segunda-feira, 4 de junho de 2012

ABERTO EM SANTARÉM O SALÃO DO LIVRO DO BAIXO AMAZONAS


Neste fim de semana, em Santarém, foi aberto o V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura de Santarém.
A população prestigiou o evento, lotando o Parque da Cidade, onde ocorre a maior parte da programação, que neste ano tem como escritor homenageado o Maestro Wilson Fonseca, o saudoso Isoca, falecido em 2002, e autor de uma vasta obra musical, muitas dedicadas à Santarém, sua terra natal.
“Em nome da família Wilson Fonseca, agradeço a homenagem feita a esse homem que foi um mocorongo, que não só nasceu e viveu em Santarém, mas que honrou, prestigiou, cantou e encantou aquela que ele chamava de 'Terra querida, meu encanto, minha vida, Santarém do meu amor”, discursou, na ocasião, José Agostinho Fonseca Neto, filho do maestro Isoca.
A diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ana Catarina Brito, que estava representando o titular da Secult, Paulo Chaves, ressaltou a importância do evento não somente para o calendário cultural do Estado, mas também pelo que agrega na formação de quem participa de um evento como este. “Obras como essa deixam um resultado que não é tangível, mas é fantástico para o desenvolvimento de cada um de nós, porque todas as oportunidades de contato com o saber e o conhecimento que o livro nos oferece têm um efeito para a vida toda”, ressaltou Ana Catarina.
Entre as autoridades presentes, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, enalteceu a iniciativa dos organizadores do Salão do Livro, especialmente a homenagem feita ao maestro Isoca. “Wilson Fonseca não será homenageado apenas em Santarém, mas na XVI Feira Pan-Amazônia do Livro, reconhecendo a importância do trabalho dele, não só em nosso município, mas na região e no país. A obra de Isoca já ultrapassou nossas fronteiras e, pelo seu pendor artístico e cultural, é quem mais representa o povo de Santarém, no Brasil e no mundo”.
Após o pronunciamento das autoridades, houve uma apresentação da Orquestra Jovem Maestro Wilson Dias da Fonseca, sob a regência de Jean Araújo e da maestrina Lucília Mota. Formada por 45 músicos, a orquestra brindou o público com as canções “Poema de Amor” e “Canção de Minha Saudade”, do maestro Isoca, emocionando os presentes.

Encontro Literário com Joca Terron
O V Salão do Livro acontece até o próximo domingo, 3 de junho, e traz aos moradores da Região do Baixo Amazonas, todos os dias, inúmeras atrações, com destaque para o Encontro Literário, um momento em que os visitantes têm a oportunidade de ouvir e dialogar com grandes autores regionais e nacionais. Na primeira noite, quem conversou com o público presente foi o mato-grossense Joca Terron, autor de “Guia de ruas sem saída”, lançado em março passado pelo selo editorial Edith, cuja produção foi possível com a aquisição de uma Bolsa Petrobrás de fomento à Criação Literária.
Terron foi o vencedor do Prêmio Machado de Assis de Melhor Romance, em 2010, com a obra “Do Fundo do Poço se Vê a Lua”, lançado pela Companhia das Letras. Ambas as publicações foram lançadas em Santarém durante o V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. O escritor é presença confirmada na XVI Feira Pan Amazônica do Livro, que a Secult promove em setembro, no Hangar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.