quinta-feira, 10 de maio de 2012

ROMANCISTA AMAPAENSE NOS EUA


            Petronila Tavares, filha do professor Walmor Tavares, nascida às margens do rio Flexal, escreveu um romance no qual no início de cada secção escolheu “um verso do meu coração”, no dizer dela. Antes disso escreveu sua tese de doutorado sobre a língua indígena dos Wayana, falada no Tumucumaque. Atualmente Petronila mora em Denton, TX, EUA e enviou o romance para uma avaliação de uma editora de lá. A história é inspirada em quatro gerações de sua família. Ficção completa, mas tudo baseado na sua experiência de vida. Segundo a autora o romance levou cerca de cinco anos para ser completado, pois somente escrevia quando estava inspirada: “Nesses momentos era algo sem controle. Eu sentia uma necessidade imensa de colocar a ideia no papel. Muitos dos capítulos começavam em um guardanapo de um café, na mão. Eu escrevia onde dava. Mas também teve vezes de eu passar meses sem escrever qualquer coisa. Por isso levou tanto tempo. Escrever, para mim, pelo menos é assim. Eu acho que ficaria muito angustiada e a criatividade seria bloqueada se eu tivesse que escrever com cobrança. Acho que por ter tanta saudade da minha terra que eu resolvi escrever esse romance. Nele eu me via onde eu queria estar: na floresta, nos lagos, rios, igarapés.”

       Parte da família de Petronila (Nila) Tavares mora em Macapá. Parabéns à romancista. Espero poder ler o livro em breve.

2 comentários:

  1. Conheci Petronila numa aldeia indígena, pessoa encantadora. Foi lá que começou escrever sobre a lingua Wayana. Bons tempos. Parabén

    ResponderExcluir
  2. A Petronila e minha amiga de infância morava na rua da minha casa Goitacazes no Buritizal, ano que vem ela estará aqui no Amapá. O link abaixo você poderá ler o livro. obrigado abraços!

    http://www.amazon.com/Efem%C3%A9ridas-Portuguese-Edition-ebook/dp/B008XOG98W/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1345054394&sr=8-1&keywords=efemeridas

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.