domingo, 27 de setembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal A Gazeta de sábado, 26/9/2009

TERRITORIALIDADE

A sala do prédio novo da pós-graduação ficou lotada durante a defesa da dissertação de mestrado de Edivan Barros de Andrade, na terça-feira passada.

O ex-superintendente do Ibama, que agora é assessor da deputada Dalva Figueiredo, e mestre em Desenvolvimento Regional, apresentou o trabalho intitulado "Gestão Territorial na Faixa de Fronteira da Amazônia:o Caso do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque".

AÇÕES AFIRMATIVAS

A nova administração da Seafro vem se esforçando para implementar no Estado a Lei nº 10.639 que contempla o ensino de História Afrobrasileira nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Programa curso de especialização para qualificar professores do Estado, através de uma Universidade Pública, que poderá ser a UEAP ou a UNIFAP.

Enquanto isso coordena o "Amapá Afro", um programa de Governo que objetiva implementar Ações Afirmativas nas comunidades remanescentes de quilombos e projetos de infra-estrutura que visem melhorar a qualidade de vida dos afrodescendentes.

Na área cultural a Secretaria traz a proposta de editar e reeditar livros de autores amapaenses no intuito de preencher o vazio existente na produção literária local e de valorizar o que é importante para nossa literatura. No comando deste último projeto estão os escritores Manoel Bispo, José Pastana e Ricardo Pontes.

A SANTA EM SUA BERLINDA

A Comissão responsável pela acolhida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na UNIFAP programou para os dias 28 e 29 de setembro a sua visita na instituição.

Haverá missa no auditório multiuso a ser celebrada pelo padre Paulo Roberto no dia 28, e no dia seguinte a imagem sairá para outra instituição. Embrapa, Hospital Sarah Kubitschek, Correios, Iepa e a Comunidade Jesus Bom Samaritano são os órgãos convidados.

Os fiéis pedem "que enquanto educadores e educandos é nosso dever proporcionar a claridade de que a sociedade tanto precisa para orientar-se com segurança em meio a realidade que nos cerca".

Espera-se que desta vez não soltem fogos (pistolas) no meio do Campus, pois no ano passado a empolgação de alguns fez provocar incêndio no cerrado, fustigando a vida de dezenas de caimbés, sucuúbas e frondosos paricás.

OVO DE DINOSSAURO

Sebastião Menezes conta em seu livro "Curiaú: resistência de um povo" (Sema: 2004) que: "Certa vez, João Pio e Antônio Breu foram caçar e apanhar açaí, levaram os cachorros. Assim que entraram na mata da várzea os cachorros começaram a correr e latir. Eles foram atrás e depararam com um grande ovo, segundo eles nunca tinham visto um assim. O local estava limpo, as folhas do açaizeiros estavam esfaceladas. Os dois saíram e se perderam no mato. Tentaram voltar e encontraram novamente o ovo. O velho Pio disse: Olha o ovo, Breu. Outra vez tentaram encontrar o caminho de volta e nada. Fizeram um outro pique e foram direto no rumo do ovo. Outra vez o Pio disse: - Olha o ovo, Breu. Como se alguma coisa os atraísse. O Breu disse: - Se nós voltarmos outra vez aqui eu vou atirar nesse ovo. Dessa vez encontraram o caminho. Aquele ovo estava sendo protegido por um ser invisível, mas hoje vendo reportagem pela televisão, se tem certeza que aquele ovo era de dinossauro, que poderia estar encantado, os homens eram vistos, mas não podiam vê-lo".

ZUNIDOR

Finda setembro e as flores dos ipês amarelos começam a cair para renovar suas folhas e enfeitar a paisagem urbana. Nesta época veem-se muitos focos de fogo e muita fumaça saindo dos quintais. / Chegam as notícias tristes: morreu em Roraima o percussionista Joacy Mont'Alverne, antigo integrante de "Os Cometas". Faleceu na quarta-feira o professor da rede estadual e compositor Bazinho, conterrâneo de Óbidos-PA, um grande amigo. Que Deus os acolha bem./ Ocorre em São Paulo no período de 29 de setembro a 03 de outubro o XIV Encontro Internacional "As Melhores Práticas em Educação Continuada". Informações no site: www.vanzolini-ead.org.br/portais/reclabr. / O radialista Amistrong faz o maior sucesso nas tardes de domingo em uma FM da cidade. Gire o seu dial./ A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia oferece Prêmio Jovem Cientista para as modalidades Ensino Médio e Ensino Superior./ Rafael Costa, filho da amiga Rachid e neto do seu Washigton, de Mazagão Velho, foi selecionado para ser o Tutor (professor) do curso Mídia na Educação, para funcionários da rede estadual, a ser gerido pela UNIFAP. Rafael é doutorando em Comunicação na UNISINOS, em São Leopoldo-RS./ Será de 26 a 31 de outubro a Semana Universitária de Educação Física –SUEF, com o tema: Possibilidades, tendências e perspectivas. Acesse: www.suef.com.br./ Você pode acessar www.igualdadedegenero.cnpq.br para se informar e participar do 5° Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros, um concurso de redações e artigos científicos da UNIFEM/CNPq, até 20 de novembro./ Está em Macapá o maestro, arranjador e excepcional músico Manoel Cordeiro./ Inderê. Volto na sexta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.