terça-feira, 2 de outubro de 2012

ZUNIDOR

 

Realmente. Eu fico é cada vez mais surpreso com a capacidade que a Sônia tem de devorar livros, principalmente com a rapidez com que os lê e de sintetizar passagens para os que não leram sobre determinada obra que está na crista da onda, como se dizia há algum tempo. Quando ela se empolga... Mas sobre o tal livro só li as críticas e as opiniões das mulheres nas revistas e sites nacionais. E vejo com alegria cada manifestação sobre a obra, pois me parece como a descoberta de uma nova forma de encarar um relacionamento, amoroso ou sexual. Mas não li ainda esse fenômeno de venda: mais de 10 milhões no mundo inteiro.

ooooOOOoooo

Dia 24 de outubro a Biblioteca Pública Elcy Lacerda estreia programa de contação de história, com o escritor Rogério Andrade Barbosa, autor de diversos livros sobre a cultura afro-brasileira e que escreveu o livro Rio Acima, Mar Abaixo, a respeito da cultura amapaense, pela Editora Melhoramentos.

ooooOOOoooo

Vem aí a FLAP.

ooooOOOoooo

Vai um grande É BIG! da coluna ao querido amigo Ronaldo Pinto, pela sua entrada nos “entas”, no sábado passado. Presentes muitos amigos em busca de uma saborosa maniçoba: Osvaldo Simões, Reginaldo, Alan Sales, Cleverson Baía, Cristina Sá... A festa durou três dias, mas no domingo foi melhor, pois a maniçoba estava mais apurada. A guarda municipal estava em peso para parabenizar o inspetor Pinto.

ooooOOOoooo

Encontrei o professor e escritor Nilson Moulin vindo do Bailique num domingo desses em que o sol começa a abrasar pelas sete horas da manhã, neste setembro-outubro demasiadamente quente, mas arrefecido pelo vento das marés cheias. Velho conhecido dos escritores locais, o professor Nilson é uma referência nacional e internacional como escritor. Ministrou palestra na Biblioteca e vai voltar para a FLAP no início de novembro.

ooooOOOoooo

fotaleza_juvenal

Foto: Juveal Canto

Nada melhor que acordar bem cedo e ir ver o rio-mar na frente da cidade. E a velha fortaleza parecendo avermelhar com a abundância da luz que incide na linha equatorial. Só aqui mesmo, sumano.

ooooOOOoooo

cidade do sambaCarros alegóricos das escolas de samba saíram dos barracões para área próxima ao sambódromo. A Cidade do Samba e o Sambódromo serão o palco da Feira Amazontech, que será coordenada pelo Sebrae em novembro.

ooooOOOoooo

FUMAP-1979

Grupo Pilão - 1979

Grupo Pilão completou 37 anos de atividades no dia 26 de setembro, com muita badalação no Rádio. O grupo agradece aos fãs e amigos radialistas que reconhecem a importância do Grupo para a música amapaense e amazônica, especialmente ao Heraldo Almeida e J. Ney.

ooooOOOoooo

O compositor de sambas de enredo dos Piratas da Batucada, Juriel, que junto com Jeconias Araújo, fez belos sambas para a escola na década de 60, encontra-se doente, mas firme no tratamento médico e na dieta. A escola não tem tradição de valorizar seus compositores.

ooooOOOoooo

Vai outro É BIG! para o arquiteto e artista plástico Adaury Salles Farias que aniversariou na sexta-feira passada. Bati um papão com a amiga Deury, que há tempos não via por estas bandas.

ooooOOOoooo

ana martel-CONFRARIA

Foto disponível em: www.alcinea.com

Showzão mesmo foi o da Ana Martel no Largo dos Inocentes, promovido pela Confraria Tucuju, que também homenageou Carlos Cordeiro Gomes, grande poeta vigiense-amapaense, com um belo sarau.

ooooOOOoooo

 

Sérgio Conh, Camila do Vale, eu e Rosa Acevedo

Rosa Acevedo, Doroteia Lima e eu.

Foi bacana a Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada pela SECULT-PA, em Belém. Fui lá a convite da UNAMAZ para participar da mesa redonda “Concepções da natureza: o patrimônio imaterial”, junto com a professora Camila do Vale, pesquisadora da UFRJ e do editor Sérgio Conh, também do Rio. Estavam presentes a professora Decleoma, da PMM e o produtor cultural Iran Lima, da Secult-AP. A amiga, agora diretora do Iphan do Pará, arquiteta Dorotéa de Lima, também foi lá.

Foi um prazer encontrar velhos amigos escritores, artistas e jornalistas como Jorge Herberth e Paulo Emmanuel. Encontrei com o poeta Benilton Cruz, agora doutorando de Literatura na Universidade de Campinas, que também foi palestrar no evento.

 

INDERÊ! Volto zunindo depois de depois.

2 comentários:

  1. Muito linda essa foto da fortaleza, do Juvenal Canto.

    ResponderExcluir
  2. Eis que brotas imponente,
    majestoso.
    Águas mornas
    aos poucos são aquecidas
    do rio-mar.
    Pelo olhar da câmara fotográfica
    a sensibilidade
    do fotógrafo noctívago
    de registrar o flerte silencioso
    do astro rei com o rio-mar.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.