sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta”, de sexta-feira 07/11/09

“BOLA DE SERINGA”

O médico Leonai Garcia em breve lançará o seu esperado livro sobre o futebol amapaense. Uma lacuna que precisava ser preenchida, não necessariamente como “história oficial do futebol”, mas como uma reportagem ampla sobre o panorama do passado, que o médico-jornalista Leonai certamente abordará com competência.

Um dos mais importantes informantes do escritor é o craque Vadoca, que jogou em vários times macapaenses e é um ardoroso torcedor do Vasco.

COZINHA BRASIL

A FIEAP, através do SESI promove entre 03 e 07 deste mês o programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, na Escola Municipal São Pedro em Pedra Branca do Amapari. A ação faz parte do programa Esporte e Cidadania a ser realizada amanhã na sede do município para trabalhadores da indústria, familiares e comunidade.

Tem por objetivo transmitir hábitos alimentares saudáveis com receitas regionais nutritivas, com aproveitamento de talos, ramas e cascas, que normalmente são jogados fora.

SAGRADO AÇAÍ DO BILUCA

biluca Meu amigo Biluca, um dos fundadores da gloriosa Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, aos 93 anos aprecia religiosamente todo dia um bom açaí do grosso.

Possuidor de uma memória fabulosa ainda canta ladrões de Marabaixo e Batuque com muita competência. Por isso mesmo seus filhos quase todos são ligados à música. Macunaíma é o intérprete oficial da escola dos Boêmios, Nena é famoso percussionista e os outros integram conjuntos de samba e pagode da cidade. Biluca também é protagonista de muitas histórias engraçadas, inclusive daquela em que proibiu seu filho Biba de sair de casa, com medo que o satélite Skylab, descontrolado no espaço, caísse sobre a cabeça dele.

LÉVY-STRAUSS E SARAMINDA

levy Faleceu no domingo passado aos cem anos de idade, o antropólogo estruturalista Claude Lévy-Strauss, que morou e trabalhou no Brasil (USP), pesquisou índios no Xingu e publicou inúmeras obras, entre as quais “O Cru e o Cozido”. Belga de nascimento, o intelectual, que pertencia à Academia Francesa, influenciou o pensamento de quase a metade do século XX com suas ideias.

Lévy-Strauss escreveu uma apreciação crítica sobre “Saraminda” de José Sarney (4ª ed., Siciliano. S. Paulo, 2000). “Li Saraminda e quanto amei esse belo livro. Depois dos pescadores do Nordeste, José Sarney faz reviver os faiscadores de ouro de Caiena e do Amapá com a mesma sensibilidade aguda à realidade etnográfica permeada por um poderoso lirismo. Sarney reconstitui ao mesmo tempo um episódio esquecido, mas saborosamente pitoresco das relações da França com o Brasil”. Foto: Reuters

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A UNIFAP realizará o 5º Seminário de Iniciação Científica e a 4ª Mostra de TCC’s nos dias 18 e 19 de novembro, acontecimentos de grande relevância para a formação de futuros pesquisadores. Serão feitas 35 apresentações orais de trabalhos científicos e de painéis.

No dia 19 os melhores trabalhos serão premiados com Menções Honrosas para bolsistas e professores (as) orientadores (as). O evento vai ser realizado no prédio novo da pós-graduação e quem quiser se inscrever deve procurar o Departamento de Pesquisa até o dia 12 de novembro.

CABRALZINHO NO CARNAVAL

Os diretores do bloco Unidos do Cabralzinho estão animados. Promoveram, com roda de samba e tudo, o lançamento do enredo e do samba-enredo na sexta passada no Bar do Abreu.

Na ocasião o puxador Neck, que é o autor do samba, foi interrompido pela falta de energia justamente quando cantava. Só uma hora depois é que conseguiu terminar a música.

O enredo é uma homenagem ao seu Aziz Ghammachi, pai do Nabil, que faz impressos e serigrafia.

MESTRES DA CULTURA

Na programação da Semana da Consciência Negra, da Seafro, consta o Encontro dos Mestres da Cultura, a ser realizado no auditório multiuso da UNIFAP. Será um evento que tem por objetivo levar pessoas de inestimável conhecimento sobre seus fazeres na área da cultura, para que falem de suas experiências de vida aos estudantes universitários dos cursos de Ciências Humanas.

O objetivo é realizar um encontro das sabedorias desses mestres e valorizar seus trabalhos, divulgando-os futuramente em vídeo. Será no dia 18, pela manhã, durante a Semana de Consciência Negra e do Encontro dos Tambores.

ZUNIDOR

osmar_

Assisti ao copião do DVD “Piratuba, a cantoria no lago”, do projeto do mesmo nome do cantor e compositor Osmar Junior. Está sendo ultimado pela Amazon Filmes de Belém. Égua da coisa linda. Está de arrepiar.


valmir Segundo o Valmir, do bar Calçadão “o Laguinho era pra ser um condomínio fechado, com guarita e tudo”. Seu pai, o conhecido “Plancantã” (Valdevino Pantoja) foi fazer sua iluminação no cemitério às cinco da manhã no Dia de Finados. Assustou coveiros e vigias.

birinha


 

Birinha Picanço poderá ser o suplente de senador pelo Partido Socialista Brasileiro.


nivito

 

 

Nivito e banda fizeram grande sucesso em Igarapé-Açu, no Pará. E na Expofeira também.

 

Vi os shows do Osmar Jr., do Joãozinho e Val Milhomem, e do Humberto Moreira, entre outros, na Expofeira, mas perdi o da Juliele:(

Ex-prefeito João Henrique pretende trazer ídolo da MPB para Macapá. Vai passar programa ao vivo para todo o Brasil.

Das pedras do rio Pedreira o xamã Bonfim Salgado retira, no final da semana, as energias para as labutas na cidade.

A Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG – oferece vagas ao mestrado em Ciências farmacêuticas. Inscrições até 30.11.09. Site: www.unifal-mg.edu.br ./

Pessoal do bloco Kubalança já está se movimentando no Morro do Sapo com um enredo mirabolante.

Está chegando o “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

  1. Nossa que festa boa!
    A moça ao lado do Alipio e esposa, é a Dulcivânia, minha amiga e colega , jornalista da Embrapa Amapá.
    Me diz uma coisa tem certeza que é a Lucia na foto? Tá a cara da Laurinha , a irmã dela que mora no RJ.!

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.