sábado, 29 de agosto de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal "A Gazeta", 28/08/2009

Patrícia Bastos, no "Encontro" de Osmar Jr. e Aimoré Batista. (Foto: Sônia Canto)

CABOCLOS E CABOCAS

A gente se acostumou a usar as palavras indígenas metendo sempre um "r" no meio para corrompê-la na sua origem. E assim chamamos tracuá (para taraquá, espécie de formiga), traíra (taraíra, peixe de água doce). Os portugueses colocaram um "l" no meio da palavra caboclo, que ficou meio feinha, mesmo assim ela não perdeu o significado original.
O termo veio à tona por causa da gravação do CD "Eu sou Caboca", música de Celso Viáfora interpretada pela cantora Patrícia Bastos, a ser lançado no próximo dia 03 de setembro.


CABOCLOS E CABOCAS 2
Há muitas interpretações sobre a palavra: uns dizem que vem de caá, que significa mato em tupi, em aglutinação com boc, que quer dizer tirado do (buraco, cova, boque), outros que vem do tupi "kari'boka, significando "procedente do branco", mestiço de branco com índio. Antonio Geraldo Cunha informa que é bastante controvertida a etimologia dessa palavra. Ela sofreu variações desde a colonização do Brasil. Vem de curiboca (kari'uoka), por sua vez kari'yua, "homem branco" + oka "casa".
Segundo o autor citado, ao se admitir que proceda do étimo tupi ("kari'uoka), a cadeia evolutiva da palavra ocorre assim: cariboca, coriboca, coriboco, cobocoro, cabocoro, cabocolo e finalmente caboclo.

O autor informa ainda que "nos elos dessa cadeia evolutiva, as formas estão todas documentadas em textos portugueses, embora não obedeçam, rigorosamente, à cronologia". A forma atual, "caboclo", ocorre pela primeira vez em 1781 no poema épico "Caramuru" de Santa Rita Durão (I. lXXVII, 34) "Tal do Caboclo foi a fúria infanda/ E o fanatismo, que a mente o cega,/ Faz que tendo essa acção por veneranda, / Invoque o grão Tupã, que o raio emprega".

CABOCLOS E CABOCAS 3

Mas caboclo mesmo é mestiço de branco com índia; homem do sertão, de hábitos rudes e pele queimada pelo sol. É aquele que vem do mato e que tem a floresta como seu habitat. É aquele que a gente chama mesmo de "caboco".

E a caboca Patrícia conhece como poucos a selva dos cantares. Sucesso!

PRÊMIO FINEP

Até dia 10 de setembro estarão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio FINEP de Inovação, destinado a empresas e instituições de pesquisa, ONGs e inventores.

São 29 milhões de reais em financiamentos pré-aprovados pelo FINEP, divididos entre os vencedores das etapas regionais e nacional. E seis são as categorias que podem se inscrever: Micro/pequenas Empresas, Média Empresa, Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social e Inventor Inovador.



MANECA NA SEAFRO

Ao ser convidado pela terceira vez para assumir a Secretaria Especial dos Afrodescendentes, na terça-feira passada o professor Manoel Azevedo, Mestrando em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP, resolveu aceitar o pedido de Waldez Góes.
Profissional considerado, Maneca vai encampar a luta dos negros amapaenses construindo projetos de envergadura, após transformar a jitinha secretaria em um órgão capaz de implantar as determinações do Governo Federal. Nesse meio estão os problemas de ordem fundiária dos Quilombolas e a aplicação da Lei que torna obrigatório o ensino da História afro-brasileira nas escolas. No mais o segmento precisa de ações afirmativas, mais operantes e fortes. Boa sorte, Maneca.



ZUNIDOR

De 03 a 05 de setembro ocorre o famoso Festival de Música de Itacoatiara, no Amazonas. É a edição de nº 25, revelando talentos musicais da Amazônia./ Será transmitido pela Amazon Sat./ A colombiana Medellin, que usa o slogan "una ciudad en la que el mundo cree", vai realizar em outubro de 2010 a VII BIAU – Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo. O evento vem sendo preparado e divulgado com mais de um ano de antecedência. Quem quiser se habilitar deve acessar o site www.culturayturismomedellin.com./ Beto Oscar, Helder Brandão, Lula Jerônimo e Sergio Sales preparam show musical "Canto Caboclo" para meados de outubro no Bacabeiras./ O Instituto de Música Oscar Santos, que abrigou os músicos do Pará que aqui estiveram para participar do II Festival de Música Instrumental do Amapá, deverá recomeçar suas atividades ainda este ano./ Falta apenas alguns acertos legais para decolar. O trabalho será organizado pela diretoria do Instituto composta pelos netos do MO./ Como havíamos adiantado há três semanas o cantor/compositor Nivito se apresenta dia 03 no Projeto ¼ de Música do Margarida Schiwazzappa, em Belém. Sucesso, parceiro./ Finéas, da banda Amazon Music, simplesmente feliz com os resultados do Fesminap, após um monte de sufoco de última hora que quase inviabiliza o sonho./ Músicos do Pará como Nego Nelson e Daniel de La Touche esbanjaram talento e ainda deram uma palinha no Norte das Águas, juntos com músicos daqui./ Falaram que no Pará não tem esse tipo de festival. / Na onda estavam lá o Olympio Guarani, Fernando Bedran, João Henrique, Bruno e André Mont'Alverne e Júlia Canto, que já voltou para os States, onde estuda Design de Interiores em Denver, Colorado. / É hoje, a segunda eliminatória do Festival SESI Música 2009, no Malocão daquele órgão, que terá a participação do cantor Zé Miguel (Meu Endereço)./ Bela festa de aniversário do meu time São Jusa. Parabéns ao Heraldo Almeida pelos seus quaraquaquá no próximo dia 03./ Hoje também acontece o Seminário "O SESC na dinâmica cultural do País", às 18h00 no auditório do SEBRAE./ Vem aí o livro "Adoradores do Sol". / Inderê! Volto zunindo na Sexta.

2 comentários:

  1. Amigo Fernando, parabéns pelo blog, visito regularmente.
    Saúde, alegria é o que sinceramente desejo ao amigo.
    daniel de andrade
    www.saitica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daniel, muito me honrou seu comentário.O Brasil precisa de seu olhar. Memória não é só o passado: o resultado dela é a coragem de ver o mundo com olhos especiais, junto à versão do poeta.
    Muita paz. E saúde também.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.