sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 20/08/10

FESTIVAL VOLANTE

Começou a propaganda eleitoral. Propostas e pedidos inundam a telinha no horário político.

Alguns candidatos chegam a suplicar para que os eleitores não os abandonem. Mas projetos e propostas sérias, neca, neca, apesar da exiguidade de tempo no rádio e na televisão.

São tantos os apelos que a cidade parece um festival volante de músicas de brega. Creio que os candidatos pensam que a comunicação com o eleitor comum só pode ser compreendida através de jingles desse gênero musical. Nem se contam aqui as tentativas de assassinato à língua portuguesa em certos slogans.

INCÊNDIO NO CERRADO

O inverno não acaba e o campus da UNIFAP está sendo engolido pelo mato. Não demora vem o verão e começam os focos de incêndio no que resta da mata de cerrado. Como isso acontece todo ano, vai o alerta para que os cursos da área de meio ambiente façam suas prevenções. Não há necessidade de preparar brigadas anti-incêndio, porém será preciso evitar as queimadas no que resta desse bioma tão sujeito à destruição antrópica. Lembro que no ano passado por ocasião do Círio de Nazaré, devotos soltaram foguetes que acabaram por incendiar uma área do campus Marco Zero.

CULTURA ESPÍRITA

Entre 04 e 17 de setembro ocorrerá no Teatro das Bacabeiras a 2ª Semana da Cultura Espírita do Amapá, com entrada franca ou com a contribuição de um quilo de alimento não-perecível.

O evento traz como tema central “Chico Xavier, 100 anos de luz” e nele serão ministradas oficinas de teatro, música e poesia espírita, além de trazer palestrantes de todo o Brasil.

Entre eles estará o amapaense Jorge Elarrat que mora há muitos anos em Rondônia e falará sobre o tema “Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho”. Jorge é filho do empresário Juvenal Canto e da professora Sol Elarrat, pioneiros no Estado do Amapá.

MODERNIZAÇÃO

Depois do sucesso das retransmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Mundo, o Zé Ronaldo Abreu modernizou o seu sistema de TV, substituindo os antigos aparelhos por novos com telas de LCDs e de plasma.

Como era de se esperar, ele e Liete resolveram doar os velhos (que estão em perfeito estado de conservação) para entidades filantrópicas como a Casa da Hospitalidade, Irmã Marisa e APAE. Todos ganham com isso, principalmente os torcedores, que vão ver os jogos com mais nitidez.

OS COMETAS

Cenas do ensaio para o show de 04/09/10, no Trem Desportivo Clube.

Fotos: Sonia Canto

zé paulo
Zé Paulo – Guitarra Base

2010-07-26 20.05.13
Álvaro Gomes – Guitarra solo

HPIM8106Humberto Moreira - Vocal

espindola
Espíndola - Sax

walfredo

Walfredo - Bateria

O conhecido conjunto musical que fez grande sucesso nas décadas de 60 e 70 em Macapá vai fazer um baile-show para os cinqüentões e sessentões que o acompanha em todas as promoções que realizam. Vai acontecer no dia 04 de setembro na sede do Trem Desportivo Clube, que promove a festa com a produção da empresa Sônia Canto Produções.

Os músicos já estão ensaiando para fazer rolar os velhos sucessos que faziam a alegria daquela jovem guarda macapaense. No palco veremos Zé Paulo, Humberto Moreira, Nando, Valfredo, Espíndola, Pinto, Álvaro, entre outros. Com certeza será sucesso.

A VINGANÇA

O Zé Ramos não pára com a esperteza. Amanhecido na saída do pagode do “Tio Duca” convidou o amigo “Caldo Fino” e sua gostosa namorada para tomarem a saideira no “Calçadão”. Beberam umas dez cervejas por conta do Zé, que estava se salientando pro lado da “sincera” do amigo. “Caldo Fino” dormiu porrão sobre a mesa e quando acordou perguntou ao Waldir: - Cadê minha namorada? O Waldir disse: - O Zé Ramos levou ela pra casa no carro dele, bote tempo. Aí o “Caldo Fino” falou indignado: - Ah é, é? Então me dá duas coxinhas e uma coca litro e põe na conta desse fdp.

ZUNIDOR

marinalvA A presidente do SINDUFAP, professora Marinalva Oliveira informa que nesta segunda-feira, 23, a entidade se reunirá às 16h00 no Bloco B, em Assembleia Geral para discutir a elaboração da pauta de reivindicações interna.

Foto: Acervo Fernando Canto
fátima guedes
A dublê de atriz e professora Fátima Guedes, a Popoca, está trabalhando no set de filmagens de “Tainá.
Foto: Acervo Fernando Canto
prof_tavares

Reitor José Carlos Tavares ministrou aula inaugural em mestrado da área de Farmácia na Universidade Federal de Juiz de Fora, na semana passada

Foto: Acervo Fernando Canto

ju 011 Júlia Canto está sendo esperada com ansiedade pela família no dia 02 de setembro. Vem dos E.U.A. para batizar Clarisse Mont’Alverne do Carmo. Enquanto isso a galera do Mosaico fica na expectativa da festa de recepção.

Foto: Acervo Fernando Canto
professo tostes

O ex-vice-reitor da UNIFAP, prof. José Alberto Tostes, está preparando um novo livro. Será uma coletânea de textos publicados em jornais de Macapá. Vai lançar quando voltar de Portugal, onde fará seu pós-doc.

Foto: Acervo Fernando Canto

william_bonner

Nesta segunda-feira, 23, o Jornal Nacional da TV Globo vai ser transmitido direto da Fortaleza S. José, iniciando o projeto “JN no ar”, com Willian Bonner.

Imagem disponível em: http://www.blogdofabiorodrigues.com.br

Até 15 de setembro estão abertas, inclusive em Macapá, as inscrições para mestrado e doutorado (fluxo contínuo) do INPA. Inf: HTTP://pg.inpa.gov.brFrase de pára-choque de caminhão visto no Pacoval: “Deus é fiel. Eu é que sou sem-vergonha.”

Hoje ocorre a palestra “As Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil: política pública de educação infantil, no auditório multiuso da UNIFAP.

De 08 a 11 de novembro ocorre o XXVIII Encontro Nacional de Físicos Norte-Nordeste, em Terezina-PI. Inf: e-mail: +558632371424.

Excelente o módulo ministrado pela professora Eliane Superti no curso de Gestão educacional da UNIFAP, sobre avaliação de cursos superiores.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

  1. Muitas saudades de OS COMETAS, principalmente do amigo José Paulo, guitarrista dos INCAS em Belém do Pará nos idos anos 70; se possível enviar para o José Paulo meu e-mail, eu agradeço muito, pois, faz mais de 35 anos que não nos vemos: heramoras@gmail.com, grato Heraldo Amoras_Belém-Pará

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.