quinta-feira, 24 de setembro de 2009

POESIA SONORA PARA RAUL SEIXAS


Na passagem de 2000 para 2001, concorremos, eu e Osmar Júnior, com uma música que ficaria gravada no CD e na memória dos que assistiram a final do IV Festival Amapaense da Canção - FEMAC, no Teatro das Bacabeiras. A música "Assim como Raul" levou cinco prêmios: primeiro lugar, melhor letra, melhor intérprete, melhor arranjo e música mais popular, em que pese quererem impetrar recursos no "tapetão" da antiga Fundecap. Não colou.

Este ano, em agosto, o velho Raul Seixas fez vinte anos de morto, após uma parada cardíaca causada por uma pancreatite aguda. Mas até hoje está sendo reverenciado pelos seus fãs em todo o Brasil.

Na época do festival, Enzo Rúbio, poeta amapaense de origem italiana que anda meio afastado do meio artístico, e vive como agricultor na localidade de Coração, assim comentou a música em um panfleto.

"Assim como Raul, antes de ser somente uma justa homenagem a Raul Seixas, retrata a situação da personagem que quer ir embora para conectar-se com os seres do infinito, após o cumprimento de sua missão no planeta terra. É um rock-balada-pop envolvente, lavrado com linguagem diferenciada e atual, original na temática que, mesmo simples, carrega elementos modernos de pura manifestação crítica (político-econômica) sobre a realidade".

"Fabricado na ante-sala do 3º milênio, é música-mística-epifânica que faz interface com os ícones sobreviventes da civilização ocidental. É como Raul porque traz códigos digitais e se confunde no espaço-tempo das mentes. É poesia imagética e sonora, leitura ambígua do mundo em transformação".

No dia da final do festival estávamos sentados esperando o resultado na frente do teatro quando falei ao meu parceiro que Raul ao contrário era Luar e Assim era Missa. Ele olhou a lua que acabara de surgir, parida do rio Amazonas, e me disse: - Nossa música é de uma "Missa ao Luar", Acho que ganhamos. Em seguida deu aquela sua risada característica.

Eis a letra da canção:

ASSIM COMO RAUL
Letra de Fernando Canto
Música de Osmar Jr

Alô parentes, ancestrais astrais
Além do céu dos aviões azuis
Desatem suas redes amarradas nas estrelas
E liguem, por favor, a nave mãe
Ancorada no invisível
- Quem pede é o capataz das nebulosas perdidas
Quero pôr o dedo nos anéis de gelo
Quero penetrar os buracos negros
E ter um infopapo com uns ETs legais
E cantar apaixonado as paixões universais
- Assim como qualquer viajante com saudade
Eu sou como Raul
E banhem-me de luz e venham me buscar
Pois eu não sou daqui, eu sou de lá... (bis)
Eu já cumpri com a minha parte
Influenciando as civilizações
Até causei as guerras das religiões
Enquanto no deserto um óleo negro
Em gás, em grana, em sangue se tornou
- Minhas sandálias gastas carregaram o pó da terra
Eu rebentei o mundo louco
Fornecendo aos poucos minhas invenções
Deixei pelas montanhas palavras em vão
De tanto apregoar aos sete ventos
O livro que vocês, parentes, me deixaram
- Na hora angustiante dos trovões
Eu sou como Raul
E banhem-me de luz e venham me buscar
Pois eu não sou daqui, eu sou de lá... (bis)
Eu quero ser feliz, eu quero ir daqui
E nunca mais voltar pra carregar a cruz


ASSIM COMO RAUL FOI A GRANDE CAMPEÃ DO 4º FESTIVAL AMAPAENSE DA CANÇÃO

A música, que é uma homenagem a Raul Seixas,
retrata o desejo de sair do planeta de um personagem


Osmar Júnior deu um show de interpretação e, junto com Fernando Canto, ficou com o primeiro lugar do 4º Femac

por ELIANE CANTUÁRIA

Com letra de Fernando Canto e música de Osmar Júnior, Assim como Raul retrata o desejo de ir embora de um personagem, após o cumprimento de sua missão no planeta Terra. Segundo Enzo Rúbio, a grande vencedora do 4º Festival Amapaense da Canção (Femac) é um rock-balada envolvente e de linguagem diferenciada, sem deixar de ser atual, já que trata elementos modernos como a informática de uma maneira simples e peculiar.


Ao todo, os autores de Assim como Raul levaram R$ 7.800, pois a música ganhou, além dos R$ 5 mil do primeiro lugar, os prêmios de melhor intérprete (Osmar Júnior), melhor arranjo (Osmar Júnior), melhor letra (Fernando Canto) e canção mais popular.

Foram três dias de muita agitação e participação do público, que movimentou não só a classe artística do Amapá mas a população que foi ao Teatro das Bacabeiras conhecer e comprovar o alto nível dos intérpretes e compositores do Estado. Assim, o 4º Femac conseguiu reunir, nas partes interna e externa do Teatro, pelo menos três mil pessoas em cada dia de apresentação. Do lado de fora uma estrutura com barracas, bares, mesas, cadeiras e telões foi montada para facilitar o acompanhamento das torcidas.

Mesmo com todos os esforços da equipe da Fundação de Cultura do Amapá em fazer deste o melhor festival, algumas reclamações do público devem ser levadas em consideração, como o atraso da programação, a falta de consulta da platéia para a seleção da música mais popular e a participação de artistas já conhecidos. "O festival é para descobrir novos talentos e não referendar aqueles que Macapá já tem e conhece", afirmou Alexsara Maciel, professora universitária.

