quarta-feira, 31 de outubro de 2012

REUTILIZAÇÃO DE PNEUS E GARRAFAS PET SERÁ ASSUNTO NA FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

A Feira de Ciência, Tecnologia e Educação acontece no Complexo Meio do Mundo, em Macapá e faz parte da programação da 8ª edição do Amazontech

Franck Figueira/Setec

Durante a I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte), realizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), assuntos importantes nas áreas social e ambiental serão expostos por alunos de várias instituições da rede estadual de ensino.

O evento acontecerá no Complexo Meio do Mundo, em Macapá, local onde ocorrerá a 8ª edição do Amazontech, no período de 13 a 17 de novembro, uma realização do Sebrae, Governo do Estado do Amapá (GEA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), com o patrocínio da CAIXA e Sudam.

Com 36 projetos selecionados, o público vai conferir trabalhos voltados à reutilização de copos plásticos, astronomia no meio do mundo, sustentabilidade, fenômenos naturais no Amapá, uso de materiais de baixo custo de física experimental e reciclagem até de lixo eletrônico.

Entre os destaques está o Projeto Promovendo uma Melhor Vida através da Reciclagem - A Reutilização e Reciclagem de Pneus e Garrafas Pet no Amapá. O trabalho será apresentado pelos alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS).

De acordo com Herico Moisés, orientador do projeto, a pesquisa consiste na análise e utilização de materiais recicláveis no Estado como pneus, plásticos e garrafas pet. "Eles visitaram cooperativas, aterro sanitário, fábricas de vassouras e pessoas que reutilizam os materiais, principalmente a importância das garrafas pet como ferramenta de uso doméstico", diz.

Antecipando o principal ponto da pesquisa, os alunos chegaram a conclusão que a utilização das garrafas pet na conservação de alimentos é bem superior se comparado a outros tipos de matérias plásticos. Herico destaca alguns exemplos como o feijão, arroz e o açaí.

"Os alunos identificaram que o feijão pode ficar até três anos dentro de recipientes com o mesmo material da garrafa pet, e o açaí pode ficar de três a cinco dias sem azedar, então são informações importantes que a sociedade não sabe e que deve ficar atenta, pois podem sair ideias brilhantes e que podem ser utilizadas por empresas", explica o orientador.

A I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte) será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).

Para ter acesso ao Espaço Fecte, o visitante terá que doar um 1 kg de alimento não perecível, que serão entregues para instituições de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.