segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O que é Inteligência Artificial?

Rafaela Pozzebon

O tema “Inteligência Artificial” sempre atraiu muitas pessoas, das mais entusiasmadas com os filmes de ficção científica à grandes cientistas na área. A robótica, os filmes ficcionais, a manipulação de grandes máquinas, movimentos causados pelo pensamento humano, estes são alguns exemplos de Inteligência Artificial. Assim, sendo, podemos definir como Inteligência Artificial o ramo de pesquisas envolvendo computação que sempre busca construir mecanismos ou dispositivo capazes de simular os eventos do ser humano, como pensar, resolver problemas, enfim, ser inteligente.

  No ano de 1950, os cientistas Hebert Simon e Allen Newell começaram os estudos sobre Inteligência Artificial, eles foram os pioneiros na área com o primeiro laboratório na Universidade de Carnegie Mellon. Como vimos, o desejo de construir máquinas inteligentes vem de muito tempo e cada vez mais surgem novidades. No entanto, a Inteligência Artificial ganhou força somente com o desenvolvimento dos computadores.

  Inicialmente, o grande objetivo da Inteligência Artificial (IA) é criar máquinas que consigam desenvolver tanto atividades simples, rotineiras, como também aquelas que desenvolvem um trabalho extremamente complexo, assim sendo, elas precisam estar adaptadas ao meio como também, elaborar a tarefa para qual foi construída da maneira mais satisfatória possível, por sua vez, elas precisam ser capazes de aprender a desempenhar as suas tarefas.

Fundamentos

  A ideia inicial de uma máquina ser capaz de aprender algo acabou sendo repensada já que, o comportamento do ser humano é muito complexo para ser repassado à uma máquina, visto que, era impossível. Diante das dificuldades encontradas, a IA passou na década de 70 e 80 a ser vista como uma recriação do pensamento humano para a elaboração de máquinas capazes de desenvolver procedimentos impossíveis a uma pessoa. Deste modo, o ser humano deixou de ser um modelo atual e as máquinas começaram a ser desenvolvidas a partir de suas capacidades técnicas.

  As aplicações de IA nem sempre são vista e reconhecidas pelas pessoas, pois não está restrita apenas em grandes invenções e presas em laboratórios sofisticados, mas sim, é encontrada no dia a dia. Um bom exemplo de uso diário da IA é o sistema de freio de um carro moderno, ele é capaz de determinar a hora e a intensidade que deve ser acionado. Na robótica há muitos exemplos, cientistas criam robôs capazes de percorrer caminhos que um ser humano não conseguiria, com a finalidade de coletar informações. Esses robôs são programados para saber se locomover em trajetos difíceis, quando há alguma barreira eles conseguem identificar a melhor rota e desviar dos obstáculos.
Quais as aplicações da Inteligência Artificial?

Deste modo, há muitos exemplos de IA, não podemos esquecer de alguns modelos de máquinas fotográficas que foram programadas pra fazer o foco automático no rosto das pessoas e, em muitas delas, tirar a foto quando encontra um sorriso. Quem nunca usou um editor de textos e alguma frase ou palavra ficou sublinhada, pois bem, os corretores ortográficos dos processadores de texto de computador são produzidos com um sistema inteligente para detectar algum problema de sintaxe na frase e assim, oferecer uma possível correção. Os jogos eletrônicos também são bons exemplos do uso de IA, quem não ficou super entusiasmado quando surgiram os primeiros plays em que os jogadores precisavam apenas de movimentos do corpo para executar o jogo?

A medicina está repleta de máquinas com aplicação de IA, há instrumentos por exemplo, que além de detectarem o problema no paciente são capazes de determinar o melhor tratamento à ele. O entretenimento também foi um grande beneficiado com a IA, como destaque, os jogos de luta, em que muitas vezes, o jogador não consegue derrotar a maquina, pois ela é capaz de desenvolver estratégias a partir do movimento do usuário.


Abaixo alguns exemplos de aplicação de IA:
Jogos: O Deep Blue da IBM se tornou o primeiro programa de computador a derrotar o campeão mundial em uma partida de xadrez, ao vencer Garry Kasparov por um placar de 3,5 a 2,5 em um match de exibição. Kasparov disse que sentiu “uma nova espécie de inteligência” do outro lado do tabuleiro. O valor das ações da IBM teve um aumento de 18 bilhões de dólares. Ainda hoje há indícios que o jogo foi armado, pois a IBM negou-se a entregar os logs sobre o jogo, especialistas afirmam que na verdade o jogo foi uma farsa, pois não era a maquina que estava jogando e sim uma equipe de especialistas em xadrez.

