quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PORTUGAL OFERECE ÓTIMAS CONDIÇÕES PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

Portugal oferece excelentes condições para os estudantes brasileiros, tanto no que se refere aos valores das mensalidades dos diversos cursos como no que tange ao custo de vida.



Uma refeição num restaurante médio pode custar entre 5 e 10 euros. Mas numa cantina universitária custa menos de 3 euros. O aluguel de um quarto pode custar entre os 150 e os 300 € mensais, encontrando-se também apartamentos por preço muito mais baixos que os do Brasil.
Os estudantes brasileiros precisam  de um visto de estudo apenas para os cursos de duração superior a 3 meses. Esse visto  está  hoje muito facilitado.
A rede universitária portuguesa é muito rica e tem um enorme número de valências, em escolas espalhadas por todo o país. De outro lado, tendo-se perdido, embora, o hábito do alojamento de estudantes em casas de família, constata-se que voltou a estar na moda alojar estudantes, equilibrando-se os orçamentos familiares com a renda assim obtida.
Mesmo para a aprendizagem de línguas estrangeiras, Portugal tem sido o país escolhido por muitos brasileiros, considerando a qualidade dos institutos portugueses de línguas e a utilidade da língua portuguesa como língua de interface com o inglês, o francês o espanhol, o alemão ou mesmo o mandarim e o russo. Por outro lado, estando embora na ponta ocidental da Europa, para além de ter as melhores comunicações com o Brasil, com voos diários para mais de 10 destinos,  Portugal é uma plataforma de voos para toda a Europa a custos muito baixos.
Portugal é dos países europeus com maior potencial nas áreas de educação e do ensino, especialmente para os estudantes e os formandos dos países de língua portuguesa.
As universidades e os institutos portugueses oferecem milhares de cursos em todas as áreas.
Escolas especiais ensinam línguas estrangeiras, com interface da língua portuguesa, preparando os alunos para o ingresso posterior em escolas de outros países.
Para assistir, no plano jurídico, os estudantes que procuram Portugal como destino, a MRA dispõe de uma área de procuradoria académica, que presta os seguintes serviços:
- representação na matricula de estudantes estrangeiros em escolas portuguesas;
- representação de estudantes, formandos ou licenciados estrangeiros emprocessos de equivalência de diplomas;
- representação de estrangeiros no processamento de pedidos de vistos de estudo e autorizações de residência para efeitos escolares.
Paralelamente, a MRA dispõe de um serviço de consultoria técnica, na área pedagógica, que poderá ajudar os interessados a escolher os cursos que melhor satisfaçam os seus interesses (Fonte: Lawrei).

2 comentários:

  1. Eu qeria muito ir a Portugal, é um sonho antigo.
    Por ser um país de Língua Portuguesa acho que me adaptaria bem, embora eu saiba da necessidade de se falar bem o inglês nesse país; Mas com a crise qual a possibilidade de estudar em Portugal?

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria tanto de estudar em portugal,mais aqui no brasil traquei
    a facudade 3 periodo em psicologia.mas nao desisto nunca um dia vou consegui chegar ate ai.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.