sábado, 3 de setembro de 2011

Coluna Canto da Amazônia - Zunidor

VISITAS

Quero agradecer aos internautas, amigos e seguidores deste blog pelos 63 mil acessos a que chegou. Isso renova o compromisso de postarmos cultura amazônica que tanto precisa ser divulgada, além de outras notícias e artigos de interesse de tod@s. Eu e Sônia agradecemos mesmo e aceitamos sugestões para a melhoria desta página. ABS A TODOS.

Rádio Educadora

O passado
Prédio Atual Educadora finalizada
Imagem disponível em www.porta-retrato-ap.blogspot.com
A decadência
250120102454
250120102453
O presente
300820111252 A cidade se transforma: vejam estás fotos do lugar que foi a gloriosa Rádio Educadora São José de Macapá e mais tarde a Gráfica São José. Parece estar tão perto a recordação da voz do padre Jorge Basile com aquele forte sotaque italiano (Não lembro o nome do programa dele); a calma do padre Bottan, um engenheiro eletrônico que tomava grappa (o aguardente de uva que vinha da Itália); as brincadeiras do Hélio Pennafort, os destaques sociais do J. Ney e Cristina Homobono, Conceição Medeiros e Nazaré Trindade, as crônicas de Alcy Araújo narradas pela educada voz do Pedro Silveira, que um dia o Alcy o reinventou com o cognome de Pedro Affonso da Silveira Júnior (“Um tema na ordem do dia”); as narrações esportivas de Luca Melo e Luca Roberto; da Naíde Farripas, do poliglota Ciro Pennafot (que falava até japonês); do João Lázaro, do poeta e guerrilheiro Odilardo Lima e do dramaturgo, ator e compositor Saulo Mendes; do Eulálio Modesto e de tantos outros que construíram o rádio no Amapá. Quem não se lembra disso? Gostaria que quem souber os nomes dos programas com seus respectivos apresentadores, me informe ou mande um comentário. Agradeço antecipadamente. Em tempo: soube que no lugar da rádio será construída uma grande loja de departamentos. E a memória poff! Puff!
270820111235 A Casa de Choro do Ceará da Cuíca continua bombando com shows de artistas locais. Na semana passada se apresentaram Osmar Júnior e Zé Miguel com o show “Pardais Urbanos”. Marcaram presença os amigos Nira e Vicente Cruz.
300820111254 A greve dos servidores continua na UNIFAP. Os companheiros estão mesmo dispostos a ir até o fim. As atividades consideradas essenciais não pararam por força de lei. Os professores voltaram às atividades depois de conseguirem algumas de suas reivindicações. A luta continua!
alexandre negreiros
O sociólogo, músico e compositor Alexandre Negreiros proferiu palestra sobre direitos autorais na música na quinta-feira, no auditório da FECOMÉRCIO, tendo como plateia compositores, intérpretes, poetas, jornalistas, comerciantes e outros interessados no tema. Arrancou aplausos ao descascar o Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais – ECAD, com as suas irregularidades. Também mostrou propostas que podem ajudar a melhorar esse setor econômico injusto com a grande maioria dos artistas brasileiros. Ele mais arrecada do que distribui.

CPI DA ECAD

020920111271
020920111274  Na sexta-feira foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o ECAD e colhe depoimentos dos artistas por todo o Brasil. A CPI é presidida pelo senador amapaense Randolfe Rodrigues, que trouxe junto o também jovem senador Lindenberg Faria. A casa ficou lotada de artistas, empresários do setor de eventos e demais interessados que esperam ver as mudanças necessárias para socializar esse bolo arrecadado (principalmente os compositores e autores). Foi proposta a regionalização da distribuição, pois dos mais de 432 milhões de reais que arrecada por ano, quase nada vem para a mão dos compositores, autores e intérpretes, além dos direitos conexos inerentes ao processo de comercialização das músicas. Agora a CPI vai fazer sessão de depoimentos na Bahia, São Paulo e Rio de janeiro. É a quarta CPI que ocorre sobre essa famigerada instituição. Temos esperança que essa também não acabe em pizza.
sobral
Dia 09 tem o show de “50 Anos de Música e Emoções” do cantor MANOEL Sobral, no Ceará da Cuíca. Não esqueçam.
Senzalas
Dia 09 também vai ocorrer o show do Grupo Senzalas, formado por Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes. Traz os convidados Patrícia Bastos e Enrico di Micelli, na sede dos oficiais da Polícia Militar.
020920111275Quem também veio para depor na sessão da CPI do ECAD foi o nosso conhecido cantor e compositor Nilson Chaves, que agora exerce o cargo de presidente da Fundação Tancredo neves do Governo do Pará.
260820111232
A coluna manda um grande abraço para o Dr. Raimundo Lopes, presidente da Academia de Medicina do Amapá e da Academia Maçônica de Letras do Estado do Amapá. Forte como um trator, já está na ativa, se recuperando de um baque profundo. Na foto com o Pádua, da dupla “Os Cabuçus”.
280820111249
Vai um Inderê para o Leleo Mont’Alverne, que aparece na foto com um jabutizinho. Olha o IBAMA, rapaz!
bonfim
O jornalista “Marquês” Bonfim Salgado agora bebe a cachaça de Lula, feliz com o presente que ganhou do Carlos Lobato. Santé!
Inderê! Volto zunindo na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.