segunda-feira, 27 de julho de 2009

O SENTIDO DAS MÁSCARAS DE MAZAGÃO

Alinhar ao centroAs Caraças (foto) utilizadas pelos "Máscaras" na festa de São Tiago, em Mazagão Velho, são confeccionadas com papel de revistas e jornais, goma de tapioca e tintas diversas (inclusive de urucum e de esmalte de unhas), tipo papel marchê. Hoje são poucos os artesãos que ainda fabricam estes artefatos, em razão da facilidade de aquisição de máscaras industrializadas para o carnaval. Foto: Fernando Canto

Há alguns anos ministrei palestra para uma turma de Sociologia do Ceap sobre "Cultura e Poder", enfocando aspectos da Festa de São Tiago de Mazagão Velho, a convite do professor Luís Alberto Guedes. Nesse dia levei uma caraça utilizada pelos "máscaras" e pedi aos alunos que a experimentassem em seus rostos. As reações foram as mais diversas e a discussão bem participativa.


Entretanto, se por trás da máscara há um mundo de significados, pela frente pode representar a face divina, a face do sol. Ela exterioriza às vezes tendências demoníacas (Teatro de Bali, máscaras carnavalescas), manifesta o aspecto satânico. Ás vezes não esconde, mas revela tendências inferiores que é preciso por a correr, porque não se utiliza uma máscara impunemente. Ela é um objeto de cerimônias rituais, como por exemplo, as máscaras funerárias, que são arquétipos imutáveis nas quais a morte se reintegra. Na China ela se destina a fixar a alma errante. Também preenche a função de agente regulador da circulação das energias espirituais espalhadas pelo mundo e visa controlar e dominar o mundo invisível.


Na Festa de São Tiago ela é usada no "Baile de Máscaras" que ocorre no dia 24 de julho, e é um dos aspectos ritualísticos mais importantes, pois simboliza uma cena de regozijo à vitória que os mouros julgavam ter obtido sobre os cristãos. O baile ocorre após terem oferecido comida envenenada a eles, visando dar oportunidade aos que quisessem passar para seu lado. É um baile de homens onde todos estão fantasiados, mas às mulheres e crianças é proibida a participação. Eles dançam no sentido inverso ao do relógio até ao amanhecer.


Ao meio-dia um personagem mascarado chamado "Bobo Velho" passa três vezes no território cristão e é apedrejado pela assistência, pois se trata de um espião mouro tentando obter informações. Na cena do "Rapto das Criancinhas Cristãs", os "Máscaras", dezenas de atores populares, surgem fantasiados, assustando e arrebatando olhares de medo das crianças que os assistem.


A máscara parece ser uma transferência de energia que tem o sentido de mutação e que transcende o drama. Já o "Baile" é uma festa dentro da festa. É uma cena de um drama em que paradoxalmente ocorre a oportunidade de se desregrar (pela ingestão do álcool). Mas é quando se subverte a realidade constituída, pois a organização social do drama tem seus apelos e sanções: se há notícia de outra festa na vila, os "Máscaras" vão até lá e acabam com ela. Fazem respeitar as normas da tradição e tecem críticas à realidade através de um grande boneco mascarado chamado "Judas", que todo ano muda de nome, conforme o momento histórico e a decisão dos que o confeccionaram.


O "Baile de Máscaras" é uma forma de representação do potencial subversivo das festas, não só pela crítica, mas pelo dançar constante na direção inversa ao do ponteiro do relógio, tratando-se de um embate contínuo com o tempo, quando os brincantes giram e vão se espiralando, afastando o tempo linear e vivendo a dimensão da memória, num tempo mítico, onde os acontecimentos heróicos se repetem pelos rituais.


Culturalmente as máscaras de Mazagão Velho podem ser vistas como um aspecto místico da festa porque traduzem o tempo, a memória e o ritual que organiza a memória, a história e a sobrevivência da sociedade. Assim a cultura da festa se efetiva porque suas crenças, gestos e valores são oriundos de um processo de criação de homens e mulheres e que são partilhados por todos, por meio de juízos de valor e símbolos.


A utilização da máscara na Festa de São Tiago é de disfarce, de aparência e de jogo estratégico. E para entender melhor esse processo nada como pôr no rosto uma caraça, pois assim cada um assumirá também o papel que subverte e mete medo, e que também diverte, mas, sobretudo, que une e corporifica os valores culturais daquela sociedade.


Um comentário:

  1. ADORO ESSE MUNICIPIO, TODOS OS ANOS EU COMPAREÇO A FESTA DE SAO TIAGO, MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO ESTADO TER UMA FESTA DESSE PORTE,VISTO QUE TEM GENTE QUE DAR VALOR A FESTAS QUE NEM CONTAM E NEM REMONTAM A HISTORIA DO AMAPA, SENDO QUE E DE TRIVIAL IMPORTANCIA PARA AS CRIANÇAS E ADULTOS TAMBEM TRABALHAR A HISTORIAVDO AMAPA NAS ESCOLAS, ENFATIZAR A CULTURA AFRODESCENDENTES E O TURISMO E AINDA VALORAR O LUGAR ONDE SE VIVE ENFIM RESPEITANDO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA E CONHECER UM POUCO A DANÇA COMO, MARABAIXO, VOMINE,BATUQUE,SAIRE, E OUTRAS POIS MAZAGAO EH UM SELEIRO DE CULTURA, EDUCAÇAO E HOSPITALIDADE VÁ VISITAR MAZAGAO VELHO ''SAO TIAGO TE ESPERA NA PORTA DA CAPELA''RITA BARRETO, MAZAGAO VELHO AP AS 00;37FESTA DE SAO TIAGO 2012 235 ANOS DE FÉ E TRADIÇAO BJSSS BOA NOITE

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