sábado, 27 de agosto de 2011

PROFESSOR LANÇA LIVRO SOBRE BRASILEIROS NA GUIANA

manoel pinto[2] O professor Manoel Pinto vai lançar o livro abaixo somente em Caiena, onde reside atualmente. É o resultado de quatro anos de pesquisa na Guiana Francesa. Trata-se de uma edição limitada, pois o livro saiu caro e é dirigido para intelectuais interessados no tema e para “colecionadores ricos”, brinca o autor. “O Fetiche do Emprego” foi contemplado com o “Prêmio NAEA/2008 de tese de doutorado”. Restam apenas 50 exemplares e podem ser adquiridos em Macapá com Silvana, no telefone (96) 32241082, ao preço de R$ 80,00.

 

O FETICHE DO EMPREGO_MANOEL PINTO Nome: O FETICHE DO EMPREGO - UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO DE BRASILEIROS NA GUIANA FRANCESA (Iglu Editora, S. Paulo, 2011)

Crítica: Este livro mostra as relações de trabalho de brasileiros na Guiana Francesa, e a inserção desses imigrantes no mercado de trabalho local. Em linhas gerais, ele faz uma reflexão sobre como as imigrações internacionais, em tempos de globalização, colaboram para desenraizar, excluir e incluir marginalmente milhares de trabalhadores brasileiros, que atuam no mercado guianense. O aumento do desemprego em escala mundial, a exigência de qualificação, a dificuldade temporal da reinclusão, a inclusão marginal, as formas precárias de trabalho, os dilemas étnicos, o rebaixamento da média salarial nos espaços de imigrantes ilegais, a terceirização/subcontratação do trabalho e o aumento da feminização das migrações constituem os eixos analíticos importantes desta obra. Esse trabalho primeiramente recupera o debate sobre as migrações internacionais, o processo de globalização e as mudanças no mundo do trabalho. A pesquisa reconstruiu a história das primeiras migrações de trabalhadores brasileiros para a Guiana Francesa na metade da década de sessenta do século XX, além de apresentar e abrir uma discussão sobre a própria sociedade guianense. Numa perspectiva de síntese, este trabalho tenta dimensionar o que é imigrante ilegal na Guiana Francesa e qual a consequência desse fato nas relações de trabalho dos brasileiros neste Departamento Francês. Na tentativa de construir uma sociologia da clandestinidade, este livro investiu numa possibilidade real de reflexão sobre o nosso tempo-presente, pleno de contradições raciais, econômicas, políticas, culturais e sociais.

Síntese biográfica: Manoel de Jesus de Souza Pinto é bacharel em Ciências Sociais (1992) e possui especialização em História da Amazônia (2000). Fez mestrado em Sociologia na UFPA(2003) e doutorado em Ciências Sócio-Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2008) NAEA/UFPA. Seu estágio pós-doutoral está sendo realizado no Centre National de Recherche Scientifique (CNRS). É professor Adjunto II da Universidade Federal do Amapá, onde desenvolve atividades no curso de Ciências Sociais e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (MINTEG).

Um comentário:

  1. A obra será doada as bibliotecas da UEAP, Unifap, e quando estiver funcionando, à Biblioteca Estadual. Se algum aluno se interessar pelo livro e não tiver condições de comprá-lo, posso perfeitamente oferecer de forma gratuita, bastando pra isso conversar comigo.
    manoel-pinto@bol.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.