sexta-feira, 17 de junho de 2011

Congresso abordará desafios do jornalismo investigativo na Internet

image Jornalismo on-line e desafios para a reportagem investigativa na plataforma digital serão os temas centrais da 6ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).  O encontro, que tem o apoio da Abert, ocorre entre os dias 30 de junho e 2 de julho, em São Paulo e reunirá renomados especialistas  do jornalismo nacional e internacional.

Participarão do encontro o jornalista e editor do The New York Times, Aron Pilhofer, que fará um relato sobre o que há de mais recente em trabalho com bancos de dados na internet. Estarão também no congresso representantes do WikiLeaks;  e o autor de Biografismo e Biografias & Biógrafos, Sergio Vilas-Boas, que dará dicas sobre como fazer Jornalismo Literário.

Para o presidente da Abraji e jornalista da Folha de São Paulo, Fernando Rodrigues, o jornalismo investigativo no Brasil tem dado mostras de robustez, a partir do fim da ditadura militar. “O Brasil conheceu a si próprio muito por meio da imprensa, de grandes reportagens investigativas”, afirma. No entanto, segundo ele, o jornalismo investigativo exige investimento alto das empresas, por isso, nem todos os veículos de comunicação conseguem praticá-lo.

A programação conta com painéis sobre crime organizado, política, grandes eventos esportivos e fundamentos da reportagem e técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador). Realizado anualmente desde 2005 pela Abraji, o congresso reúne jornalistas, estudantes e professores de jornalismo interessados nas melhores práticas jornalísticas e técnicas de reportagem.

O interessado em participar do congresso deve escolher, pela internet, as palestras de sua preferência e montar a sua grade. As taxas para participação no encontro são diferentes para estudantes e profissionais. Inscrições no local serão aceitas, mas a preços maiores e sujeitas à disponibilidade de vagas. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.