quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

APELIDOS DO LAGUINHO E OS LUGARES DA MEMÓRIA

   

poco_mato1

poco_mato3

Poço do Mato, no bairro do Laguinho em 1978. (Acervo Fernando Canto)

Atendendo pedidos vou colocar aqui alguns apelidos que me lembro de personagens reais do bairro do Laguinho, do meu tempo de adolescente e de outros mais atuais. Não vou relacionar os nomes a eles porque isso dá uma bronca... Alguns eram verdadeiras figuras, como Júlio do Libório e Falconery. Botecos como Pau da Marreca, Tabelão, Bar do seu Augusto, Bar do seu Felipe, Boteco do Pelaes, Casa do Samba, Casa do Ezequias, Supermercado Cobal, Bar do Ronaldo Abreu, Bar Barquinhos, Bar do Louro, Bar do Jaime da Sede dos Escoteiros, Bar do Dário, da dona Mocinha, Gávea do Ceará, Balainho da Gilsa e Cachoerinha faziam par com lugares alcunhados de Banco da Amizade, Poço do Mato, Poço da Boa Hora, Morro do Sapo, Casa das Princesas, Japonês, Campus Avançado, Açougue do seu Adelino, Casa das costureiras do Boêmios – Dona Felícia, Casa da Fátima dos Piratinhas, Casa da mãe do Pedro, Amassadeira do Ramiro, Rua de Lazer da São José, Escola do Mestre Oscar, Massagem da Dona Cunhã, Escola Azevedo Costa, Ginásio de Macapá, Colégio Amapaense, Barão do Rio Branco, Casa do Sacaca, Boi do seu Gabriel, Uirapuru do Chefe Humberto, Boi Malhadinho, Mercearia do seu Antonio, Restaurante do seu Domingos Tupinambá, Táxi do Menezes, Oficina do seu Meirelles, Oficina do Bala, Oficina do Nildo, Oficina do Taco, Clã Liberal do Laguinho, Sede do Sete de Setembro, Ladeira da São José, Campo dos Escoteiros, Sede dos Escoteiros, Hully Gully, Campo do São Benedito, Ide e Ensinai, Centro Espírita da Nações Unidas, Casa do Paulino Ramos, Casa da Dona Biló, Dominó do João Grande, Campo do América, Boêmios do Laguinho e Centro Folclórico da Praça Lélio Silva (que possivelmente foi queimado por moradores do bairro), Time do seu Milton Corrêa, Guarani, Piratas Estilizados, Bloco Kubalança, Unidos da Mãe Luzia e a vizinha de vida efêmera Escola de Samba Quilombo dos Palmares, lá do Pacoval.

Vejam só os cognomes: Agostinho Bafafá, Saci, Vaca, Galóia, Bibelô, Diabo Assado, Plancantã, Vinte e Cinco, Bababá, Macunaíma, Gilberto Cara de Galinha, Coronel, Peba, Pedro Buchinha, Bala, Pepéua, Bolinha, Orlando Curru, Zé Maria Vaca Preta, Charuto, Doidelo, Mago, Cururu, Sandulu, Macaco, Barriga de Lama, Café, Bosta Choca, Pavão, Paulinho Cara de Frango, Perigoso, Malcriado, Bolão, Queimado, Badeco, Lalu, Boca Xôxa, Bodego, Rato Branco, Bem-te-vi, Nega Biluca, Maria Maracajá, Pelhudo, Sapatão, Espirro, Minhoca, Rato, Ratinho, Palito, Vasquinho, Badi, Cobra Andada, Boto, Careca, Gato, Neném, Bufu, Bomba D’Água, Neck, Maré Mansa, Canibal, Gaivota, Gladiador, Doidelo, Urubu Balado, Pinguim, Guitinho, Kipilino, Bonequinha, Pombo, Farroz, Jacaré, Girafa, Manoel Cavalo, Zebu, Padre Cumão, Padreco, Carachué, Cangaceiro, Major, Pé da Gata, Galo, Baiô, seu Camaleão, Pneu, Colombiano, Maria Piçarra, Cará Voador, Colher, Fanho, Mansuda, Batatão, Jamaru, Carudo, Periquito, Quati, Ustra, Pivide, Pororoca, Carlos Preto, Mestiço, Mão de Vaca, Onça, Chocolate, Crim, Batoré, Cascalho, Beim, Beiço, Macaco Pennafort, Doutor, Mujoca, Querosene, Boquinha, Macaca Prenha, Bode, Amistrong, Pitoca, Sacaca, Cabeludo, Cereco, Mutum, Pistoleiro Bossa Nova, Lapiseira, Luneta, Roxinha, Peito de Pombo e Maria Boa de Tudo.