Diagnóstico: Programas de diagnóstico medico baseados na analise probabilística foram capazes de executar tarefas no nível de um medico especialista em diversas áreas da medicina. Heckerman (1991) descreve um caso em que um importante especialista em patologia de gânglios linfáticos ridiculariza o diagnóstico de um programa em um caso especialmente difícil. Os criadores do programa sugeriram que ele pedisse ao computador uma explicação do diagnóstico. A máquina destacou os principais fatores que influenciaram sua decisão e explicou a interação sutil de vários sintomas nesse caso. Mais tarde, o especialista concordou com o programa.

Robótica: Muitos cirurgiões agora utilizam robôs assistentes em microcirurgias. O HipNav é um sistema que emprega técnicas de visão computacional para criar um modelo tridimensional da anatomia interna de um paciente, e depois utiliza controle robótico para orientar a inserção de uma prótese de substituição do quadril.

Reconhecimento de linguagem e resolução de problemas: O PROVERB é um programa computador que resolve quebra-cabeças de palavras cruzadas melhor que a maioria dos seres humanos, utilizando restrições sobre possíveis preenchimentos de palavras, um grande banco de dados de quebra-cabeças anteriores e uma variedade fonte de informações que incluem dicionários e bancos de dados on-line, como uma lista de filmes e dos atores que participam deles. Por exemplo, ele descobre que a pista “Nice Story” pode ser resolvido por “ETAGE”, porque seu banco de dados inclui o par pista/solução ”Story in France/ETAGE” e porque reconhece que os padrões “Nice X” e “X in France” com freqüência tem mesma solução. O programa não sabe que Nice é uma cidade da França, mas consegue resolver o quebra-cabeça.
  • Chinook foi declarado o campeão Homem-Máquina em Damas em 1994.
  • Deep Blue, um computador jogador de xadrez, derrotou Garry Kasparov em uma famosa disputa em 1997.
  • Lógica incerta, uma técnica para raciocinar dentro de incertezas, tem sido amplamento usada em sistemas de controles industriais.
  • Sistemas especialistas vêm sendo usados a uma certa escala industrial.
  • Sistemas tradutores, tais como SYSTRAN, têm sido largamente usados (no entanto, os resultados não são ainda comparáveis com tradutores humanos).
  • Redes Neurais vêm sendo usadas em uma larga variedade de tarefas, de sistemas de detecção de intrusos a jogos de computadores.
  • Sistemas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) podem traduzir letra escrita de forma arbitrária em texto.
  • Reconhecimento de escrita a mão é usada em milhões de Assistentes Pessoais Digitais.
  • Reconhecimento de voz está disponível comercialmente e é amplamente usado.
  • Sistemas de álgebra computacional, tais como Mathematica e Macsyma, são bons exemplos de aplicações de IA na solução de problemas algébricos.
  • Sistemas com Visão computacional são usados em muitas aplicações industriais.
  • Aplicações utilizando Vida Artificial são utilizados na indústria de entretenimento e no desenvolvimento da Computação Gráfica.
  • Sistemas baseados na idéia de agentes artificiais, denominados Sistemas Multiagentes, têm se tornado comuns para a resolução de problemas complexos.
  • Chatterbots (robôs de software para conversação), personagens virtuais que conversam em linguagem natural como se fossem humanos de verdade, são cada vez mais comuns na internet.

Inteligência Artificial na vida real

Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.
E o futuro, o que nos reserva em relação a tecnologia de IA?

Não é difícil imaginar, pela proporção dos acontecimentos tecnológicos, que a grande tendência é a aplicação de IA em grande escala. O que já existe atualment será aperfeiçoado, assim, carros serão mais seguros, jogos e filmes cada vez mais reais, sistemas de segurança melhorados, enfim, o caminho está nos levando a isto. Pois bem, em minha opinião, a única coisa impossível a ser realizada é fazer uma máquina pensar como um ser humano, até por que, se isto acontecer, pode ser que a própria invenção acabe se revoltando contra o criador. Será que vale a pena este risco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.