quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONVITE: EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA FRAGMENTOS HÍBRIDOS.

exposiçãoAs professoras Claudete Nascimento Machado da disciplina: Linguagem Visual V e Márcia Raphaela de comunicação e processos museológicos, juntamente com alunos (as) da turma 2010 do curso de artes visuais/UNIFAP, convidam vossa senhoria a prestigiar com sua presença à exposição de Arte Contemporânea:

Data 05 de novembro de 2012.
Local: 1º andar do centro de Letras e Artes da UNIFAP.
Hora: 16h às 20h.

FRAGMENTOS HÍBRIDOS

Apresentam-se como mostra experimental de arte contemporânea trabalhada na disciplina Expressões em Linguagens Visuais V: hibridismo, da turma de 2010 do Curso de Artes Visuais, nas seguintes linguagens artísticas: instalação, objetos, vídeo arte, vídeo instalação, fotografia, intervenção e pintura/colagem/grafitagem. Em cujas experimentações é percebida a proposta atual da arte contemporânea, enquanto linguagem hibrida, enquanto problematização das questões atuais, enquanto liberdade de expressão e enquanto busca da consciência contemporânea sobre o pensar e o fazer.

A mostra tem como característica também, avaliar as competências e habilidades dos discentes na disciplina de Comunicação e Processos Museológicos, haja vista que o trabalho de curadoria e processo expositivo foi elaborado e realizado pelos discentes/artistas/autores, com a devida supervisão e orientação das professoras das referidas disciplinas.

O visitante é recepcionado com "chegadas", instalação coletiva que discute a identidade líquida (BAUMAN, Zygmunt, 2001). Com a instalação "omphalós": o ponto que provoca elo (s) de corpos.  Com "sangue",o açaí enquanto alimento vital da Amazônia.  Com "Moda", um diálogo entre o renascimento e o contemporâneo. E a intervenção "Sem título”: possibilitará ao leitor um repensar sobre as questões ecológicas e a necessidade de discutir o ser humano no centro do discurso sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia, seguindo com "Venda", uma releitura da obra: "o livro de carne” de Arthur Barrio, os artistas/discentes apresentam fotografias do cotidiano da cidade de Macapá, as quais geram conforto e desconforto, tendo como suporte e elemento de composição artística, um dos alimentos de maior consumo da população amapaense.

Na instalação com intervenção: "Reflexão", os artistas/discentes possibilitam a solidão do eu e o refletir sobre o ser individual e o ser social no coletivo da sociedade.  Em auto retrato: "Não sou assim", discute o jovem contemporâneo que procura uma identidade e/ou algo que possa torná-lo membro de um grupo social. Portanto, tenta se descrever para si mesmo e para os outros. Nesse processo de autoconhecimento e autorretratação, a artista/discente dialoga com o tempo na História da Arte, com o espaço amazônico e, com o desenvolvimento sustentável,na utilização dos materiais como suporte da linguagem fotográfica.

Enquanto política na/da arte, "Fragmentos Híbridos" apresenta "Anjos e Demônios", pintura/colagem grafitagem apresentando a atual realidade amapaense.

Na instalação com intervenção: "Las Pedritas" abre-se discussões sobre:

- A experiência estética é necessariamente prazerosa?
- O que é permitido e o que torna-se aberração quando se trata do prazer do  corpo?

Em todo o percurso de "Fragmentos Híbridos”, o visitante poderá experienciar, dialogar, refletir, discutir, rememorar e revisitar questões sobre a realidade do cotidiano e sobre o discurso de sustentabilidade na Amazônia.

Texto de curadoria: Professora Mestre Claudete Machado e alunos da turma 2010 do curso de Artes Visuais. (Fonte: UNIFAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.