quinta-feira, 24 de maio de 2012

A CHEGADA DO BANANA NO CÉU

Publico esta crônica do meu amigo João Nobre Lamarão para não esquecer o quanto ele também fez parte de nossa história. Sua simplicidade, bom-humor (às vezes mau-humor, mas sem ser grosseiro) e profundo amor por esta terra o levou a pesquisar e publicar um glossário Tucuju (“Desde o tempo do Ronca”, segundo ele), no qual traduz as expressões linguísticas, anexando a cada uma, uma saborosa história. Essa crônica sobre o Banana é antológica. Foi publicada pela primeira vez no jornal “Diário do Amapá” na data mencionada.

A CHEGADA DO BANANA NO CÉU
Crônica de João Lamarão

Um mês já havia se passado daquela noite fatídica, tempo mais do que suficiente para que os tramites burocráticos do Purgatório se processassem normalmente, contando é claro, com o jeitinho brasileiro, instrumento fundamental para que qualquer processo corra rapidamente em qualquer lugar e o Banana foi autorizado a ingressar no átrio que dá acesso a porta do Céu.  O ambiente normalmente tranquilo, nesta hora estava altamente congestionado. Filas intermináveis. Parecia mais com o pronto-socorro durante os finais de semana do que a antessala do Paraiso.
Como era de se esperar, a situação mexeu com os brios do Banana que esbravejou aos quatro cantos que aquilo era uma esculhambação geral e que até ali, não havia respeito com as almas que aguardam a redenção eterna, por isso, iria se queixar diretamente a Ele. Deus, seu amigo íntimo, que já o salvara de poucas e boas, de forma que a BACOL não deixaria aquilo barato.
Em um cantinho apertado, tipo 3x4, pois o preço do aluguel no Céu está pela hora da morte e onde foram implantadas as modernas instalações do Xodó Celestial, várias almas disputavam uma vaga no exíguo espaço a fim de conseguirem tomar uma cerveja geladinha enquanto aguardavam a vez de serem chamados pelo assessor especial de São Pedro, um negro alto e forte, ar de bonachão, que pela sua estatura sobressaia a turba, impondo respeito ao ambiente. Era nada mais, nada menos que o Pururuca.                                                                                                                               
Numa área reservada àqueles do regime semiaberto que podem sair e entrar no Céu a qualquer hora, ao redor de uma mesa estrategicamente colocada, Paulão, Waldir Carrera, Marlindo Serrano e Bode, jogavam conversa fora. Faziam conjecturas de como estava a vida pelas bandas daqui de baixo, se haveria ou não carnaval, se a micareta na orla seria liberada, entre outras coisas.
Pela parte interna do balcão de mármore branco italiano, entre santinhos, velas e terços postos a venda, o Albino muito p... da vida meio a confusão peculiar, reconheceu nosso amigo ao longe, perdido meio a multidão e esbravejou:
- P.Q.P., taí o motivo da minha cuíra. Acabou o nosso sossego. Vejam quem acaba de chegar pra me aporrinhar.
Todos se viraram rapidamente na direção indicada. A alegria foi geral e imediatamente uma festa foi armada para receber o novo hóspede, gerando grande confusão, todos ávidos por notícias da terra, uma vez que por aquelas bandas não tem televisão e nem pega celular. Sabedores de que o Banana era onipresente, conseguia a proeza estar em vários lugares praticamente ao mesmo tempo, teria portanto, muita informação a dar.
Passada a euforia inicial, as coisas foram acalmando, mas ao largo, um grupo de almas francesas xingava até em patuá, a falta de organização do ambiente, exigindo providencias urgentes. Ao fundo, uma voz em fluente francês tentava acalmar o agitado grupo dizendo:
Monsiers et mademoiselles, calma, calma... Aqui as coisas são assim mesmo. Não se preocupem que vou ajeitar tudo pra vocês. Se há necessidade de dar um jeitinho, daremos; para isso, sou a alma certa, conheço todo mundo aqui no pedaço; tenho até autorização do Todo Poderoso para trabalhar como lobista e, mais rápido do que o pensam, vocês estarão rezando um terço com Senhor. Mas antes, preciso de um adiantamentozinho pra molhar a mão do porteiro.
Ouvindo isso e intrigado com a presença de tantos franceses, o Banana virou-se rapidamente e deu de cara com nada mais nada menos que o Franky de Lámour que tentava resolver a questão:
- Franky, que bagunça é essa, cara? Aqui não é o Céu, onde tudo é mil maravilhas?
- Não, Banana! Aqui não é o Céu, aqui é Caiena.
- Valha-me Deus! Dancei.

Esta é uma singela homenagem àqueles que fazem parte da história macapaense e que partiram deixando saudades.
João Lamarão (22/12/06)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.