segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MINISTRO DO ESPORTE COLOCA SACI NA DISPUTA PARA SER MASCOTE DA COPA-2014

A mascote da Copa do Mundo no Brasil já tem um candidato forte. Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Saci é a figura ideal para representar o país no torneio.

O político planeja a participação da população na escolha, que tem a Fifa e o Comitê Organizador do Mundial de 2014 como principais responsáveis pelo tema. A decisão será tomada em meados do próximo ano.

O ministro comentou que onça e arara também têm chances nessa disputa. No entanto, em entrevista à rádio CBN, Rebelo deixou clara a sua preferência. Por outro lado, ele assegura que o governo não terá muita influência na escolha.

“O Saci, na mitologia brasileira, tem origem em São Paulo, com o grande escritor de Taubaté, Monteiro Lobato. Ele foi o criador do Saci para substituir, no imaginário das nossas crianças, aquelas figuras das fábulas europeias. Não havia na literatura infantil essa mitologia de origem nacional. Tenho grande simpatia pelo Saci e acho que ele é um contraponto importante a essa figura importada dos Estados Unidos que é o Halloween, o Dia das Bruxas”, opinou Rebelo.

A ideia do ministro é que a população seja consultada sobre o tema e participe da escolha. “Minha ideia é fazer uma consulta pública ampla, pela Internet, para que a população possa opinar. Outras sugestões, além do Saci, da arara e da onça, poderão surgir, e nós poderemos levar à Fifa, ao Comitê Organizador Local, como uma opinião da população brasileira”, completou.

Personagem do folclore brasileiro, o Saci usa gorro vermelho e cachimbo na boca. Com apenas uma perna, ele é famoso por aprontar com todo mundo. Suas travessuras favoritas são assustar os viajantes, esconder os objetos e dar nó na crina de cavalos. (Fonte: Uol Esportes)

Venda de bebidas alcoólicas só vale para Copa, diz relator na Câmara

O relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) sobre a Lei Geral da Copa sofreu uma alteração antes da apresentação nesta terça-feira (13) em uma comissão da Câmara, permitindo a venda de bebidas alcoólicas apenas durante o período do Mundial. Antes, o texto propunha a mudança do Estatuto do Torcedor e tornava permanente a autorização. A reunião foi suspensa pelo menos até a próxima quinta-feira (15).

Além da mudança para as bebidas alcoólicas, Cândido retirou os idosos do grupo que poderá comprar ingressos mais baratos, na faixa de R$ 50. Apenas estudantes, indígenas e beneficiários de programas de distribuição de renda poderão comprar os cerca de 300 mil ingressos por um preço menor que a média. A expectativa dos parlamentares é de que as alterações sejam definidas pela comissão na manhã de quinta-feira para o texto ser votado no plenário à tarde.

Cândido afirmou que as mudanças se deram “por questões de discussão democrática”, mesmo sendo ele o autor de uma lei em São Paulo para permitir a venda de bebidas em estádios. Se aprovado, o texto desagradará ao Corinthians, que esperava a autorização de bebidas para criar uma estrutura para estimular o consumo na sua futura casa.

A Fifa exige a permissão de venda de bebidas alcoólicas em estádios da Copa do Mundo, uma vez que tem marcas cervejeiras entre seus principais patrocinadores. Cândido propôs em seu texto a mudança do calendário escolar para 2014, permitindo que os alunos comecem o ano letivo mais cedo e ampliem as férias de julho – período durante o qual se realizará o Mundial. (Fonte: Uol Esporte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.