quarta-feira, 10 de outubro de 2012

OBJETOS REPRESENTAM PEDIDOS E AGRADECIMENTOS NO CÍRIO DE NAZARÉ

cirioEx-votos são objetos de cera ou de miriti levados durante o Círio de Nazaré.
Objetos são colocados no "Carro dos Milagres".

Glauce Monteiro

exvoto1Objetos que representam pedidos e agradecimentos de milhares de fiéis durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Os ex-votos são miniaturas de casas e barcos esculpidas em cera, partes do corpo humano talhados na madeira do miriti ou ainda roupas, cruzes e bonecos. "Eles são manifestações estéticas e religiosas que se constituem na arte popular", explica Rosa Brasil, pesquisadora do significado desses objetos.

Ás vésperas do Círio de Nazaré as fábricas que produzem estátuas de ceras trabalham em ritmo acelerado para dar conta das demandas. "Todo ano é assim: sufoco total, encomendas, promessas para fazer e tem gente que vem do interior para fazer todo tipo de promessas com a gente. Deixamos de fazer certas coisas para poder atender aos pedidos", conta Ascley Santos, funcionário de uma das fábricas da cidade.

Devoção materializada em objetos
exvoto5Maria Cardoso dos Santos veio à Belém comprar pescoços de cera para fazer um pedido especial à Nossa Senhora de Nazaré: saúde. "Estou com um nódulo na tereóide e quero ficar curada sem precisar me operar. Espero voltar no ano que vem, não para pedir, mas para agradecer", conta a agricultora.

A tradição de oferecer ex-votos à Virgem de Nazaré, colocando-os no Carro dos Milagres que percorre as ruas da cidade durante o Círio,  já foi registrada na literatura local. O conto "Carro dos Milagres", escrito pelo romancista Benedicto Monteiro mostra a história de um homem que sobrevive a um naufrágio nos rios da Amazônia, graças a uma promessa feita pela mãe, e vai até Belém no dia do Círio com uma miniatura do barco que afundou, agradecer.

Objetos de cera representando partes do corpo humano fazem referência a curas

"E trazer, com minhas próprias mãos, esta veleira copiada da fina canoa que o vento e a água reduziram a fanico na contracosta da Baía do Marajó. Só este criado seu escapou são e salvo por obra e graça de Deus e Nossa Senhora de Nazaré", explica o personagem do livro paraense.

Há cinco anos, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam do Círio entrevistando promesseiros antes e depois da passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré sobre os objetos que carregam e o que eles representam.

Significado dos ex-votos nem sempre é óbvio

Rosa Brasil, líder do grupo de pesquisa, explica que os ex-votos podem ser qualquer objeto, um barco, uma casa, uma cruz, um tijolo ou qualquer coisa que tenha alguma ligação simbólica com os anseios daquele que está fazendo a promessa ou agradecendo o pedido alcançado. Muitas vezes, os ex-votos não precisam nem ter uma ligação direta com a graça alcançada ou pedida.

"Certa vez perguntamos a um senhor por que ele levava um barco tão grande e ele respondeu que estava se curando de um câncer e o tamanho do barco era proporcional ao quão agradecido ele estava, mas não tinha, efetivamente, nada a ver com o barco", explica a pesquisadora da área de Letras.

exvoto2Romeiro levou barco gigante para o Círio fazendo referência ao tamanho da graça alcançada.

Para ela, além do significado religioso, cada peça também representa o simbolismo da cultura paraense. "Somos nós que estamos representados lá. Pelos ex-votos, nós representamos o que nós temos de referência pessoal e, ao mesmo tempo, coletiva, assim, essa representação, consciente ou não, passa a ter a nossa cara, passa a ser nós mesmos. Os ex-votos compõem um rio colorido e multiforme que corre nas mãos dos paraenses na sua maior procissão", analisa a professora.

exvoto3Durante o Círio, a devoção à Santa é materializada nos ex-votos, objetos doados à Virgem que simbolizam milagres concretizados. A cura é representada por partes do corpo esculpidas em cera; a casa e o barco em miniatura são os bens adquiridos; bonecas e anjos simbolizam a relação entre a Virgem e as crianças: o filho tão desejado, vidas salvas, bênçãos alcançadas.

Ex-votos também podem ser objetos inusitados como espadas samurais, cadeiras de madeira, tijolos ou camisas de times de futebol, cujos significados nem sempre ficam claros.

Representação de milagres une fiéis à Nossa Senhora

exvoto4“O Círio existe porque a Santa faz milagres, cuida e zela pelo povo, que agradece com fé”, conta Rosa Brasil, coordenadora do Grupo de Trabalho e Imagem e do projeto de pesquisa “Objetos e Promessas no Círio de Nazaré: processos semióticos de (re)significação”, da Faculdade de Letras da UFPA.

Para Mara Tavares, integrante do projeto, cada devoto é um milagre, uma história de fé que pode ser registrada num objeto. “O que ele significa pode não ser tão claro assim. Uma pessoa que carrega um barco pode não ter obtido um barco e sim estar agradecendo por escapar de um afogamento, por exemplo. São sentidos que só o próprio romeiro pode explicar. Os traços lingüísticos e características narrativas também nos ajudam a analisar socioeconomicamente esse devoto e, assim, saber quem são as pessoas que fazem o Círio”, explica.

Serviço:
Alguns ex-votos podem ser vistos ao longo do ano no Museu do Círio que fica localizado na Rua Padre Champagnat, no bairro da Cidade Velha, próximo ao Ver-o-peso, em Belém. O local guarda mais de duas mil peças e recebe o público de terça a sexta das 10h as 18h. Informações 4009.8819 ou 4009.8842.

Para ler mais notícias do Pará, acesse g1.globo.com/para. Siga também o G1 Pará noTwitter e por RSS.  Leia mais sobre o Círio de Nazaré 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.