sexta-feira, 23 de julho de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

haroldo canto NOVO CENSO

Nos próximos dias o país vai parar para uma nova radiografia. O censo 2010 ganhará as ruas das 5.565 cidades espalhadas de norte a sul para, depois de uma década, mapear como as pessoas vivem, quanto ganham, o que fazem, se estudam e o que possuem.

Essas e outras informações recolhidas pelo IBGE devem confirmar mudanças de hábitos importantes, fruto da estabilidade econômica, do controle da inflação e da melhoria da distribuição de renda. Na foto, Haroldo Canto, Diretor do IBGE no Amapá)

NOVO CENSO 2

Serão 191. 972 profissionais contratados temporariamente e mais de 30 mil servidores envolvidos. A coleta terá início em 1º de agosto e os primeiros resultados deverão ser divulgados em dezembro.

As visitas vão se estender por 58 milhões de domicílios. E nessa operação o orçamento total previsto para seu gasto é de R$ 1,4 bilhão ( Fonte: Luciano Pires/Correio Brasiliense).

VALORIZANDO A CULINÁRIA REGIONAL

A FIEAP e o SESI estarão realizando mais uma etapa do programa Cozinha Brasil, que objetiva promover alimentação inteligente e melhoria da qualidade de vida da população.

O programa tem metodologia própria para atender trabalhadores e seus dependentes, comunidade e empresas do Amapá. A meta é introduzir novos hábitos na cultura alimentar do povo, focalizando a produção e a ingestão de uma alimentação de valor nutricional e baixo custo, valorizando a culinária regional. Os cursos são gratuitos para industriários e seus dependentes.

REPRESENTAÇÕES AMAZÔNICAS

yurgel Os professores Yurgel Caldas (foto) e José Maria da Silva, do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP, vão ministrar em conjunto uma nova disciplina naquele curso: Representações da Amazônia. Eles deverão falar sobre as categorias imaginário, discurso e poder, abordando aspectos literários e antropológicos da nossa região.

Yurgel Caldas (coordenador do MINTEG) trabalhou sua tese de doutorado sobre a Muhraida, de Henrique João Wilkens, que escreveu sobre a conversão dos índios mura, do rio Madeira, no final do século XVIII, e José Maria da Silva (ex-reitor da UEAP) publicou livro sobre a festa dos bois de Parintins, também do Amazonas, ainda em nível de mestrado.

ENGANOS NO MATAGAL

Um recenseador chegou ao interior e perguntou a um menino onde estava seu pai. O menino disse que ele estava cortando uma árvore lá no mato. Cansado e louco para acabar o trabalho o recenseador foi até o chefe da família, que de fato cortava uma árvore. Quando os dois se viram, o caboclo saiu em desembestada carreira e o recenseador atrás. Só mais tarde, bem longe e lanhados pela vegetação, é que foram se dar conta que o recenseador, de colete e embornal, aos olhos do caboclo não era fiscal do IBAMA, e que nem a árvore, para o recenseador, ia cair sobre a sua cabeça.

SARAU LITERÁRIO

O SESC promove no dia 06 de agosto no Bambuzal do Araxá mais um sarau literário. Lá os convidados e escritores recitam seus trabalhos poéticos e conversam com o público, para oportunizar um encontro legal entre eles.

Paralelamente há exposições de artes visuais, apresentações de músicas, performances teatrais e dança. Também há venda de bebidas e comidas típicas, o que faz do evento um agradável encontro de amigos interessados em arte e cultura, que trocam informações sobre seus projetos e produções.

SÃO TIAGO

festa de são tiago Será neste domingo, 25, o ponto culminante da festa de São Tiago de Mazagão Velho, que traz uma programação muito bonita, com suas procissões, círios, encenações e cavalhadas representativas das lutas entre mouros e cristãos.

A festa bicentenária lembra os conflitos entre portugueses e árabes na conquista lusitana da África Ocidental, a partir do século XVI. Após a expulsão dos portugueses na segunda metade do século XVIII, mais de 300 famílias que moravam em El Jadida, antiga Mazagão, no Marrocos, vieram desbravar a Amazônia. Destas, 113 se estabeleceram em Mazagão, hoje Mazagão Velho, por volta de 1770.

Se você puder ir lá, não perca essa grande encenação feita por atores populares da comunidade.

MARTON MAUÉS

marton1 O ator amapaense Marton Maués, professor de teatro da UFPA, encontra-se de férias em Macapá. Estivemos com ele no projeto Botequim na terça-feira passada, assistindo as apresentações dos artistas locais.

Atualmente Marton encontra-se fazendo o doutorado em Artes Cênicas pela UFPA, em Belém, onde goza de grande prestígio entre a classe artística e ainda tem uma ONG (grupo de teatro) que trabalha com palhaços.

ZUNIDOR

osmar_amadeu OSMAR JUNIOR e AMADEU CAVALCANTE vão apresentar o show “Sentinela Nortente” na Casa de Show Copacabana, recém-inaugurada ali onde era o Cofre do Tio Patinhas, no Centro, na próxima quarta-feira, dia 28.

Novos conselheiros de cultura tomaram posse esta semana. Vamos ver que conselhos vão dar para a melhoria do setor.

Continua saindo bem o livro “Adoradores do Sol”, deste colunista. Se você ainda não tem, adquira um exemplar na Banca do Dorimar, na Livraria Transamazônica e em outros pontos da cidade.

Acesse o blog Canto da Amazônia (www.fernando-canto.blogspot.com)

Entreouvido no Abreu: - Tu juras que eu vou pro Festival do Camarão do Afuá. Se tu que és funcionário público não tem dinheiro, imagina eu que não tenho um c... que periquito roa.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

2 comentários:

  1. blz, fernandão! bom te encontrar nos botequins da vida...
    td cidade tem seus encantos e cantos. macápá tem a sotte de ser cantada por vc, fernando canto.
    abç
    marton maués

    ResponderExcluir
  2. Marton, vc é sempre bem-vindo em sua cidade, volte sempre e conte comigo e Sônia. ABS. Fernando.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.