sexta-feira, 9 de julho de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 09/07/2010

COOPERAÇÃO EDUCACIONAL AMAPÁ/GUIANA FRANCESA

O professor Manuel de Lima, Inspetor do Ministério de educação da França, encarregado da política de língua, relações internacionais e da cooperação, visitou a Universidade Estadual do Amapá – UEAP, cumprindo agenda de trabalho na segunda-feira passada, objetivando ações de intercâmbio e parceria com a instituição.

Lima, que também é Conselheiro da Reitoria de Educação da Guiana Francesa, convidou a UEAP, através do reitor Adilson Torres, para participar da inauguração do Instituto das Américas (Institut des Amériques), na Guiana Francesa, na segunda quinzena de outubro. O Instituto já existe na França e tem aproximadamente 40 instituições associadas.

Ao atuar em sistema de cooperação nas áreas de línguas (oficiais das Américas) e ciências sociais, o Instituto desempenha papel aglutinador em matéria de pesquisa sobre as Américas. Através de uma rede transdisciplinar de ensino superior e de pesquisa em ciências humanas e sociais, propõe-se a favorecer o desenvolvimento de projetos entre investigadores e especialistas das instituições associadas (Fonte: ASCOM-UEAP).

PARA SOCIÓLOGOS & AFINS

A Sociedade Brasileira de Sociologia – ABS – realizará o seu 2º Encontro Regional entre os dias 13 e 15 de setembro de 2010, no Centro de Estudos Benedito Nunes, em Belém-PA.

O título do 2º Encontro é “Amazônia: mudanças sociais e perspectivas para o século XXI”, com chamada de trabalhos até a data limite de 11 de julho. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3201-8515/ 8514 ou no site www.sbsnorte2010.ufpa.br O evento tem o apoio na coorganização de diversas universidades da região, inclusive da UNIFAP. Vamos lá.

ENTREOUVIDOS DE BOTECO

Dizia o Emanuel “Paissandu” Cavalcante, lá no “Calçadão”: - Durou apenas seis meses o Governo do Pará no qual o governador Carlos Santos cantava, o prefeito Hélio Gueiros bebia e o povo dançava.

Dizia o “Guto da Maracajá”, lá no “Tio Duca”: - Neck, eu tô enterrado na mão da minha esposa. Devo pra caramba pra ela nesta Copa do Mundo. Se o Brasil perder eu tô ferrado.

Dizia o Heraldo, “O Elegante”, lá no “Ceará da Cuíca”: - Esse cara pensa que é elegante... Mas ele é do tempo daquele pessoal lá do Igarapé, que andava “todo jegue”. Tinha umas “patotas” só de gente que se vestia de calça “toureiro”, boca-de-sino” e “tocandeira”, meu patrão!

MANOEL SOBRAL

manoel sobral A Casa de Chorinho do Ceará da Cuíca promove hoje, a partir da 10h00, um show em homenagem ao cantor Manoel Sobral. É uma maneira justa e oportuna de chamar ao palco uma das maiores vozes do Estado, que se notabilizou nos anos 70 e 80 por ganhar prêmios de melhor intérprete em festivais de música aqui realizados. Sobral também integrou o grupo “Café com Leite”, um importante conjunto regional que animava os bares da cidade, como a Casa da Música Popular Brasileira, O Bar do Noé, o Balaio, a Casa de Seresta do Edson Maciel e o fundo do quintal do seu Izar Leão. O seu Izar e José Cunha são os autores de “Boa Noite Macapá”, música-título do único CD do Sobral.

No grupo se destacavam Zenaide (cantora) e Chico Cara de Cachorro( violão de sete cordas), Pelé e Fifita (percussão e vocal), Ricardo (percussão), Sobral e Tavares (voz e percussão), Noé (bandolim), Nonato Leal (violão), Jacy (cavaquinho) e, invariavelmente, Amilar Brenha, que vinha de Mazagão tocar seu bandolim com eles.

PESQUISADOR DA UNIFAP NO PLATÔ DAS GUIANAS

Aprovado no Edital 10/2010 – CAPES, para estágio Pós-Doutoral no Exterior, o professor Manoel Pinto, da UNIFAP, vai desenvolver estudos sobre migração e relações de trabalho no Platô das Guianas, juntamente com pesquisadores franceses do CNRS e IRD.

Serão 18 meses de pesquisa na Guiana Francesa e no Suriname. De acordo com Pinto essas pesquisas compartilhadas e a experiência internacional serão muito importantes para o programa de Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional, onde ele também atua como professor e orientador.

O professor Manoel Pinto iniciará seus estudos em dezembro deste ano e sua bolsa será paga pelo governo brasileiro. Da nossa parte desejamos-lhe boa sorte!

ZUNIDOR

 bi_bispo_manoel MANOEL Bispo e Bi Trindade estão em fase de conclusão do novo CD. O disco, ainda sem título, traz a assinatura do maestro Manoel Cordeiro nos arranjos.

Desde junho os tambores da banda marcial do tradicional Colégio Tiradentes ensaiam todas as tardes. Seus integrantes querem, como sempre, fazer excelente apresentação no desfile do dia 13 de setembro.

Sai ou não sai a Antologia de Contos e Crônicas organizada pelo Grupo Universo, com o apoio do Governo do Estado?

patriciabastos Patrícia Bastos foi indicada para importante prêmio nacional de música como intérprete. Boa sorte, Patrícia. Vamos todos votar e inserir essa caboca amapaense no cenário nacional. É so clicar neste link http://www.premiodemusica.com.br/votopopular/voto.php?sexo=F

felipe_manoel cordeiro Festival Quebra-Mar acontece este fim de semana na fortaleza de São José. Vamos lá ver o Felipe Cordeiro, grande músico paraense e filho do maestro Manoel Cordeiro.

Hoje tem cinco “manoeis” na coluna. Parece que estamos em Portugal, ô pá!

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.