sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta”, de sexta-feira 15/01/2010

NOVAS INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições para quem quiser fazer o Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional-Minteg, da UNIFAP. Na primeira seleção apenas dez candidatos entraram, entre eles minha colega de trabalho Luciana Santos Ayres da Silva e minha sumida amiga Zeildes Pereira Paiva.

As inscrições estão abertas até o dia 04 de fevereiro no Departamento de Pós-graduação com a Neura. O edital pode ser acessado no site da Universidade www.unifap.br. Quem se habilitar e for selecionado vai cursar um dos melhores cursos de mestrado do Estado, com conceito bom na CAPES.

FESTA DO PADROEIRO

diocese Com o tema “São José, administrador, fiel e prudente”, a Diocese de Macapá já prepara uma vasta programação para comemorar o dia do padroeiro da cidade, dia 19 de março.

A Igreja católica pretende envolver vários segmentos da sociedade civil e organizada e fazer uma grande comemoração. Para tanto está buscando parceria inclusive com a Confraria Tucuju, que fará a programação musical na quadra da Igreja.

A procissão, que vinha sendo realizada à tarde, agora será feita pela manhã. Nesse horário os fiéis comparecem mais, diz a Diocese. Resta apenas saber se vai voltar o tradicional arraial. Muita gente ainda espera essa decisão.

MAIS VAGAS PARA MEDICINA

prof_tavares O reitor José Carlos Tavares está para lá de satisfeito com a decisão do MEC em ampliar as vagas para o curso de medicina do próximo ano. Recebeu telefonema da Secretaria de Nível Superior do Ministério que aumentará de vinte para trinta o número de novos calouros de 2011.

Tavares se prepara para a campanha de reeleição da UNIFAP, mas antes disso tem uma maratona de inaugurações de novas obras no campus Marco Zero do Equador. Entre elas a da Rádio Universitária que irá brevemente ao ar.

Muito das recentes conquistas da Universidade se deram em função de esforço pessoal do reitor. Mas alguns parlamentares amapaenses também têm contribuído com suas emendas.

Este ano novas vagas serão ofertadas ao processo seletivo para os cursos de Comunicação e de Relações Internacionais.

CONCURSO FEDERAL

O Instituto Federal do Amapá vai realizar seu primeiro concurso público. O MEC autorizou a contratação de 118 cargos, que serão distribuídos para os campi de Macapá e Laranjal do Jari, sendo 68 para técnicos administrativos – 30 para nível médio e 38 para nível superior – e 50 para professores. Os editais do concurso vão ser publicados na próxima semana.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA

Foi aprovado pela Assembléia Legislativa o projeto de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, que agora espera a sanção governamental.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e inspirado no modelo operacional de outras fundações de amparo à pesquisa do país. Receberá o nome de Fundação Tumucumaque e será subordinada à SETEC.

FUNDAÇÃO DE AMPARO 2

A notícia foi bem recebida pelos pesquisadores da UNIFAP e recebeu o seguinte comentário do Sindicato dos Docentes: “Enfim uma boa notícia para a ciência do Amapá, a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá. Fundação que tem por objetivo financiar a pesquisa através de editais para seleção de projetos e bolsas para pesquisadores, Iniciação Científica, etc. Esperamos que esta FAP não fique só no papel, mas que exista de fato para alavancar o desenvolvimento científico no Estado”.

AMEAÇA DE EXTINÇÃO

O Pará homologou em 2007 a lista de espécies ameaçadas elaborada pelo Museu Goeldi, a CI e a SEMA-PA, com apoio de especialistas. Foram reconhecidas como ameaçadas 181 espécies, das quais 128 foram classificadas como vulneráveis; 40 em perigo e 13 criticamente em perigo. A lista inclui 53 espécies de plantas, 37 de invertebrados, 29 de peixes, três de anfíbios, 13 de répteis, 31 de aves e 15 de mamíferos, a qual está disponível no site: www.sectam.pa.gov.br/relacao_especies.htm.

Há um ano o Estado criou por decreto o Programa Extinção Zero, que reconhece todas as categorias de ameaças incluídas na lista e recomenda que todas as espécies ameaçadas de extinção tenham suas distribuições mapeadas, a fim de identificar e delimitar áreas críticas para a biodiversidade.

E aí SEMA-AP, o Estado tem algum projeto semelhante ou ainda não precisa?

ZUNIDOR

Escritores Paulo Tarso Barros e Manoel Bispo estão empenhados em fechar a antologia de contos a ser editado com o patrocínio do Governo do Estado. Fazem a revisão e o acompanhamento do trabalho de impressão para não deixar acontecer os erros da antologia de poesia, lançada em novembro.

acai “Açailatras”, que se cuidem o “yasa’i”, a fruta que chora, em Tupi, está cada vez mais caro, ficando entre oito e dez reais o litro.

 

Pereirinha, presidente da LIBA animado com a dinâmica do carnaval. Os membros votaram a favor da mudança no regulamento: agora o carro abre-alas e o mascote dos blocos podem vir com rodinhas.

boemios Muito boa a roda de samba que os Boêmios vêm fazendo às sextas-feiras depois do ensaio da Bateria “Pororoca”, na sua sede na Avenida General Osório. Mais uma opção no bairro da Nação Negra.

biblioteca_igreja A obra de reforma da Biblioteca Pública Elcy Lacerda está “devagar, quase parando”. Parece que falta recurso financeiro para reiniciar o trabalho, inicialmente previsto para terminar em março.

Na próxima semana inicia o projeto “Teia Cultural” da SECULT com a instalação de oficinas de Marabaixo, Batuque, dança e artes plásticas.

Vem aí o livro “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.