sábado, 29 de janeiro de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 29.01.11

ALTERNATIVAS

Com a decisão da LIESA em não promover os desfiles das escolas de samba, devido à falta de recursos financeiros e de tempo, as agremiações estão buscando saídas criativas nas suas comunidades para a realização de eventos carnavalescos.

Os Boêmios do Laguinho e os Piratas Estilizados deverão fazer, em data a ser marcada ainda, O “Chopp Estilizados” na área em frente à Escola Estadual Azevedo Costa. No dia 12 de fevereiro ocorrerá novamente o “Guarafolia”, onde os Boêmios fazem um arrastão pela orla do Perpétuo Socorro, e na zona norte vai haver o “Aiô Folia”, com a participação da Escola de Samba “Jardim felicidade”. Muita água ainda vai rolar neste carnaval. Com ou sem apoio do Governo o povo do samba comparece. E não esquece.

CAVACO REELEITO

A conexão CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, informa que o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, foi reeleito com 2,23 milhões de votos. Abstiveram-se de votar 53,3% dos eleitores, fato interpretado como protesto ante o descrédito na classe política portuguesa.

A reeleição de Cavaco Silva abre numerosas questões, apesar das vozes que interpretam o veredicto das urnas a vejam como uma vitória da estabilidade.

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL

Reuniram-se no sábado passado no auditório do MIS, no Teatro das Bacabeiras, o senador Randolfe Rodrigues e o secretário de Cultura Zé Miguel com produtores audiovisuais independentes, objetivando implantar o Núcleo de Produção Digital – NPD – no Amapá.

Mas o objetivo principal foi o de buscar apoio para que os produtores independentes possam produzir e aprovar projetos, de acordo com o “Olhar Brasil”, da Secretaria de Audiovisual do MinC. Os dois se comprometeram em implantar o NPD no Estado o mais rápido possível.

GABEIRA NA SERRA DO NAVIO

A Revista ICOMI Notícias nº 23, de novembro de 1965, destaca matéria na página 10 sobre a visita de jornalistas cariocas ao Amapá. São eles, Romir Ribeiro, de “O Jornal”, Fernando Gabeira, do “Jornal do Brasil” e José Montenegro, do “Correio da Manhã”, que de volta ao Rio deram suas opiniões sobre o que haviam visto com os próprios olhos de jornalistas experimentados.

Romir Ribeiro falou por todos e classificou o projeto da companhia como “o milagre do manganês”, e se admirou com os índices a respeito da vida humana, ao dizer que “estamos no lugar do planeta onde menos se morre”. Cinco anos depois, Gabeira sequestrou o embaixador americano e negociou o seu exílio e dos camaradas na França em troca da vida do “gringo”. E por aqui a violência só aumenta.

CHEGADINHOS

Depois de inúmeras desavenças nas competições carnavalescas as escolas de samba Maracatu da Favela e Piratas da Batucada estão, segundo dizem, como “unha e carne”. Foram as únicas que votaram pela manutenção do desfile deste ano, na esperança de...

Engraçado é que essa relação de amor e ódio já fez mudar na marra o resultado do desfile, tipo o enredo de apelo popular como o “Sai pra lá Pirata!”, quando o Maracatu se sagrou campeão. Por outro lado elas contribuíram para que não houvesse o carnaval de 2005. E o carnaval amapaense evoluiu?

OSWALDO BRATKE

Pouca gente sabe que foi o arquiteto paulista Oswaldo Bratke que resolveu o problema da habitação para as vilas de Serra do Navio e Amazonas. Ele estudou as condições locais, planejou e executou uma casa arejada e elegante, que se tornou o protótipo da casa ecológica da Amazônia.

Apesar de serem vilas segregacionistas, com níveis distintos de status, impostas pelos valores do capitalismo americano, realmente eram lugares agradáveis de viver. Naquele clima saudável passei alguns carnavais inesquecíveis.

ZUNIDOR

Ontem foi a terceira vez que o grupo de atores dirigido por Thomé Azevedo apresentou a leitura dramática da peça “A Mulher do Fundo do Rio”, deste autor, no teatro do ponto de cultura.

Sabedor que o carnaval é um evento gerador de emprego, o governador Camilo disse no rádio que ficou triste com a decisão da LIESA, mas não pode interferir. Falou que não pode disponibilizar mais do que 1,5 milhão porque o Estado está cheio de dívidas e precisa se recuperar. Disse também que gosta de carnaval, que a sua escola do coração é a Boêmios do Laguinho. E que “o povo amapaense precisa de alegria, pelo amor de Deus!”

Perguntinha: - Pra que serve o sambódromo, se não tem carnaval nem samba?

Grupo Pilão, acompanhado por excelentes músicos da banda base, dirigida pelo maestro Miquéias, tocou no SESC Centro no Projeto “Jornada Cultural”, da AMCAP, na quinta. Só Sucesso.

Juliele, Patrícia e Oneide Bastos, Manoel Sobral e Evaldo Gouveia se apresentaram ontem na Chopperia da Lagoa como show “Leve, Livre e Solto”. Não vi, mas gostei.

Deve ter ocorrido algo muito feio para que o Evaldo Gouveia nunca fale do seu finado parceiro Jair Amorim, que era um compositor de mão cheia.

Parabéns pelos cinquentinha do meu amigo Jorge Herberth, comemorado em um sítio nos arredores de Belém.

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.