segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CARAVANA DO MINC EM MACAPÁ


            A Comissão de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura esteve em Macapá e reuniu com artistas e produtores culturais sobre assuntos ligados a financiamento a projetos culturais, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. Integraram a comitiva 42 técnicos e conselheiros federais de diversos segmentos culturais eleitos por seus pares. Vieram dizer que o Amapá não sabe fazer projetos, pois só um, apenas um, foi aprovado pela Lei Rouanet. Eles disseram ainda que dinheiro é o que não falta. Milhões de reais estão esperando por projetos grandiosos e ninguém tenta ao menos concorrer.
            O secretário de Incentivo disse que reuniu com empresários amapaenses pela manhã que lhe informaram que só a Companhia das Docas de Santana tinha 500 mil reais para usar em projetos aprovados pela lei de Incentivo à Cultura, mas que ninguém se habilitava. Depois ficou um clima meio constrangedor quando o presidente da Fundação Cultural do Município de Macapá, João Porfírio, “Popó”, convidado para compor a mesa, disse que sabia dessa informação, mas que ela estava errada, pois os empresários tinham 400 mil para projetos oriundos do estado de São Paulo e apenas 100 mil para o Amapá. Popó ainda posou para as câmeras abraçado com o secretário de Cultura do Estado, dizendo que o ideal era o estado e o Município trabalharem juntos.
Depois disso o secretário informou que o MinC está preparando uma política de cultura especial para a região Amazônica, que historicamente não tem seus projetos contemplados pela Lei. A reunião prosseguiu com oficinas para os segmentos culturais e seus representantes inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.