terça-feira, 30 de outubro de 2012

AS MEMÓRIAS DA CIDADE DE LISBOA

O Lisboa Story Centre, pólo inovador dedicado à história da capital, inspira-se e respeita os fatos e eventos que moldaram a cidade.

Situado na Ala Nascente do renovado Terreiro do Paço, foi concebido enquanto Visitor Attraction, como centro interativo, em torno de 6 áreas apresentadas ao visitante com recurso à mais recente tecnologia.

No Lisboa Story Centre, o visitante “viajará” no tempo como se percorresse um livro ilustrado trazido à vida. Através do uso de cenografia, multimidia e experiências sensoriais, são apresentados relatos dramáticos dos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar.

De uma forma lúdica e interactiva, respeitando, porém, a verdade histórica, que uma cidade com o passado de Lisboa exige e merece, o Centro propicia ao visitante aproximadamente 60 minutos de uma viagem no tempo e no espaço.

Ocupando uma área aproximada de 2.200 m2, no Story Centre o visitante desfrutará de experiências desenvolvidas para as principais histórias da cidade, concebidas em modelos computacionais e simuladores.

No rés-do-chão, o Lisboa Story Centre assenta em 5 áreas principais que compõem a exposição. Cada história foca diferentes aspectos da História de Lisboa, estruturados numa sequência cronológica, em que os visitantes são “conduzidos” por um “contador de histórias”, multilíngue, num passeio envolvente.

O visitante poderá sentir o ambiente de um armazém da Lisboa quinhentista, onde descobrirá produtos provenientes dos Novos Mundos, transportados pelas caravelas que também aqui poderá encontrar. Será envolvido nos acontecimentos do trágico dia de Todos os Santos de 1755 e viverá a experiência imersiva do terremoto e das suas consequências. Participará depois com o Marquês de Pombal na visão inovadora da reconstrução da cidade em termos urbanísticos e de organização. Estas áreas abrangem toda a história desde as primeiras civilizações até aos nossos dias.

A 6ª área é contada no primeiro piso, onde se encontra a maquete virtual da cidade de Lisboa, e onde se explora a arquitetura da cidade e se proporciona a descoberta mais pormenorizada da sua história, incentivando à sua descoberta na atualidade.

Complementarmente poderá, ainda, ser visitada uma zona de exposições temporárias com temáticas alusivas às áreas percorridas. Este piso engloba, também, um centro de documentação sobre a cidade, bem como um espaço dedicado a grupos escolares.
Foto: Reprodução/ Internet

As seis áreas de visita são constituídos da seguinte forma:

1 – Lisboa: Mitos e Realidades (onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu; Primórdios mitológicos; Colonizadores e conquistadores e as Muralhas da Cidade)

2 – Lisboa: Cidade Global (onde se encontra a Cidade Cosmopolita; o Armazém do Mundo; Para Além do Horizonte; O Padre Voador; a Cidade Magnificente; Morte e Política e a Igreja)

3 – 1 de Novembro de 1755, o dia de Todos os Santos (vivencia o Terramoto e a cidade em ruínas)

4 – A Visão de Pombal (revela o Planeamento da Cidade Moderna no pós-terramoto e a Reconstrução da Cidade)

5 – O Terreiro do Paço (retrata A Praça: Política e Lazer)

6 – Explorar Lisboa (descobre a Maqueta da Baixa Pombalina que possibilita a interação multimídia com mais de uma dezena de acontecimentos relevantes da cidade)

Concluída a visita, encontra uma loja, que disponibiliza ao visitante alguns produtos criteriosamente selecionados.A saída do Lisboa Story Center é através de um posto de Turismo, onde o visitante poderá obter todas as informações que necessita assim como comprar produtos turísticos.
De portas abertas a partir da próxima semana, o Lisboa Story Centre funciona todos os dias, das 10h às 20h, e o ingresso custa 9 euros.

Fonte: Cultuga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.