domingo, 31 de janeiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 29/01/2010.

TEATRO MUNICIPAL

prefeito_roberto_goes O tão esperado Teatro Municipal em breve será uma realidade. O prefeito Roberto Góes informou à coluna que está em negociação para construir um prédio às proximidades do aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em terreno do município.

A iniciativa vem em boa hora, pois a cultura municipal precisa ampliar suas atividades e atender indiscriminadamente todos os segmentos. O prefeito disse que o teatro também abrigará uma galeria de arte, que é o sonho dos nossos artistas plásticos, e que terá capacidade para múltiplas atividades artísticas. Já era sem tempo. Mas esperamos com certa ansiedade a realização do MIS municipal. Afinal temos ou não temos ou não queremos nossa memória?

CPV NEGROS

isis O Curso Pré-Vestibular para Negros e Pessoas Economicamente Carentes, da UNIFAP, nunca foi tão procurado como agora. O sucesso se deu em função do desempenho intelectual dos alunos que freqüentavam regularmente o curso. 76% passaram no vestibular da instituição, segundo Ísis Miranda, que coordena o curso e é aluna do 5º semestre de Ciências Sociais. Os professores são acadêmicos que já estão graduando.

ARQUIVO JANARY

Os pesquisadores do Museu Joaquim Caetano da Silva que negaram ao arquiteto e mestrando em Políticas Públicas pela Escola de Administração do Amapá, Elizeu Corrêa, o direito de pesquisar em fontes primárias, continuam a se apropriar do material do Arquivo com exclusividade. Deixaram que ele tivesse acesso condicional apenas aos materiais de fontes secundárias e umas poucas primárias.

Eles deverão publicar um catálogo sobre Macapá durante o aniversário da cidade a partir das fontes do Arquivo que foi adquirido por uma fortuna pelo Governo do Estado. São eles que se valem de cargos para usar como se fossem seus os documentos e as informações inéditos para transformá-los em fontes secundárias após a publicação. Um verdadeiro acinte a quem realmente é pesquisador. Será que não querem entender que arquivo público tem que estar à disposição do público? Como diz o Jara Dias: tem ou não panelinha aí.

ARQUIVO JANARY 2

ricardo_angelo Outra vítima dessa apropriação indébita foi o pesquisador da UNIFAP prof. Dr. Ricardo Ângelo, que foi procurar dados sobre a cidade de Macapá do período anterior à sua condição de capital do Território Federal do Amapá. Encontrou a mesma barreira. Só teria acesso depois que os tais pesquisadores liberassem os documentos, ou seja, depois que usassem com exclusividade.

Olha aí, Ministério Público, já é hora de acabar com esse tipo de apropriação e deixar os pesquisadores terem acesso às informações. Foi assim, dizem, que terminaram por roubar os documentos do ex-Território e do início do Estado, que foram parar em arquivos particulares. Daqui a pouco tem gente vendendo para o Governo materiais e documentos que foram roubados do próprio Governo.

FEIRA CULTURAL UNIVERSITÁRIA

Enfim a UNIFAP vai realizar uma feira. Será a Feira Cultural Universitária a ser executada de 25 a 27 de fevereiro. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e será coordenado pelo projeto “Pró- Estudante Cultura”.

Segundo os organizadores Paulo Rômulo e Márcio Ferreira, durante a Feira vai haver a 1ª Conferência Livre de Cultura que se seguirá pelos outros meses.

CONVÊNIO CAMARÃO DO AFUÁ

O Bloco Blocanal firmou convênio com a Prefeitura de Afuá para levar seu enredo na Avenida. Quem informa é o diretor Marcelo Freitas que está vibrando com essa parceria.

O enredo “Alegria do Festival do Camarão Afuaense do Blocanal” vai render dez mil Reais para o bloco, que, da mesma forma como a prefeitura do vizinho município paraense um investimento turístico em Macapá. Agora só falta o prefeito Mazinho confirmar se vem para o desfile.

DEZ ANOS DE CURSO

Dia 08 de fevereiro, no início das aulas do semestre, a UNIFAP vai realizar uma ampla programação em comemoração aos dez anos do curso de Ciências Sociais. Haverá palestras, oficinas, mini-cursos, exposição de vídeos e socialização de trabalho entre alunos e professores, entre outros objetivos.

A professora Rauliette Diana, coordenadora do curso informa que todos deverão avaliar esses dez anos e discutir políticas para a pesquisa, ensino e extensão na área. A programação ocorrerá até o mês de agosto.

ZUNIDOR

Achei meio fora de contexto a foto da cachoeira de Santo Antônio na contracapa do CD da LIESA. Se querem enfatizar o turismo não seria o caso de focar mais o carnaval do Meio do Mundo, que é o maior produto turístico desta época? Uma foto do desfile não seria melhor?

Disseram que o procurador geral do MP ameaçou prender todo mundo do jogo do bicho: o bicheiro, a banca, o sonhador e até o “craque” (o jogador).

Convidado, o professor Jadson Porto vai proferir palestra na Universidade de Coimbra. O assunto é o desenvolvimento econômico do Amapá.

Dupla de artistas da noite o percussionista Renato Canela e o multiinstrumentista e cantor Bolachinha vêm fazendo sucesso nas sextas-feiras festivas do Bar do Abreu na Avenida FAB com músicas cantadas em inglês de Georgetown, tipo aquela “Ídi Néri, ídi Néri iú”. Canela é metalúrgico e aprendeu a tocar batendo em bigorna e afinando bico de maçarico. Formam agora a dupla “Bolacha com Canela”.

Parabéns ao novo doutor em Desenvolvimento Sustentável Raullian Lima.

O jornalista Gabriel Penha ficou impressionado com a vitalidade do seu Washington, “Vavá” no aniversário de Mazagão, dia 23 de janeiro. Seu ‘Vavá’ foi pracinha na II Guerra Mundial e está com 90 anos. Está super conservado.

Fabíola espera Beatriz para abril. Finéias Nelluty feliz.

Como disse um torcedor depois do jogo com o Vasco: - Botafogo não tirou nem o dedo.

Vem aí o Adoradores do Sol. Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.