sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Coluna Canto da Amazônia - SENADO HOMENAGEIA REDE AMAZÔNICA DE RÁDIO E TELEVISÃO

image O Senado realizou nesta quinta-feira sessão solene para comemorar os 39 anos da Rede Amazônica de Rádio e Televisão. A geradora foi a primeira do Brasil a implantar a TV a cores e atualmente atinge os Estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá.

O requerimento para a homenagem partiu do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AC). Durante a solenidade, ele destacou a trajetória do idealizador da emissora, jornalista Phelippe Daou.

Randolfe lembrou que a criação da TV Amapá, afiliada da Rede Amazônica, foi idealiza em resposta a uma enquete em que a população identificou a falta de "uma televisão" para viver melhor.

“Em 1974, uma rudimentar televisão conseguiu exibir os jogos da Copa do Mundo de Futebol em videotape, com cerca de quatro horas de atraso. Os jogos eram gravados em Belém, na TV Guajará, e trazidos pela equipe em grandes e pesados rolos de metal e fita em avião do governo, que ficava à disposição da empreitada”, relatou.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o trabalho da Rede Amazônica, que integra 61% do território nacional, segundo ele. O senador Geovani Borges (PMDB-AP) destacou o empreendedorismo de Phelippe D. Já o senador Jorge Viana (PT-AC) disse que a história da Rede se confunde com a história da região. “O rádio sempre foi um dos bens mais preciosos das famílias que moram nas áreas rurais e florestais”, declarou Viana.

Phelippe Daou agradeceu  a homenagem.  O empresário explicou que a Rede está inteiramente digitalizada. “A Rede Amazônica é muito mais ideal do que empresas com objetivos puramente mercantis. Entendemos que a Amazônia precisa ser mostrada. O Brasil será muito mais importante do que é hoje no dia em que der a devida importância à Amazônia”, afirmou o empresário.

O presidente do Senado, José Sarney disse ter acompanhado as dificuldades enfrentadas por Daou para implantar a Rede Amazônica. Segundo ele, muito do que hoje é a Zona Franca de Manaus se deve à defesa feita pelo empresário.

Foto: Waldemir Barrego/Agência Senado

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.