sexta-feira, 27 de agosto de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de 27.08.10

FILOSOFIA DA AMAZÔNIA

Foi lançado em Belém o livro “Educação na Amazônia”, uma coletânea de textos de um grupo de educadores e pesquisadores dos estados do Amapá e do Pará, resultado de anos de pesquisas em cursos de mestrado e doutorado.. Os artigos tratam sobre sete temas relacionados à construção e aos fundamentos de uma filosofia da educação, desenvolvida a partir da vida e de elementos típicos da região amazônica. O trabalho foi organizado pelo professor de filosofia Gerson Nei Lemos Schulz, mestre em Ciências da Educação. Gaúcho que trabalha em Macapá. O professor percebeu ser muito rara a literatura sobre educação na região Norte. O objetivo é que o livro seja usado do ensino básico ao superior. O livro também é uma contribuição das tribos indígenas do Amapá e Norte do Brasil para a Educação e a qualidade de vida. (Fonte www.oliberal.com.br/index.htm )

PARADA DO ORGULHO

Domingo, a partir da concentração às 15h00 no complexo do Araxá sairá a 10ª Parada do Orgulho LGBT do Meio do Mundo, que traz como tema “10 anos de luta pela cidadania e direitos humanos LGBT.

A chegada será na praça ao lado da Fortaleza de São José de Macapá onde haverá um grande show de enceramento com a banda Fuzaca. Para sua realização o evento conta com a colaboração de um montão de parceiros.

FESTIVAL DE MÚSICA

Amanhã será realizada a etapa final do Festival SESI de Música em Pedra Branca do Amapari, tendo como atração musical a banda Rogério & Cia. A terceira etapa será feitas em Santana no início do próximo mês.

Os primeiros classificados nas categorias interpretação e composição inéditos vão ser premiados e depois participarão da etapa final do Festival, que acontecerá no início de novembro em Minas Gerais.

MOVIMENTO VENTO NORTE

heraldoalmeida Hoje o Movimento Vento Norte faz aniversário. Surgiu em agosto de 2006, após uma série de reflexões e conversas sobre a situação dos jovens da zona norte da cidade, encabeçado pelo advogado Vicente Cruz. Segundo o Cláudio Rogério, um dos coordenadores do grupo, “ele é o principal responsável pelo sucesso do nosso carnaval, do nosso futebol, da quadra junina e da inclusão da juventude da zona Norte na cultura amapaense”.

Cresceu tanto que tem até programa de rádio, embora o apresentador, radialista Heraldo Almeida, ande meio aporrinhado com o horário da propaganda política que lhe tira um bom tempo do ar. Vamos fazer alguma coisa, porque tem dedo de político aí. Tem sim senhor!

SANJUSA

vicente cruz Meu querido clube São José fez ontem 64 anos de existência. Encravado no coração do Laguinho, é o atual campeão amapaense de futebol profissional.

Foi campeão nos anos de 1995, 2005, 2006 e 2009. Antes de ser profissional emocionou diversas vezes a torcida tricolor ao conquistar inúmeros torneios e representar muito bem o nosso futebol em outros estados. Revelou craques inesquecíveis como Alceu, Zé Roberto, Orlando Currú, Orlando Torres, Bira “Diabo Louro”, Odilon, Delmir, Pretote, e outros tantos de diversas gerações.

Parabéns ao presidente Vicente Cruz e toda a diretoria do “mais querido do Laguinho”, que vem pra valer no campeonato amapaense deste ano.

ZÉ EDSON

zé edson Está em Macapá o premiado poeta e escritor José Edson dos Santos, que reside há muitos anos em Brasília, onde também atua como educador, no governo distrital.

Autor de “Xarda Misturada”, junto com Ray Cunha (primeiro trabalho publicado por ele, em Macapá, no início dos anos 70), e de antológicos poemas como “Rapunzel”, Zé Edson participa também de inúmeras antologias de poesias e de contos no Distrito Federal. É irmão do meu parceiro e amigo Joel Elias, carinhosamente conhecido nos meios jornalísticos como “Cavalinho Saltitante”.

LIGA DOS BLOCOS

agostinho Agostinho Henriques é o novo presidente da Liga dos Blocos do Amapá – Liba. Dublê de esportista - ainda é cartola da Federação Amapaense de Basquetebol – o professor Agostinho vai encontrar um bom pepino pela frente, diz-que.

O antigo reinado do Pereirinha mudou de bloco (opss!) digo de trono, pois o novo rei vem do Pererê, que só tem uma perna, mas não chega atrasado. Aliás, pula muito no carnaval. Daqui da coluna vão os parabéns ao novo presidente, que certamente organizará um belo carnaval para o povão daqui do meio do mundo. Ao fundo, na foto, Guara Lacerda.

ZUNIDOR

Dia quatro de setembro vai ser a festa de quinze anos de minha sobrinha Marina, que vem do Paraná para Macapá só para festejar com os parentes e amigos.

juliacanto Júlia Canto também está chegando.

jaradias Célio Dias, antigo Jara Dias, anda muito feliz com o seu Correio do Amapá, que estreou dia 24.

A jornalista Ellen Moura precisa divulgar mais o seu vídeo (TCC) sobre o Curiaú, denominado por ela de “O Quilombo das Contradições – quando não há documentos a história se baseia em boatos”. As imagens são do jornalista de A Gazeta Carlos Lima. Trata de pesquisa sobre a origem da localidade. Muito legal.

Kwak é farinha em palikur, mas os guianenses chamam de “le cuac” e os negros do Laginho de “cuaca” mesmo.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

  1. Das antigas essa postagem vi meu cunhado José Edson pelo google resolvi dá uma espiada...Gostei também desse cavalinho saltitante rsrs

    Bjs e saudade da sua comadre Shyley Saissem

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.