segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O ASSALTO NO CÂMPUS MARCO ZERO

Conto de Fernando Canto

Um ar de tranquilidade pairava na Universidade no entardecer daquela quinta-feira, véspera de feriado. Eu precisava retirar mil reais do caixa eletrônico instalado no prédio da reitoria para poder viajar com a família ao terreno que temos em Ferreira Gomes.

Pensando nisso fiquei na fila aguardando a minha vez, enquanto colegas de trabalho, sorridentes, desejavam bom feriadão uns aos outros.

Ao chegar minha vez fui surpreendido com um objeto frio na nuca antes de colocar o cartão na máquina. Eu me voltei e um sujeito corpulento me empurrou e disse:

- Não me olha, filho da puta. Encosta ali no canto que a gente vai explodir essa porra.

Tive que me deitar no corredor onde a vigilante jazia com a garganta cortada, ainda em convulsão. Ouvi ruídos e em seguida uma explosão que rebentou toda a máquina. Quatro bandidos apanharam o dinheiro rapidamente e saíram correndo para um carro que os esperava. Atiraram na cabeça do vigilante instalado na guarita do portão de entrada e feriram dois estudantes que chegavam para o turno da noite com tiros a esmo. Fugiram na direção de Fazendinha pela Rodovia JK, perseguidos pelo carro de Operações Especiais da Polícia Militar que havia sido informada do roubo e das mortes.

Mais tarde, quando depunha na Delegacia de Roubos e Furtos, ainda surdo com o barulho da explosão, soube pela TV que na fuga desesperada eles foram atropelados por uma carreta da AMCEL carregada de eucalipto, lá em Santana. Os cinco bandidos morreram na hora. Viraram farelo dentro de uma lata.

Mesmo refeito do susto eu não quis mais ir para o terreno, no interior. Mas no domingo.... No domingo não resisti e fui ao bar do Abreu. Tomei todas e vibrei com a vitória do Flamengo sobre o Vasco, com gol do Ronaldinho e tudo o mais que os assaltantes não chegaram a assistir. Mas o barulho de cada foguete soltado lá fora me lembrava a porra do assalto e o campari no copo era igual ao sangue esvaído da vigilante estrebuchando ao meu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.