quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coluna Canto da Amazônia - ZUNIDOR

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós; deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". (Antoine De Sant-Exupery)

manoel sobral[3]Vai ser no dia 09 de setembro o show do cantor Manoel Sobral. Ocorrerá na Casa de Choro do Ceará da Cuíca, com a participação de convidados especiais, a partir das 22h00. Sobral vai apresentar seu rico repertório de sambista e boêmio que vem cantando nestes “50 anos de Música e Emoções”. Além de Maria Tavares, Francisco Lino, Jorginho do Cavaco, Póca, Manu, Célia Ayeres e Edson Ramos, deverá vir o antigo Grupo Café com Leite, que Sobral e Tavares integravam na década de 70, juntamente com Chico Cara de Cachorro, Zenaide, Carlinho do Afoxé e Jacy.

DCE, Sindufap e Sinstaufap iniciaram as atividades políticas deste semestre com amplo debate sobre o Plano Nacional da Educação – PNE, reivindicando 10% do PIB para a Educação, considerando que no começo deste ano a presidente Dilma fez o absurdo corte de verbas para a área no valor de 3,1 bilhões.

Um entreouvido na TV: “Saimos de casa como candidatos a vítimas e voltamos como sobreviventes” (Dantena, Programa Brasil Urgente, TV Band – SP)

Tadeu Canto fez aniversário no dia 13. Vai um “É Big!” da coluna para o meu irmão caçula, “ O mais criança” , no dizer da Enid Soares. No evento cantores/bebedores da terra se fizeram presentes em show marcante e muito alegre. Convidados exóticos fizeram o diabo.

A Assembleia Geral do Servidores da UNIFAP não ocorreu ontem por falta de quorum. A próxima está marcada para quinta-feira, dia 18, no auditório da reitoria. Na pauta o indicativo de greve. De acordo com informações dos sindicalistas, apenas a UNIFAP não está em greve entre as universidades da região Norte.

O PPA - Plano Plurianual – 2012-2015 do Governo do Estado do Amapá vai contemplar a área do Lago do Laguinho, no Poço do Mato para futura intervenção de reurbanização. Após passar pela aprovação do governador vai para a Assembleia Legislativa. Depois é esperar pra ver. A área é objeto de estudos urbanos desde 1977, quando o Plano Diretor H.J. Cole, contratado pelo então Governo Henning projetou uma enorme praça de lazer com uma série de aparatos bem fundamentados. Nunca foi realizado e os invasores tomaram conta do pedaço de terra ao redor do lago e sobre ele. É, hoje, uma zona carente no centro da cidade, cheia de doença e miséria. Já era tempo de erradicar essas mazelas. Tomara que não comecem as especulações desde agora.

De 26 a 29 de outubro/2011 ocorre em Belém, no Hangar Centro de Convenções, a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia com o tema “Formação e produção do conhecimento em Psicologia”. Informações e inscrições: www.sbponline.org.br .

Quero registrar o lançamento do livro “Mazagão Velho – Diásporas Negras, Performances e Oralidade no Baixo Amazonas”, de Geraldo Peçanha de Almeida, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, no dia 12 passado, onde também realizou a palestra “O que a história de Mazagão Velho pode ensinar sobre afrocultura a jovens e crianças?”. Teve o apoio da Secult/GEA e da Prefeitura de Mazagão.

Parabéns à diretoria da Confraria Tucuju que iniciou seu projeto cultural “Concertos de Verão”. O largo dos Inocentes, atrás da igreja velha de São José, volta à ativa, mas precisando de reparos devido a ação predadora de vândalos que não gostam da cidade. Cadê a Guarda Municipal?

Vai um Inderê para o engenheiro Zezinho Duarte, que vem fazendo documentários sobre as festas de Mazagão Velho - São Tiago e Divino Espírito Santo – para divulgá-las Brasil a fora. É mais um projeto da Confraria Tucuju.

Inderê! Volto zunindo na semana que vem.

Um comentário:

  1. Fernando Companheiro,
    Já havia dito que o poema sobre a índia San-Hã não é da minha autoria. Não sei tb quem é o autor, peço correção por favor.
    Desculpe a chatice mas isso é muito importante. Não sou o autor do bonito poeminha.
    daniel de andrade simões

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.