Como acontece em vários festivais, nem sempre as músicas escolhidas pelos jurados correspondem às selecionadas pelo público, que entre palmas e vaias ouviu a divulgação das vencedoras pelos radialistas Humberto Moreira e Lígia Mônica, ambos da Rádio Difusora de Macapá.

As vencedoras

Em primeiríssimo lugar, com 78 pontos Assim como Raul, de Fernando Canto e Osmar Júnior, com interpretação e arranjo de Osmar Júnior; em segundo, com 75,5 pontos, Outro Trovador, de Floriano, com interpretação de Elaine Araújo e arranjo musical de Floriano; em terceiro, com 73 pontos, Um Beijo, de Ademir Pedrosa e Cleverson Baía, com interpretação e arranjo de Cleverson Baía; e, finalmente, em quarto lugar, com 72,5 pontos, Último Enredo, de Aroldo Pedrosa e Joel Elias, interpretada por Olivar Barreto e com arranjo de Edílson e Nelson Dutra.

Os jurados

O corpo de jurados da finalíssima do 4º Femac foi formado por: Mário Araújo (médico, violonista e guitarrista) e Fernando Chaves (músico, cantor, compositor e produtor musical) para o quesito música; Manoel Souza (professor de Teoria Literária e pró-reitor de Ensino da Unifap) e Elíude Viana (licenciada em Letras, escritora e poeta) para o quesito letra; José Olímpio Spíndola (licenciado em História, saxofonista com experiência na área musical) e Edison de Oliveira
(músico, saxofonista, clarinetista) para arranjo; Décio Rufino (juiz de Direito e cantor) e Lula Jerônimo (músico profissional, cantor e compositor) para interpretação.

Na presidência do júri a professora Ângela Nunes, licenciada em Letras e pós-graduada em Metodologiado Ensino Superior.

Som de primeira, acústica indiscutível, banda-base afinada e iluminação impecável. Desta forma os artistas avaliaram a estrutura física do 4º Femac, que aconteceu no período de 28 a 30 de dezembro passado.
*Publicado no site do jornal "Folha do Amapá"


IV FESTIVAL DA CANÇÃO AMAPAENSE*

Por DOMICIANO GOMES

A organização, o sucesso de público e a participação de grandes talentos e revelações da música regional e brasileira marcaram o IV Festival Amapaense da Canção/FEMAC, realizado pelo Governo do Estado no período de 28 a 30 de dezembro. A 4º edição do evento foi realizada no Teatro das Bacabeiras, que acabou ficando pequeno para o público participante. Ainda assim ninguém ficou sem participar do festival. A organização do evento havia colocado dois telões na área externa do teatro que asseguram participação do público.

Os resultados de público e critica mostram que o evento vem crescendo significativamente em organização e participação. Além das canções que estavam concorrendo, o festival teve grandes atrações como Belchior, Senzalas, Selma Reis, Zé Geraldo, Grupo Pilão e Banda Negro de Nós.

Das canções inscritas, 24 foram selecionadas para as duas eliminatórias que ocorreram nos dias 28 e 29. De cada eliminatória ficaram classificadas seis para a grande final realizada dia 30 quando saiu a vencedora. O cantor e compositor amapaense Osmar Junior em parceria com o escritor Fernando Canto foram os grandes vencedores do festival que teve o seguinte resultado:

1º lugar: Assim como Raul

De: Fernando Canto/ Osmar Júnior

Intérprete: Osmar Júnior

2º Lugar: Outro Trovador

De: Floriano

Intérprete: Elaine Araújo

3º Lugar: Um Beijo

De: Ademir Pedrosa/Cleverson Bahia

Intérprete: Cleverson Bahia

4º Lugar: Último Enredo

De: Aroldo Pedrosa/Joel Elias

Intérprete: Olivar Barreto

*Publicado no site do Governo do Estado do Amapá

5 comentários:

  1. Lembro deste festival. Foi uma vitória arrasadora. Parabéns pela "Missa ao Luar" do ano da passagem do milênio (2000). Raul vive.

    ResponderExcluir
  2. É a musica mais completa, bonita e maravilhosa já feita no PLANETA TERRA. É também a mais incompreendida. Mais isso se reverterá no esperado dia do eclipse. Essa musica é uma sequencia de S.O.S. do RAUL VARELLA SEIXAS

    ResponderExcluir
  3. É a musica mais completa, bonita e maravilhosa já feita no PLANETA TERRA. É também a mais incompreendida. Mais isso se reverterá no esperado dia do eclipse. Essa musica é uma sequencia de S.O.S. do RAUL VARELLA SEIXAS

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi essa música Com o Osmar jr. Precisa ser divulgada pro rsesto do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Nobre Fernando:

    Aqui neste Coração, o poeta Enzo Rúbio vive feliz. Recluso em sua mais ampla liberdade. E feliz.
    Não é um poeta de grandes cabides, como você e o Osmar Sênior, mas escreve o que ouve dos sabiás de todos o timbres que bebem água diretament do registro, e de um taciturno camaleão com pose de Playmobil do Palácio da Alvorada,contabilista das galinhas e pintinhos predaores de grilos e minhocas.

    E a gravioleira não dá só iguanas e bentevis... de lá também despencam maracujás às dúzias.

    E haja suco!

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.