mediterrâneo.

Os antigos egípcios comparavam o hábito de o escravelho botar apenas um ovo, que vai rolando até chegar a um nicho, a um deus que fosse empurrado pelo Sol pelo céu, para dar vida à Terra!!!

O escravelho se tornou um amuleto que representava a vida e a fertilidade e, no século IV, os fenícios já fabricavam braceletes para vender em toda região do Mediterrâneo.

jadeJade: Essa pedra é admirada nas mais variadas culturas, principalmente na China. É bem fácil compreender essa fascinação, já que, quando polida, é uma pedra lindíssima cuja cor pode variar do verde ao branco, do amarelo (ou laranja) ao preto.

O verde é a cor mais apreciada e talvez por ser uma pedra muito fria ao toque, o jade tenha ganho essa qualidade de representar a paz e o mistério.

pedecoelhoPé-de-coelho: Os coelhos (ou as lebres) são férteis, “rápidos como um raio” e tão rápidos que conseguem frequentemente enganar os melhores caçadores. Não é, pois, por acaso que tenham sido associadas a eles várias propriedades mágicas.

Em tempos remotos, a magia era considerada contagiosa e qualquer parte de um objeto possuiria a propriedade do todo, ainda que fosse separada dele.

Então, como são as patas traseiras que lhe dão velocidade, estas passam a ser usadas como amuleto ao qual, com o passar do tempo, foram atribuídos também poderes curativos.

Atualmente o pé-de-coelho é ainda visto como um amuleto de sorte, embora a sua popularidade já não seja a mesma...

magnetitaPedra–ímã: Desde os tempos muito remotos, a magnetita, um minério de ferro magnético – uma pedra encontrada na natureza – foi usada como amuleto da sorte.

Acreditava-se que essa pedra seria capaz de atrair não somente o ferro, mas todo tipo de coisa boa.

Assim uma ideia mágica associada à pedra-ímã é a de que ela traz poder, fortuna e sorte no amor.

Por isso mesmo, ela é conhecida na China como a pedra do amor, e uma antiga crença espanhola garante que, se um homem quiser que uma mulher se apaixone, tudo o que ele tem que fazer é triturar uma pedra ímã, e engolir o conteúdo antes de dormir, que ela se sentirá depois magneticamente atraída por ele...

trevoTrevo de quatro folhas: Em toda a Europa e América, os trevos de quatro folhas são muito populares como amuletos de sorte.

Em outros tempos, existiu a crença de que àquele que encontrasse um trevo de quatro folhas seria concedido o poder especial de enxergar espíritos malignos, invisíveis às outras pessoas.

Durante a Idade Média, os cristãos acreditavam que o trevo de quatro folhas protegesse contra feitiçaria, e a medicina popular que então usava os presumíveis poderes da planta para purificar o sangue e cicatrizar feridas.

Na realidade seu valor como amuleto estava ligado à raridade, pois tratava-se de uma mutação da variedade normal de três folhas.

Entretanto, desde 1950 é possível reproduzir em laboratório o trevo de quatro folhas, o que acabou com seu conceito de planta rara...

Porém, se você encontrar um trevo de quatro folhas nascido naturalmente, guarde-o e não esqueça que uma das folhas é para a fama, a outra para a riqueza a outra é para o amor e a última é para a saúde!?!? E não dê esse trevo pra ninguém senão a sua sorte vai embora...

De fato, quando você credita que um determinado objeto lhe traz boa sorte, de certo modo confere a ele poderes mágicos e aí concorda com o que disse Francis Bacon: “Os amuletos não extraem seu poder do contato com espíritos maus, mas da força da imaginação”.

Entretanto, sendo bem pragmático, para conseguir o que se quer da vida não se deve ficar esperando por um “golpe de sorte”, mas sim criar a própria sorte, o que efetivamente não será através da presença dos amuletos.

Pessoas afortunadas são como todas as outras, mas destacam-se as demais, pois sempre almejam coisas boas e trabalham duro.

E o que as torna especiais é o que fazem para que a boa sorte vá ao encontro delas.

Portanto, se você caro leitor quer ser atingido pela boa sorte pare de esperar e comece a agir para que a sorte fique sempre do seu lado!!!

(*) Revista Qualimetria – FAAP – abril de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.