Quem souber de mais alguns(apelidos ou nomes de lugares) por favor, mande um comentário acrescentando.

23 comentários:

  1. Faltou o folclórico Pururuca (filho do seu Benigno), Morcego (da sapataria), Psiu (irmão do coronel Tomé), Cara de Burro, barbearia do Deosdetes, e uma correção, o açougue era do Bossa, e não do seu Adelino.

    ResponderExcluir
  2. Tem Pombo Cheio, Cuiula, Sicuriju, Jotalhão, Boca Cheia, Buruca, Boiaca, Cheira Cu, Marapanim, Piru, Boca Vermelha, Bandeira Branca, Pituica, Mariposa, Dô, Cabeça, Papagaio da Roflândia, Corre-do-rato, Cabaço de Aço, Boca de Uéua, Bibino, Balão.

    ResponderExcluir
  3. Também lembrei do Tutano, Catibum e Cara Azeda, os três lá de perto da tua casa no Morro do Sapo.

    ResponderExcluir
  4. Tá certo, Alex, O seu Adelino, pai do Pé da Gata tinha uma Chouriçaria no canto da Eliezer com a Mãe Luzia.
    Também lembrei do ônibus "Gavião Malvado", cuja garagem ficava na Eliezer com a Nações Unidas. A Mercearia do seu Bil também é inesquecível, no canto da Ernestino Borges. O seu Bil também fazia cultos (de uma seita evangélica) na casa dele, salvo engano.
    Se lembrares, manda mais. Quem sabe a gente não faz um mapeamento do bairro do Laguinho, né?

    ResponderExcluir
  5. E o Bomba D'Água? Que vai ser até enredo do Kubalança?

    ResponderExcluir
  6. Exatamente Fernando, ainda pouco tirei a dúvida. Falei com o "Preto", filho do Bossa e sobrinho do Adelino, ele me confirmou que a chouriçaria era do Bossa mesmo, e ao lado tinha o bar do seu Adelino (onde funciona hoje uma borracharia), mas ele bebia mais do que vendia. Inclusive meu pai trabalhou nessa chouriçaria, a muitos anos atrás. Existem outras figuras folcloricas como o "Chimba", que mora na Mãe Luzia, o Picota, João Miséria, Casado, Miguelão, Macaquinho, Adelson Preto e outros, que vou lembrar e deixar outra mensagem aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. E o Manduca Em? E o Otacílio Urubu Balado?
    Só limpeza... Minguta, irmão do Miguelão, que amargou uma penitênça em Americano por ser 171.
    Mais com certeza tem mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Faltou o Seu Mocinho (da Nações Unidas), a Maria Lúcia (terror da molecada) o Rubilota (também terror da molecada), o Chico Bucetinha, figuras ilustres do bairro moreno da cidade, a Gegeca (Nações Unidas).

    ResponderExcluir
  9. João disse:
    Ei Fernando, não esqueçe da Mercearia do Geraldo (São José), da velha Luci (Nações Unidas, com General Ozório), e o velho Mocinho (Seu Cícero), esse era bem antigo, ali da Nações Unidas. E qual era o apelido de seu João de Deus (Nações Unidas)? Pô, gente antiga do bairro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernando!!

    Tem tmb o Jabuti Lalau (filho da Prof. Izilda e do Seu Vavá). Ah! O nome do Bloco e Filhos da Mãe ...Luzia. Acho, que a 1ª foto foi tirada do quintal da casa do papai - Menezes., só saudades daquele tempo!!!
    Abraços.
    Simone Leite

    ResponderExcluir
  11. Nossa Fernando adorei esse texto, gosto muitio de saber das histórias do Laguinho, adorei esse resgada de personagens do Bairro. Demais

    Aí vai alguns nomes... Galinha Preta (Nações Unidas), Quixita, Peixeiro, Tupã (São José), Seu Paca (Pai do Cesar).

