sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal "A Gazeta" de 21/08/2009

O FUNDO, ENFIM
O Fundo Municipal de Cultura de autoria do vereador Marcelo Dias, foi sancionado agora em agosto pelo prefeito Roberto Góes. É uma lei há muito tempo esperada pelos produtores e dirigentes culturais do município, por se tratar de um instrumento político e técnico de incentivo à produção nessa área.
O valor aprovado para o Fundo é de 1% do Orçamento da PMM, o que significa aproximadamente três milhões de reais, além do orçamento da Coordenadoria.
Para a sua regulamentação será realizada uma conferência no início de setembro, onde os produtores culturais e o governo municipal apontarão os caminhos para a utilização dos recursos.


REPRESENTAÇÃO NO MINC
O Amapá está representando a região Norte no Edital de Curtas do Ministério da Cultura. O nosso representante é o diretor, roteirista e produtor Tomé Azevedo, que está julgando 274 projetos dos cerca de 800 selecionados para 2009.
É a primeira vez que Norte foi chamado para essa tarefa, resultado, aliás, de uma reivindicação da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, que por sua vez foi pressionada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá.
O resultado do edital sai em outubro, mas antes terá uma reunião presencial em Brasília que fará a seleção final de 40 projetos de todo o Brasil.


CD INSTRUMENTAL
Já foi gravada a matriz de todas as músicas que integrarão o CD de música instrumental de membros associados da AMCAP.
15 músicas dos mais diversos estilos estarão presentes nesse trabalho inédito e representativo do talento dos instrumentistas. Entre eles estão o trompetistas Siney, o bandolinista Lolito, o saxofonista Spíndola, o violonista Zé Maria Cruz e os guitarristas Fabinho, Israel e Clevérson Baía.
Agora é esperar para ver, pois não há muitos apreciadores da boa música instrumental por aqui. Mas o talento desses músicos precisa ser revelado e reconhecido pelo público.


MACUNAÍMA
O cantor Macunaíma, da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho vai gravar o belíssimo samba enredo "Índio Que Te Quero Lindo" de autoria de Vicente Cruz, Ademir do Cavaco e Quinho do Salgueiro. A entrada do Quinho no samba foi um pedido especial do nosso principal puxador que é fã incondicional do seu colega do Salgueiro.
Quinho deverá vir à Macapá para acompanhar os Boêmios no desfile da Ivaldo Veras e logo em seguida voltar para o Rio para defender a sua escola.


AMAZÔNICAS
Será no próximo dia 03 de setembro o esperado show musical do projeto Pixinguinha que culminará com o lançamento dos CDs "Eu sou Caboca" de Patrícia Bastos e "Amazônica Elegância" de Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes.
A expectativa não está apenas no teor das músicas inéditas dos discos, mas também no espetáculo em si que trará convidados especiais para enriquecê-lo. Virão o cantor e compositor paulista Celso Viáfora, já bastante conhecido por estas paragens, a cantora Leci Brandão, o cantor e diretor musical Nilson Chaves, Dante Ozzetti e o Grupo Voz.
Depois eles se apresentam na pousada Maramalde, no município de Ferreira Gomes, no dia 05.

LIVRE ACESSO AOS LIVROS
Desde abril a Biblioteca Central da UNIFAP está dando acesso à comunidade externa, disponibilizando seu acervo que antes eram dados apenas aos discentes, docentes e servidores.
Como era de se esperar aumentou consideravelmente o fluxo de usuários, embora aos de fora só sejam permitidas as consultas. Empréstimos domiciliares são apenas para a comunidade acadêmica.
Segundo a diretora Naucirene Coutinho a BC tem um acervo de aproximadamente 65 mil volumes, dos quais 45 mil são livros. O livre acesso aos livros é um dos critérios do Ministério da Educação para a avaliação dos cursos da Universidade.

ZUNIDOR
Dia 17 de setembro acontece o show "Sou Ana" da excelente cantora Ana Martel, no Teatro das Bacabeiras. Começa às 21h00./ Está em Santana para dar uma oficina de projetos sobre cultura popular a técnica do MinC Adriana Cabral. Será no dia 25 e estará aberto a todos que quiserem se candidatar a realizar projetos na área. O valor ofertado pelo MinC para todo o Brasil é de 1.900 mil reais./ Piratas Estilizados já começam os preparativos para o festival de samba enredo da escola que traz como tema: "No cantar afro-tucuju os Ramos de Alceu e Joaquina ecoam pela amazônica Pedreira e embalam os Estilizados no meio do mundo"./ Professora Eliana Paixão, assessora especial da reitoria da UNIFAP, apresentou trabalho em Foz do Iguaçu em Conferência Internacional de Desenvolvimento Urbano e Cidades de Fronteira. O trabalho foi sobre a cidade de Oiapoque e as interações urbanas que lá ocorrem, principalmente os impactos sociais, políticos e econômicos e a política repressiva aos clandestinos./ Vem aí o livro "Adoradores do Sol"./ Será no dia 28 a 2ª eliminatória do Festival da canção do SESI, com Zé Miguel se apresentando./ O Seminário "O SESC na dinâmica Cultural do País será realizado dia 28 no auditório do SEBRAE./ Acesse o blog Canto da Amazônia: http://www.fernando-canto.blogspot.com./ Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.