sábado, 1 de outubro de 2011

FRAGMENTOS: MÁRCIA DO CARMO COLORE O SARAU DOS INOCENTES

Através do olhar da fotógrafa Márcia do Carmo a Confraria Tucuju transforma a nova temporada do Sarau do Largo dos Inocentes em uma vitrine do Amapá com suas pessoas, gestos, tradições e costumes, trazidos das andanças na bagagem dessa profissional. Ela é a convidada especial para a reestréia do encontro que reúne tribos diversificadas atrás da Igreja São José onde vai expor a mostra “Fragmentos” contando com as imagens um pouco do que viu por aí.
Experiente em viagens pelo Norte, Márcia do Carmo consegue traduzir o encanto amazônico por seu profissionalismo e pelas raízes caboclas que tem e que a trouxeram de volta à Macapá. Nascida no Pará e criada no Amapá, ela passou por muitas cidades onde estudou e trabalhou, mas sua referência é aqui na Terra das Bacabas que conheceu por inteiro acompanhando seu pai, o desbravador Walter do Carmo, que abriu a estrada Macapá-Oiapoque.
Das viagens da infância, Márcia traz as lembranças na memória e da atualidade guarda nos registros que mostra hoje na Confraria. É uma mostra mínima da versatilidade de alguém que capta a vida de quem mora nos lugares onde passa, sejam aldeias, vilas ribeirinhas ou os campos do Laguinho pisados pelas negras dançarinas do tradicional marabaixo. Sua paixão pelo que é belo faz com que suas fotos saiam com um capricho a mais, resultado da química que mistura o talento com o gostar e o olhar.
A visão do que rende uma foto marcante e de impacto a levaram a trabalhar em jornais de referência nacional com fotojornalismo, foto publicitária, registrar eventos grandiosos, fazer especial para revistas e catálogos de empresas multinacionais e fazer ortofotografia, que são as imagens feitas de um avião  de grandes áreas, e uma série de experiências que fazem de Marcinha uma requisitada fotógrafa em muitos estados do Brasil.
Atendeu a um convite e hoje empresta seu talento ao Governo do Estado, onde faz o registro de ações governamentais e do dia-a-dia dessa máquina poderosa que administra o Amapá. Na exposição “Fragmentos”, Márcia do Carmo sai do oficial e entra na paisagem e no cotidiano amapaense. Neste Sarau ela deixa mais colorida a homenagem para a escritora e poeta Alcinéa  Cavalcante, num encontro embalado por músicos de gerações distintas, Os Milionários R-5, que ganhou o coração dos jovens de décadas passadas e a Mini-Box Lunar, que está encantando o Brasil.
A Partir das 19:00, no Largo dos Inocentes, atrás da Igreja São José, no Centro. (Fonte: Mariléia Maciel)

Um comentário:

  1. Olá Fernando! Você poderia me passar o meu e-mail para contato? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.