segunda-feira, 3 de maio de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 30/04

TURNÊ  

patricia enrico
joaozinhogomes Foto1: Patricia Bastos
Foto2: Enrico di Micelli
Foto 3: Joãozinho Gomes

Acervo: Fernando Canto

Joãozinho Gomes, Enrico di Miccelli e Patrícia Bastos estartaram sua turnê por seis capitais brasileiras com o show “Timbres e Temperos”, O show faz parte do projeto SESC Amazônia das Artes, que faz intercâmbio cultural com os estados da região, levando dança, música teatro e artes plásticas para as cidades contempladas.

Iniciaram em São Luís na segunda-feira passada e vão se apresentar em Belém, Manaus, Teresina e Palmas, encerrando em setembro na cidade de Rio Branco. É a nossa música de qualidade atravessando fronteiras.

REDE IBEROAMERICANA

A UNIFAP está participando do Edital Cyted (www.cyted.org), um projeto internacional que surgiu com o objetivo de formar uma rede iberoamericana para envolver universidades de seis países e mais a França.

Será coordenado no Amapá pelo professor doutor Jadson Porto, que informou a coluna sobre a entrada da nossa Universidade nesse importante intercâmbio acadêmico.

REDE IBEROAMERICANA 2

Participam as universidades de Açores, Coimbra (Portugal), Laguna (ilhas Canárias –Espanha), PUC-Chile, Universidade Del Litoral (Argentina), De Los Andes (Venezuela), UFPA, FURB e UNIFAP (Brasil) e a instituição regional francesa ARS, que objetiva analisar a fronteira da Amazônia Setentrional.

Será escolhido inicialmente um professor de cada instituição para fazer um circuito de seminários, palestras e aulas nas universidades selecionadas, e a cada ano haverá um seminário internacional da rede em uma delas. Os professores da UNIFAP serão o vice-reitor José Alberto Tostes e posteriormente a pró-reitora de graduação, Eliane Superti.

PASSEIO SOB A LUA CHEIA

A empresa DMS Serrão Empreendimentos vem desenvolvendo um interessante trabalho nos municípios de Macapá, Mazagão e Santana na área do turismo ecológico, de aventura, cultural e de lazer.

Serrão já tem agendada uma vasta programação de passeios de barco para a orla de Macapá, rio Mutuacá, Mazagão Velho e orla de Macapá até o rio Matapi, e Santana, levando sempre pessoas interessadas em conhecer as belezas do rio Amazonas, do amanhecer ao pôr-do-sol e, nas belas noites de lua. Hoje tem final de tarde na orla e lual nas ilhas próximas, com saída às 18 e às 21h00. A programação para o dia do trabalhador já está pronta. Ligue: 91383620.

COLÓQUIO DE GEOCRÍTICA

A professora Eliana Paixão, mestra em Desenvolvimento Regional e doutoranda em Educação pela UFU, vai participar do “11º Colóquio Internacional de Geocrítica”, na Faculdade de Filosofia e Letras de Buenos Aires.

O evento ocorrerá de 02 a 07 de maio e ela defenderá o trabalho científico denominado “Laranjal do Jari: conflitos na gestão urbana de uma pequena cidade amazônica e as perspectivas a partir do Plano Diretor Participativo”.

ESCRITOR AMAPAENSE NA BIENAL

Foi um sucesso a participação do escritor amapaense Amiraldo Pereira na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Convenções Edson Queiroz, entre 9 a 18 deste mês.

Além de realizar uma noite de autógrafos do seu festejado livro de memórias ”Macapá – A Margem Esquerda do Rio Amazonas”, o escritor ainda foi o palestrante da Bienal. Parabéns ao Amiraldo.

CONGELAMENTO DE SALÁRIOS

Acontece hoje às 16h00 no auditório da reitoria - campus Marco Zero, o Encontro Regional “Congelamento de Salários: precarização no trabalho docente e destruição da Universidade Pública”.

A iniciativa é da ANDES Regional II e o Sindufap, e tem como palestrante o professor Luís Henrique Schuch, ex-presidente da ANDES-SN.

SARAU TUCUJU

A Confraria Tucuju informa que hoje tem Sarau do Ponto de Cultura Largo dos Inocentes. Será no SESC Centro.

O evento acontece a partir das 20h00 com uma programação diversificada que envolve os shows musicais de Aline Ataíde e banda Afrobrasil, exposição de pinturas, homenagem póstuma ao poeta Arthur Nery Marinho e o esperado lançamento do livro da excelente escritora Lulih Rojanski. Hora de prestigiar o que é nosso.

ZUNIDOR

Kalumbu do Patauazinho foi reconhecida como comunidade remanescente de quilombos pelo GEA e Fundação Palmares.

O radialista, cantor e missionário Rudney Rocha vai gravar um CD gospel apadrinhado por Janete Silva, sua maior incentivadora.

Termina hoje o IV Congresso Seama da Comunicação.

O filósofo Kierkegaard disse que “a vida é vivida para a frente, mas é compreendida por trás”.

O poeta Obdias Alves de Araújo foi atropelado por uma motocicleta dirigida por um bêbado e ainda não se recuperou do acidente. Votos de melhoras para esse morador do Coração.

Muito legal a apresentação do simpático cantor/compositor rondoniense Zezinho Maranhão com o meu parceiro Zé Miguel, no projeto Botequim do SESC, na terça passada.

Professor Tostes foi assaltado no metrô de Lisboa. Uns bandidos com características eslavas lhe levaram 900 euros. É mole?

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.