quarta-feira, 17 de outubro de 2012

POETA POR VOCAÇÃO. VOCACIONE= AÇÃO DE CHAMAR (LATIM)

roberto aciedo

“A poesia é uma arte e um tirocínio; um ofício e um magistério. A poesia representa o ajustamento de um destino, a fidelidade fundamental de um homem à sua vocação. A biografia de um poeta corresponde a um interminável vir-a-ser. Ele é o protagonista de si mesmo, ao realizar o longo trajeto da existência à linguagem” (Roberto Acízelo de Souza).

   
ENSINAR LITERATURA  
   
FLC

 

“Não podemos ‘ensinar’ Literatura; podemos partilhar aquele momento inaugural da leitura, confrontando o texto e o nosso mundo presente” (Flávio Loureiro Chaves).

   
italo-calvino2

 

“As escolas e universidades deviam ajudar a entender que nenhum livro que fala a respeito do outro livro diz mais do que o livro em questão. Há uma inversão de valores. Os intermediários alegam saber mais que o texto sabe” (Italo Calvino).

   
PALAVRAS  
antonio_olinto

“Contos se escrevem com palavras; romances se escrevem com palavras; poemas se escrevem com palavras. Quem domina as palavras, quem as apascenta, quem as guarda no fundo de si mesmo para uso no momento necessário, pode estar preparado para captar um pouco do mistério das coisas. Só dando nome a cada coisa pode alguém realizar uma obra” (Antonio Olinto. Palestra na ABL, nas comemorações do centenário de Orígenes Lessa – 2002).

   

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.