quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Deu na FOLHA DE ÓBIDOS

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2012, 13h37
Tem obidense sendo homenageado no carnaval de Macapá
A escola de samba Universidade de Samba Boêmios do Laguinho homenageia nesse carnaval o obidense Fernando Canto e Osmar Júnior. O tema que a agremiação vem para o carnaval desse ano é: “Laguinho, África Minha: Canto e Revoadas de Dois Poetas Geniais”. Esse enredo irá contar na avenida a história musical desses artistas, que tem o bairro como fonte de inspiração.

Boêmios do Laguinho é a atual campeã do carnaval macapaense e promete surpreender  público e jurados, mais uma vez, apostando na sua criatividade, ousadia e beleza plástica.

Segundo a assessoria da escola, a proposta é valorizar as raízes e a cultura do bairro a ser a fonte da Boêmios. O presidente da Universidade do Samba, explica que continua investindo na inovação do carnaval amapaense introduzindo novos elementos tanto na abordagem como na construção temática, apelo estético e visual.

Não é a primeira vez que Fernando Canto é homenageado no carnaval de Macapá, mas esse ano está tendo um gostinho diferente. “Por ser uma escola do meu bairro (O bairro do Laguinho é o mais tradicional bairro de Macapá. É o bairro do Samba e do Marabaixo - folclore negro daqui), fiquei muito feliz pelo reconhecimento, em função da música e da literatura que faço sobre as coisas daqui.

Já fui homenageado por outra escola do Laguinho (Piratas Estiliados) em 1995 e por outra do bairro do Buritizal em 2004. Só sei que é uma coisa que bate muito no emocional. É preciso se cuidar muito”, revelou Fernando.

Fernando Pimentel Canto é professor, sociólogo, escritor, poeta e membro da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO), nasceu em Óbidos-PA. Chegou em Macapá no ano de 1962, com 8 anos de idade Sua paixão pelo Laguinho foi exposta logo cedo, sua primeira composição, feita aos oito anos, chama-se “Laguinho, Laguinho, Laguinho”. Depois dela dezenas de obras gravadas em discos e publicadas em livros sem perder de vista o Laguinho.

Osmar Júnior, nasceu no Laguinho e de lá saiu para cantar o bairro. Também personagem de valor da história do bairro e do Amapá, Osmar foi do rock ao samba embalado pela percussão de caixas e tambores. Juntos ou formando outras parcerias, Fernando e Osmar imprimem sua paixão pelo bairro onde que estejam, e Boêmios presta a merecida homenagem  aos astros Laguinenses.

Um comentário:

  1. Justa homenagem do Boêmios a esses poetas, que são a expressão do que há de melhor na cultura amapaense.Ah! Laguinho,quantas saudades... Vocês devem estar sôfregos para passar na Evaldo Veras. Aquele barzinho que o Boêmios arquitetou, está do jeitinho de vocês. Nossa! a adrenalina vai estar a mil. Felicidades aos dois. Bom Carnaval. Céles

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.