quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UNIFAP INICIA CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA

imageUma rápida cerimônia ocorrida na manhã do dia 17 marcou o lançamento da pedra fundamental do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A obra tem previsão de término para junho de 2012 e está orçada em R$ 224.433,00. O prédio surgiu da necessidade de um espaço específico para estudos arqueológicos dentro da instituição a partir das descobertas de urnas funerárias na área da Unifap.

O representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Djalma Santiago, avaliou que o laboratório será um importante instrumento para o estímulo à pesquisa, estudo e preservação do patrimônio da cultura material amapaense. "Há tempos a Unifap desempenha um papel capital no cuidado e manutenção das peças descobertas", avaliou. Para Santiago, um lugar equipado para exames mais detalhados do material escavado significa melhores condições de trabalho para os pesquisadores.

O vice-reitor, Antônio Filocreão, ressaltou que as recentes descobertas na área da Unifap ratificam a criação de mecanismos para aperfeiçoar o trabalho de pesquisas sobre as civilizações que viveram na pré-história da Amazônia. "É necessário consolidar as teorias e compreender a ocupação humana nesse território", afirmou. O reitor José Carlos Tavares lembrou que brevemente haverá um curso de especialização na universidade voltado para o campo arqueológico. "A implantação deste curso, bem como a construção do laboratório, serão marcos delimitadores nos estudos em arqueologia no Amapá", avaliou.

José Tavares também externou a vontade da construção posterior de um espaço para expor e difundir, dentro e fora do Estado do Amapá, a origem da cultura material amapaense. Um museu nas dependências da Unifap pode vir a ser materializado para que o material descoberto e estudado seja apreciado pela população local, nacional e internacional.

A Unifap já possuí um centro para estudos arqueológicos desde 2004. O centro funciona no bloco de salas de aula do curso de história e é vinculado a este. Contudo, atividades de pesquisa são realizadas conjuntamente com outros cursos, de forma interdisciplinar. A construção do laboratório de arqueologia vai possibilitar aos profissionais e alunos que trabalham no Centro maior agilidade e precisão nas pesquisas a partir do ano que vem.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.