Foi lançado nesta quinta-feira (27) em São Paulo o livro “Elementos do Jornalismo Econômico, 2ª edição” do jornalista Sidnei Basile. A publicação revisada e ampliada pelo próprio autor pouco antes de seu falecimento, em abril deste ano, traz temas atuais como a polêmica Lei da Imprensa, o papel do jornalismo na cobertura de assuntos econômicos, a cacofonia criada pela internet, além de relatar o dia-a-dia nas redações e a relação entre economia e política. A data de lançamento foi especialmente escolhida por se tratar do dia do aniversário do autor.
Publicada pela Editora Campus/ Elsevier, a obra é validada por grande nomes do jornalismo econômico como Lillian Witte Fibe, Mirian Leitão e Eugenio Bucci e trata-se de um manual complete de jornalismo econômico que busca compreender porque o noticiário de economia e negócios de tornou tão fundamental em nosso cotidiano.
Sidnei Basile foi vice-presidente do Grupo Abril, diretor-superintendente das revistas Exame e Você S/A, também do Grupo Abril, e professor de Jornalismo Econômico na Faculdade de Jornalismo Casper Líbero. Advogado e cientista social formado pela Universidade de São Paulo, o jornalista iniciou sua carreira na imprensa em 1968 e trabalhou durante quatro anos na Folha de S.Paulo e 18 anos na Gazeta Mercantil. Basile também foi conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
O livro é dividido em 19 capítulos e aborda tópicos como “Por que ler notícias econômicas e de negócios?”; “A ética na cobertura de economia e negócios”; “Jornalismo para o mercado ou para cidadania?”; “A relação imprensa-empresas”; “As multis precisam aprender a se comportar”; “O valor da democracia representativa na história recente do Brasil”; entre outros. O autor também traz um relato sobre como as matérias de economia são produzidas e quais as principais ferramentas de apoio.
Em um dos capítulos, Basile conta como foi o episódio em que a Polícia Federal tentou, durante a Ditadura Militar, impedir a publicação de uma reportagem da Gazeta Mercantil, assinada por Miriam Leitão, sobre os pontos negativos do acordo nuclear Brasil-Alemanha. O jornal chegou a ser invadido, mas uma funcionária escondeu os originais no sutiã e garantiu a publicação apesar da ordem de censura.
O livro também é indicado para profissionais de Relações Públicas, Administração de Empresas, Publicidade, Marketing.
Elementos de Jornalismo Econômico 2ª edição, de Sidnei Basile
Editora Campus/ Elsevier
Categoria: Universitário
Formato: 16x23 cm
Páginas: 304
Foto: divulgação (Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert)
Publicada pela Editora Campus/ Elsevier, a obra é validada por grande nomes do jornalismo econômico como Lillian Witte Fibe, Mirian Leitão e Eugenio Bucci e trata-se de um manual complete de jornalismo econômico que busca compreender porque o noticiário de economia e negócios de tornou tão fundamental em nosso cotidiano.
Sidnei Basile foi vice-presidente do Grupo Abril, diretor-superintendente das revistas Exame e Você S/A, também do Grupo Abril, e professor de Jornalismo Econômico na Faculdade de Jornalismo Casper Líbero. Advogado e cientista social formado pela Universidade de São Paulo, o jornalista iniciou sua carreira na imprensa em 1968 e trabalhou durante quatro anos na Folha de S.Paulo e 18 anos na Gazeta Mercantil. Basile também foi conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
O livro é dividido em 19 capítulos e aborda tópicos como “Por que ler notícias econômicas e de negócios?”; “A ética na cobertura de economia e negócios”; “Jornalismo para o mercado ou para cidadania?”; “A relação imprensa-empresas”; “As multis precisam aprender a se comportar”; “O valor da democracia representativa na história recente do Brasil”; entre outros. O autor também traz um relato sobre como as matérias de economia são produzidas e quais as principais ferramentas de apoio.
Em um dos capítulos, Basile conta como foi o episódio em que a Polícia Federal tentou, durante a Ditadura Militar, impedir a publicação de uma reportagem da Gazeta Mercantil, assinada por Miriam Leitão, sobre os pontos negativos do acordo nuclear Brasil-Alemanha. O jornal chegou a ser invadido, mas uma funcionária escondeu os originais no sutiã e garantiu a publicação apesar da ordem de censura.
O livro também é indicado para profissionais de Relações Públicas, Administração de Empresas, Publicidade, Marketing.
Elementos de Jornalismo Econômico 2ª edição, de Sidnei Basile
Editora Campus/ Elsevier
Categoria: Universitário
Formato: 16x23 cm
Páginas: 304
Foto: divulgação (Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.