terça-feira, 30 de novembro de 2010

O RASGADOR DE LETRAS

letras-book Por RUBEN BEMERGUY (rubenbemerguy@terra.com.br)

Sou o único destinatário das coisas que escrevo e também das que não escrevo. As que escrevo, não leio. As que não escrevo, dedico tempo juntando letras imaginárias aqui e acolá, até ter ideia clara das cores predominantes em cada uma delas. Depois as rasgo. Elas gotejam, como padecessem de desmedida dor moral. Sinto que elas – as letras – não perdoam minha inclemência, mas é assim que me omito de mim e sofro um pouco menos exatamente por não me conhecer, gravado ou não em papel.

Ignoro-me não por pesar, mas por amor. Meu grau de proximidade comigo, um certo sentimento de tolerância mesmo, está na precisa distância que de mim estabeleço. Não sei de meus olhos ou do revestimento de minha pele. Acuso apenas a noção de minhas unhas. Delas, não posso prescindir. Não só por ser rasgador de letras, mas também pela necessidade de laminar frequentemente grande porção da vida.

Assim, dela, - da vida -, obstinadamente, dilacero de um tudo. De mim, sobra pouco. Esse resto trago empilhado na zona mais afiada das unhas, como se prestes a feri-lo ao mais tímido indício de remorso de ainda conservar algo de mim.

Nessa escuridão permanece o que de tenra idade ainda tenho: uma ginjeira uma rabiola, um bem-te-vi, a primeira sessão de domingo no cine Macapá, um pedaço de menta, uma revista do Tio Patinhas e outra do Mandrake, um conga azul e um vulcabrás preto, um gol perdido, uma monareta, o Seu Banha e um avião cruzeiro do sul, um pouco de extrato de alfazema, dois vinis: um Long Play e um Compact disc, um rabino distante e uma prece, alguns quebrantos, meio retrato onde não mais me pareço e um segredo. Isso é tudo que ainda me acompanha.

Compareço ao meu encontro a cada segundo. Arrumo e desarrumo na prateleira do vento isso tudo e depois, freneticamente, torno ao arquivo morto. Em seguida, volto ao ponto de partida. Sou assim.

Só não toco no segredo. Tenho medo. Ele, a ninguém deve ser dito. Muito menos a mim. Fico a imaginar se o descubro descalço e se seus pés decidem percorrer meu tronco em tênue intensidade?. Se o descubro sem túnica e se seu corpo é bordado e se me põe em cerco militar e se minha infantaria a ele adere e se ele me escraviza?. Se o descubro a articular outros segredos em meus ouvidos pastos?. Se o descubro Cacique e se ele em círculos me canta e se seu arco arremessa uma flecha e se a flecha me vaza e se, por um lapso, eu gozar?. Não. Nesse segredo eu não toco. Tenho medo.

O medo sincero é a mais gentil e sublime virtude de qualquer rasgador de letras. Mas não basta ter medo. É preciso também falar baixo. Bem baixinho, pra não excitar o segredo. Em mim, ele – o segredo - dorme, mas tem sono leve e isso é um risco permanente. Minha melhor porção o embala e o vigia, sem tréguas.

Sob o ângulo da vida, pareço louco. Ela – a vida – teima em nunca resignar-se a arquitetura dos que laceram letras. Dai, me quer em holocausto. Contra mim, imputa falsamente versos que nunca fiz, músicas que jamais ouvi, danças que nunca passei, beijos que não guardei.

Eu, na quietude da mais serena convicção, nada faço. Se o segredo dorme, me basta. À vida, apenas digo: não me doce, nem me salgue. Me alme.

Imagem disponível em: www.uhmporaki.blogspot.com

4 comentários:

  1. Que maravilha de texto... esse rasgador de letras...Parabéns pela postagem. Este é um blog de utilidade literária.
    daniel
    www.saitica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A primeira versão desse texto, traduzi aqui para o francês e mostrei a duas amigas. Elas me pediram a tradução das próximas, pois gostaram muito e ficaram bastante impressionadas com a sua maneira de escrever. Espero que ele escreva outros e me mande. Adoro tudo que ele escreve.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, papa fina mesmo!
    Aproveito para convidar você, Fernando, para ir ao teatro das Bacabeiras no dia 17 de Dezembro, ver O CORDAO DAS PASTORINHAS direto da Vila de Mazagão Velho.Estaremos comemorando 101 anos de apresentaçao e também o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura. mais detalhes blogdanell.blogspot.com/. Um abraço, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Fernando querido...
    Nossa apresentação no teatro foi antecipada para o dia 16 de Dezembro, em função do prazo para diplomação dos candiadatos eleitos ter sido estendido até o dia 17, tendo prioridade sobre esta data.
    Por favor corrija a informação, pois já até saiu na rádio com a data do dia 17. Te agradeço muito...Nell ( Cordão das Pastorinhas )

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.