sexta-feira, 7 de agosto de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada sexta-feira (07/08/09) no Jornal "A GAZETA"

A partir desta sexta-feira estaremos oferecendo aos leitores de "A Gazeta" informações semanais sobre atividades culturais e artísticas da cidade e do Estado. É o resultado de um convite feito pelo nosso Superintendente Sillas Assis Júnior e pelo Editor de Política Carlos Lobato.

Há muitos eventos acontecendo em Macapá, que merecem ser prestigiados pelos nossos leitores. Do outro lado quem faz os eventos também merece ser valorizado. Ou criticado. Já é tempo de olhar mais de perto a produção dessa galera esforçada e pouco reconhecida.

CARTAZ

Quem está exultante com a Festa de Nossa Senhora de Nazaré é o padre Aldenor, da Paróquia Jesus de Nazaré. O cartaz de divulgação do evento traz a inscrição "Maria, Mãe da Justiça e da Paz", com o lema "É bonita demais a mão que conduz a bandeira da paz". O cartaz é ilustrado com pessoas dançando o Marabaixo, significando a paz presente em todas as culturas, "transbordante a todo o gênero humano", segundo o padre.

Depois daqueles tristes episódios envolvendo a Igreja e o Marabaixo, já não era sem tempo uma penitência dessas.

Aldenor, doutor em Comunicação Social pela Universidade de Roma, é também um diplomata de muito prestígio na sociedade. Foi ele que realizou o primeiro CD sobre a Virgem de Nazaré, gravado por artistas locais como o Grupo Pilão, Zé Miguel, Osmar Jr., Ronery, Naldo Maranhão e outros, sob a batuta do maestro Manoel Cordeiro, em 2002.

AIMOREZINHO & OSMAR JR.

É hoje o show de Aimorezinho e Osmar Jr. no Café Aimoré, na avenida Iracema Carvão Nunes, promoção da Solange Sussuarana.

Imperdível, porque não é sempre que se pode assistir o multiinstrumentista Aimoré tocar, ainda mais na companhia de Osmar, que agora realiza o sonho de estar no palco junto com ele e de mostrar ao privilegiado público um eclético repertório.

No roteiro também estarão presentes o violonista Nonato Leal, que por anos acompanhou Aimoré nas suas viagens melodiosas nos solos de piano, escaleta e acordeom, e o cantor Humberto Moreira.

HM diz sempre que em Macapá ninguém faz esse tipo de MPB da gema, mas que há um público fiel quando isso ocorre. Daí a avidez do público em prestigiar. Cita o exemplo da apresentação de "Os Cometas" que enchem a festa quando tocam, porque não há eventos para o público na faixa etária dos 45 anos em diante. Tem razão o HM.

BLOGOSFERA

Tanto blog bacana surgindo. Novas linguagens. Novas mídias, links... E o mundo em comunicação, numa convergência cultural que reflete a "mudança de lógica pela qual a cultura opera com ênfase no fluxo de conteúdos pelos canais midiáticos". Isso quem diz é Henry Jenkins, no seu livro Cultura da Convergência, Aleph, S. Paulo, 2008.

Ele diz ainda que o bloguismo vem de "blogging", em inglês, abreviação de "web logging" (registro de informações na web). O termo se referia inicialmente a uma plataforma tecnológica que permitia a atualização fácil e rápida de conteúdo na web. Cada vez mais passou a se referir a uma forma de publicação de origem alternativa, em resposta a informações que circulam em outros blogs ou nas mídias comerciais.

HISTÓRIA DIGITALIZADA

Técnicos da Confraria Tucuju estão fazendo o levantamento dos locais de guarda da documentação histórica de interesse do Amapá de antes de 1943. Estiveram em Belém em diversas instituições como o Arquivo Histórico do Pará, Comissão Demarcadora de Limites, Biblioteca do Centur/Centro de Memória da Amazônia, Biblioteca e Arquivo do Museu Emílio Goeldi e na Universidade Federal do Pará, onde foram bem recebidos. A ideia é trazer para o Estado toda essa documentação em forma digital.




ZUNIDOR
O Nobel José Saramago disse em entrevista ao "Globo" sobre o Twitter, postado por Ray Cunha no site CPLP – Conexão Brasília: "De degrau em degrau vamos descer até o grunido"./ Vem aí o livro "Adoradores do Sol"./ Nivito Guedes se apresenta no dia 02 de setembro no projeto "1/4 de Música", em Belém, no teatro Margarida Schiwazappa./ Enfim o prédio da Rádio Universitária FM, da UNIFAP, foi entregue. Agora só falta instalar os equipamentos e botar para frente uma programação legal./ Será lançado no dia 03 de setembro o novo livro do arquiteto e professor José Alberto Tostes. O título é: "Planos Diretores do Estado do Amapá: a experiência de Laranjal do Jari"./ Ocorreu no dia 04, no Museu Sacaca, o seminário Turismo e Patrimônio – Os Sítios Arqueológicos do Amapá, com pouca gente interessada participando. Segundo Hermano Araújo o IPHAN, através do NAEA/UFPA, quer viabilizar o turismo no sítio megalítico de Calçoene e na gruta Careta de do rio Maracá, uma atitude positiva, pois o uso leva à preservação e ao beneficiamento do entorno dessas áreas. Com essa visibilidade as comunidades só têm a ganhar./Acontece de 02 a 05 de 09 o "IV Simpósio Integrado de Engenharia Ambiental do Espírito Santo". O tema é: As cidades brasileiras e seus problemas ambientais: oportunidades e desafios. Informações em sea2009@aev.edu.br – Faculdades integradas São Pedro./ Inaugura dia 21.08. a sala "Folclore e Cultura Popular" da Biblioteca Pública Eucy Lacerda. Levará o nome da conhecida animadora das festas de Mazagão e Igarapé do Lago Josefa Pereira Lau./ Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.