quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Histórias do Bar do Abreu são contadas em livro

Cenas do Bar do Abreu

 

03102008463 04032008089
12042008342 13042008349
29022008077 novas_ 117
P1280083 P1280084
P4040015 P4170022

O bar mais conhecido e bem freqüentado do Amapá recebe uma homenagem em forma de livro de autoria do jornalista Renivaldo Costa, freguês que usou suas habilidades para contar alguns dos muitos casos que acontecem nas mesas e no famoso balcão. É o Bar do Abreu, que ao completar 28 anos não perdeu a essência e continua a reunir pessoas que transformam-se em personagens das histórias que saem do interior do bar e são contadas em outros balcões, nas ruas, jornais e outras publicações, viraram lendas e agora são narradas pelo jornalista no livro “Papo de Boteco-Crônicas e Contos Escritos no Bar do Abreu”.

O bar

Cenário de matérias jornalísticas; pauta constante quando se fala em tradição, festa e jogos; lugar democrático onde se discute política, religião ou futebol sem medo de retaliações; palco de apresentações culturais, lançamento de livros e discos; balcão de encontro; parada obrigatória pra quem quer encontrar parceiro para um bom papo, o Bar do Abreu está na história do Amapá. Conhecido pela característica de ser nômade, já teve vários endereços, mas sempre sob o gerenciamento dos mesmos proprietários. José Ronaldo, Eliete, Marquinho e Bruno continuam com a tradição deixada pelo patriarca Orlando de comandar o bar que só não abre segunda-feira mas nos outros seis dias recebe uma freguesia que diversifica entre funcionários públicos, empresários, escritores, esportistas, médicos, políticos, artistas, estudantes e outros tantos anônimos e famosos.

A obra

Com fotos dos personagens, a obra é uma coletânea de textos publicados na imprensa amapaense que contam histórias e estórias de “abreulistas”, desde os que já se foram, como os jornalistas Hélio Penafort, Alcyr Guimarães e Jorge Ernani, o escritor Carlos Cordeiro, o poeta Isnard Lima; e de quem ainda freqüenta o bar, bebedores ou não, como Bira, Fernando Canto, Emanoel Reis, Paulinho, os proprietários e até o autor. Em 104 páginas, Renivaldo conta os “causos” divididos em 42 textos que deixam o leitor com impressão de que estão realmente no balcão do bar, escutando os ruídos típicos de copos e garrafas, ao som de música variada, convivendo com os personagens em diferentes níveis de embriaguês ou sobriedade, e participando das histórias reais porém com os exageros próprios dos que freqüentam balcões de bar.

O autor

renivaldo O amapaense Renivaldo Costa é sociólogo, professor, jornalista profissional com 16 anos de imprensa, passou por diversos jornais, emissoras de televisão e rádio, fez assessoria de comunicação para instituições e órgãos públicos, como compositor já recebeu premiações, e produtor, ousou ao conduzir peça teatral. Atualmente é articulista de jornal diário e apresentador de programa de rádio.

Papo de Boteco será lançado nesta sexta-feira, 13 de agosto, no Bar do Abreu, a partir das 20h. O evento será aberto e Renivaldo estará autografando o livro saboreando petiscos do coquetel ao som de músicas regionais com os presentes. O bar fica na av: Fab, na Galeria Comercial, no Centro. O livro já está a venda no Bar do Abreu, bancas do Dorimar e Ceará e Confraria Tucuju ao preço de R$ 10,00.

Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

Mais informações: 8116-6687

Um comentário:

  1. Fernando, não deixa de guardar um pra mim, em dezembro devo passar o natal com a familia e vou cobrar. Abraço...Calixto.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.