terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ESTRADA DO TEMPO


        Foto do conjunto musical “Os Mocambos”, tirada, como se vê, no baluarte de Nossa Senhora da Conceição da Fortaleza de São José de Macapá, em 1973. Os músicos, com exceção de Hernani Guedes (dono do conjunto e violinista) e Guimarães (Saxofonista, tecladista, arranjador e multiinstrumentista) pertenceram à quarta geração do grupo. Da esquerda para a direita estão Hernani Guedes, Guimarães, Fernando Canto (guitarra base e vocal), Aldomário Henriques (Guitarra solo e vocal), Zé Maria Teles (contrabaixo), Tito (Cícero) Melo (voz) e Pedro Balieiro (bateria). O conjunto se preparava para gravar o primeiro LP feito em Macapá, nesse ano, denominado “Marabaixo”, que trazia seis músicas desse folclore e seis músicas de autoria de compositores do grupo.
        “Os Mocambos” foram pioneiros na divulgação do folclore amapaense, graças à visão do seu Hernani Victor Guedes, que não mediu esforços para realizar o disco, apesar dos percalços desde a gravação (feita de forma simultânea com todos os instrumentos e vozes, na casa do sociólogo e fotógrafo Alberto Uchôa) até a chegada no Recife, onde a fita foi filtrada pela gravadora Rozenblitz, depois de ficar perdida. Bom, depois de achada o disco chegou a Macapá e obteve muito sucesso nas rádios, aparelhagens de som e nos bailes. Suas músicas, que tocavam até no “Carnê Social” (aquele programa que oferecia músicas aos aniversariantes e recém-nascidos, aos que casavam ou aos que eram batizados), até hoje ainda rolam por aqui.
        Quando o disco foi posto à venda eu estava morando em Belo Horizonte, pra onde me mandaram um exemplar que escutei afoito. Por lá eu soube do sucesso de “Devaneio”, de minha autoria, que também foi premiada em segundo lugar e melhor Intérprete (José Maria Santos, hoje Jomasan) no IV Festival Amapaense da Canção (1972).

DEVANEIO (letra e música de Fernando Canto)

Colorido
É um sonho em preto e branco
onde a gente não percebe
o equilíbrio de uma cor

Colorido
é voltar do paraíso
mergulhado em turbilhão

Girando, girando
Descobrindo a solidão

Porém
meu mundo é riscado
Por lápis, facas e aviões
Viajo em devaneio
Nas trevas, penumbra e na luz

Sempre montado nas nuvens
Que dissipam quando caio
Num solo de algodão
Ah! que se transforma em lama
Levando todo meu lixo
Para o esgoto longínquo
Cheio de podridão

Ah! Meu sonho
Meu sonho colorido

Risco o céu, risco o mar
Risco o mundo e o infinito
Risco o amor, o papel
Risco o mapa e sentimentos

7 comentários:

  1. Ahhhh que suprpresa boa ver a foto dos Mocambos por aqui!!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Legal a foto. Melhor foi mesmo o arrojo do seu Hernani em fazer o que fez com esses moleques da foto.

    ResponderExcluir
  3. FERNANDO.RECORDO O "GATO" GUITARRISTA QUE TAMBEM TOCOU NO CONJUNTO AUMENTANDO O VOLUME DO SOM DE SUA GUITARRA E COBRINDO O SOLO DO VIOLINO DO HERNANI.PARA "AGONIA"E "CARA FEIA" DESTE NAS
    FESTAS DA SEDE ESCOTEIRA.OUTROSSIM FOI PEDRO RAMOS QUE LEVOU VOCÊ RECEMCHEGADO DE MINAS LÁ EM CASA PARA QUE TOCASSEMOS JUNTOS E EU CONHECI "DEVANEIO". DEVO TER GANHO UM LP "MARABAIXO" CUJA A CAPA É UM QUASE DESENHO DE LAPIS UM SEMI GRAFITE. HOJE ELE NÃO TOCA SEM "VITROLA" MAS ME OLHA CHEIO DE SAUDADE.
    EM UM SILENCIO QUE DOÍ.
    LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos resgatar a história do "Gato", que era irmão do Lolito do Bandolim e tio do Leonardo Trindade, o "Boca", violonista do Grupo Pilão.
    Quanto ao LP, Luiz, vc está certo, a capa é do professor Carlos Nilson, que tb desenhava e, uma hora dessas essas músicas serão regravadas.
    Falar nisso e a nossa Parceria que gravaste em um dos teus discos, "Ferroada"?

    ResponderExcluir
  5. Continuando, olha só os coletes e as calças jeans.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho outra foto dessa! Esta pendurada na parede aqui em Denver! Ve se pode?!

    ResponderExcluir
  7. Legal! Fernando. Eu tenho (só não sei por onde está) o LP. Já está meio arranhado com o tempo e minhas idas e vindas daquí pra lá. Pena que Eu não tenha um MP3 da sua musica Devaneio, tão bem interpretada pelo Tito (trabalhou junto com o balieiro na radional na Mendonça Furtado ao lado de casa). Poucos sabem ou foi dito que a capa é um bico de pena do Carlos Nilson. Liste pra nós as músicas. Sempre fui fã de todos voces desdo laguinho, lá na Igreja, com Jose Maria Santos, Lucien e outros. Abrço amigão. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.