sexta-feira, 6 de agosto de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 06.08.10

DOCUMENTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Estão abertas as inscrições para a mostra competitiva do “Amazônia Doc. 2010 – Festival Pan-amazônico de Cinema”, que será realizado entre os dias 03 e 07 de setembro, em Belém-PA. A mostra se propõe mapear, exibir e divulgar trabalhos audiovisuais e em variados formatos e durações, realizados nos últimos três anos (2008-2010). Este ano serão aceitos documentários e ficções de longa, média e curta-metragem em cinema e/ou vídeo com o tema livre. Inscrições até 30 de setembro no site www.amazoniadoc.com .

JORNALISTAS

Com o tema “O jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão” acontece em Porto Alegre de 18 a 22 de agosto o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas.

De acordo com Sérgio Murillo de Andrade, presidente da FENARJ, vai ser “o maior e mais importante evento dos jornalistas brasileiros. É o maior porque vai reunir delegações de todos os estados e do exterior. E o mais importante porque precisamos nos organizar para enfrentar grandes desafios como o resgate e a exigência do diploma, a implementação das decisões do ConfeCom, as perspectivas do jornalismo e o futuro da nossa profissão” (informações: www.jornalistas-rs.org.br).

FESTIVAL DE OBSTÁCULOS

Depois de muita batalha parece que os órgãos de cultura local ajudaram com passagens o compositor William Cardoso, que é aluno da UNIFAP, para que participe de festivais de música fora do estado.

William classificou a música “Choro de Mulher” no Festival Nacional de Música (antigo Festival da Record), que ocorrerá em Três Pontas-MG, Festival de Alta Mogiana em Ribeirão Preto-SP e o de Baueri-SP. Esses festivais são muito conhecidos em todo o Brasil.

Único representante do Amapá, o compositor até na semana passada tentava viabilizar sua ida aos festivais com a intérprete Celine Guedes, mas só encontrava obstáculos. Tomara que sua ida seja coroada de êxito.

PARADA GAY

O GHATA vai realizar a programação do “Mês da Diversidade”, que antecede a “Parada LGBT do Meio do Mundo 2010”, trazendo como tema “10 Anos de Luta Pela Cidadania e Direitos Humanos LGBT”.

O grupo convida a sociedade para participar de diversos eventos como a “Feijoadíssima” a partir de meio-dia de domingo, 08.08. No dia 11 haverá o cine cultura LGBT com a apresentação do filme “Histórias de Todos Nós” e dia 14 será a “Ação Diagnóstica precoce de AIDS”. O “Gaygames” vai acontecer no campo do Poeirão, no domingo, 15. A “10ª Parada Orgulho LGBT do Meio do Mundo” acontecerá no dia 29, com passeata saindo do Araxá ao Parque do Forte, e certamente com candidatos a cargos políticos liberais presentes. (informações: neri.paula@gmail.com ).

LANÇAMENTO DE LIVROS

jadson porto Está confirmado para hoje às 10h00, no bloco K da UNIFAP, o lançamento dos livros “Amazônia e Defesa: Dos Fortes às Novas Conflitualidades”, organizado pelo professor Dubens Nascimento da UFPA/NAEA, com a colaboração do professor Jadson Porto, da UNIFAP; “Políticas Públicas, Desenvolvimento. Unidades de Conservação e Outras Questões Sócio-ambientais no Amapá” que tem como organizadora a professora Lígia Simonian (UFPA/NAEA), com a colaboração dos professores Jadson Porto, Rosemary Andrade, Maria Lúcia Andrade e Marcelo Moreira (UNIFAP); “Migração Internacional na Pan-Amazônia”, organizado pelo professor Luiz Aragón, do NAEA, com a participação do professor Manuel Pinto, da UNIFAP.

tostes Paralelamente ocorrerá também o lançamento do livro do professor José Alberto Tostes “Planos Diretores no Estado do Amapá: A Experiência de Laranjal do Jari – Uma contribuição para o Desenvolvimento Regional”. Esse é primeiro livro publicado com o selo da Editora da UNIFAP.

CERVEJA SEM ÁLCOOL

Nesses “papos” de boteco tem cada uma. A conversa no Calçadão do Waldir girava em torno do gosto de diversas marcas da “loura”, até chegar na cerveja sem álcool, feita especialmente para os botequeiros que pararam de beber senão iriam virar farelo. Aí, inesperadamente o Zé Ramos se saiu com essa, na “catigoria”: - Beber cerveja sem álcool é a mesma coisa que dançar com irmã. Não tem emoção nenhuma!

Então tá, José!

ZUNIDOR

Apesar de não ter trazido todo mundo ao Teatro das Bacabeiras, foi muito legal o show “Gente da Mesma Floresta”, apresentado por Zé Miguel, Nilson Chaves e Célio Cruz. Muitas músicas lindas foram cantadas pelos três.

Bauru-SP é a sede da 3ª edição do Festival Índio Brasil que acontece até 07 de agosto. Nele são exibidos filmes com temática indígena.

Hoje, às 21h00 continua o show “Uma volta pela Amazônia”, com Alcir Guimarães e Osmar jr., no TB.

Parabéns da coluna ao jornalista Célio Dias pela passagem do seu aniversário.

flyer ANDRE 02 Hoje, no Mosaico tem “A Festa que Nunca Termina”.

Adquira na Banca do Dorimar, na Praça Veiga Cabral o livro “Adoradores do Sol – Novo Textuário do Meio do Mundo” e conheça um pouco mais sobre nosso Estado.

Acesse o blog: www.fernando-canto.blogspot.com .

renivaldo Daqui a uma semana, na sexta-feira 13, será lançado o livro do escritor Renivaldo Costa, denominado “Papo de Boteco: Crônicas e Contos Escritos no Bar do Abreu”, no próprio, a partir das 20h00, com música ao vivo por cantores regionais e sessão de autógrafos.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.