    Um abraço

    azevedo.ale@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei fernando o Pai do espirro tambem!! Mané cavalo.

    ResponderExcluir
  13. O vizinho dele era o "Urubuzão". Faltou o Padre Gaivota (a marca do cigarro que ele fumava), o Mickey Honey e seu filho Zé da Magá, a Loló, o João do Panga, os "Piruliteiros", o Perneta, o braço de eletrola, Os "Barrigas de Lama", o Orenrébio (tá mais pra apelido que nome), a Diquinha Cururu (obs: o Cururu lá em cima é o Paulo Cururu, meu irmão), o Puíca,o Quinho e o Paruri, o Côco, o Zeca Doido, o Marinho Backquiba ou Marinho Louro, O James Davis, o Cazuza, o restaurante Kiar, do Balieiro no início da baixada do Japonês, a Picota, a Copaíba, o "embaixo do cutiteiro lá de casa". Pô como tem gente e lugares... Mandem mais!

    ResponderExcluir
  14. O vizinho dele era o Urubuzão. Mas tem o Mickey Honey, o filho dele, o Zé da Magá, a Loló, o PaTURI, o Perneta, o João do Panga, o Marinho louro ou Back Quiba, o Zeca Doido, os Piruliteiros, a Diquinha Cururu,a churrascaria Kiar, o Cazuza... Mandem mais.

    ResponderExcluir
  15. Tem também o Perequeté, o Homem da Noite, Birungueta, Coalhada, Pleivaca, o Jorge Mochila, o Cavalinho, Paú, Tiguta e o Parceiro. de boteco lembro do Meio Quilo, da D. Zefa do João Miséria, mãe do Zeca Urubú, que ficava imprensado entre a casa da Cunhã e a do Rodão.

    Tica Lemos

    ResponderExcluir
  16. Lembrei também da casa O Liberal, da família dos ratinhos rsrsrs e do Berro D'água.

    Tica Lemos

    ResponderExcluir
  17. Tem o finado Pipira, Boto, Ze Grilo, Pitiú, Baié (sobrinho do adelino), Batoré, Inocencio, Preto, Pombo Roxo, Peixe...

    ResponderExcluir
  18. Rilton Lopes disse:
    Fernando, com relação ao nome de lugares, e a "Peixaria", ali da Rio Xingu, entre São José e Cândido Mendes, será que ainda existe, quando morava aí em Macapá ia matar a "broca" nesse lugar e no Kiar Churrascaria e Balieiro(já mencionados anteriormente). Conta aí, também, histórias do Grupo Pilão, ti confesso que ainda tenho um disco vinil do mesmo, "Quando O pau Quebrar", os vizinhos daqui onde moro (Olinda - PE) me botaram o apelido de "pau quebrar", devido colocar a música, constantemente, nas rodadas de amigos.

    ResponderExcluir
  19. Angelo Ferreira disse:
    Fernando, faltou o Baé filho do mestre Humberto, conhecido como Caterpilla; o Miguelão e o Balão, o trio que mais brigava no Laguinho.

    ResponderExcluir
  20. Acho que não li o "Cal" nessa relação.

    ResponderExcluir
  21. Tinha esquecido do Pituíca (cujo nome verdadeiro é Cleomilson, mas o Bode dizia que era melhor usar o apelido), do Popó, do Mariposa, do Pinóquio e do Bananinha, todos aqui da Mãe Luzia. Tinha também o PTA (Partido Tocado a Álcool), cuja sede era no Tabelão. Seus principais dirigentes eram o Tunaca (irmão do seu Armando, ou Pirão), o Artur e o "Valdomiro Pena". Não podemos esquecer também do Neck (Boca de Cabra), do Lica, do Bocarra, do Seu Menelau, do Biro, do Dentinho e do Burata.

    ResponderExcluir
  22. Fernando faltou seu juca cabral foi motorista do gaviao malvado irmao do seu cabral oficial de justiça o DR.clemanssur pedroza maia Arnaldo araujo.Edivar mota Joel garinpeiro ai da naçoes unidas do lado da casa do Tupinamba o Pedro idalino seu Rodrigues tecnico radio padaria da Mariona no pacoval e tanta gente boa que horas nao lenbro

    ResponderExcluir
  23. lembrei do camarao frito seu Sabino mentiroso do soldado do som flamengo do vascao

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.