terça-feira, 9 de outubro de 2012

ENCONTRO COM ESCRITORES

alcineia_lino

Alcinéa Cavalcante e Francisco Lino, em sessão de autógrafos.

No próximo dia 10, às 19h, no auditório, a Biblioteca organiza um descontraído bate-papo entre a escritora e jornalista Alcinéa Cavalcante e vestibulandos, com foco na crônica "O Meu Guru", leitura obrigatória na Universidade Federal do Amapá (Unifap). O texto faz parte do livro "Cronistas do Meio do Mundo", lançado em 2010.

Na obra, a escritora conta as próprias experiências de ter tido um Guru em sua vida. O relato é uma lembrança de Alcinéa, ao bater o olho num pensamento da também escritora Nélida Pinon, que expressou: "Preciso de um guru. De um sábio que me guie quando o coração falhar ante o universo das dúvidas e a condição humana soçobrar nos vagalhões das ondas. De um sábio que esclareça meus mistérios." (Nélida Piñon). Alcinéa, ao ler este trecho, sentiu saudades de seu Guru e desatou a escrever suas lembranças dessa pessoa, relatando seus ensinamentos, adivinhações, segredos revelados por ele, a dor da morte e o eterno vínculo entre ela e seu Guru.

Alcinéa Maria Cavalcante Costa é macapaense, nascida em 19 de fevereiro de 1956, jornalista e poetisa, participou das seguintes antologias poéticas: Coletânea Amapaense - Poesia & Crônica (1988); No Limiar do Terceiro Milênio (Casa do Poeta Brasileiro, Brasília, 1999) e Antologia Del'Secchi - Volume IX (Rio de Janeiro, 2000) e de 2 antologias (de poetas e cronistas do Amapá, publicadas pelo GEA). Em 2001 lança sua primeira obra poética Estrela Azul, pela Tarso Editora. Em 2008 publicou, em parceria com Rostan Martins, os livros Sambou e Zero Voto, com "causos" do carnaval e da política. Também publicou, em parceria com Osvaldo Simões Filho e Rostan Martins Varal (poemas, 2008) e em 2012, Paisagem Antiga (poemas e crônicas), é coordenadora do Movimento Boca da Noite, que leva poesia para todos os cantos do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.