domingo, 21 de novembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Paulicada no jornal “A Gazeta” de 19/11/10

SANTANDER

121120105424O Grupo Santander inaugurou na semana passada, dia 12, a agência do campus Marco Zero do Equador da UNIFAP, com a presença de seu representante Marcelo Vulcano, que também veio à região Amazônica divulgar o programa de Apoio ao Ensino Superior. O programa do banco já investiu R$ 1,8 bilhão, com a concessão de mais de 70 mil bolsas de estudos, nos países que atua desde 1996.

No dia 30 de novembro o reitor José Carlos Tavares estará em Belém para participar, junto a outras universidades amazônicas, da assinatura de convênio com o banco, para o Programa Santander Universidade de Mobilidade Nacional, que oferece bolsas de estudo para alunos de graduação realizarem intercâmbio cultural em universidades do Norte a Sul do Brasil.

GRUPO PILÃO NA EXPOFEIRA

O Grupo musical Pilão, que este ano completou 35 anos de atividades, faz show hoje à noite no parque de exposições da Fazendinha. Amanhã toca durante as comemorações da Semana da Consciência Negra, no Laguinho.

Com a direção musical do maestro Manoel Cordeiro e a produção de Sonia Canto Produções, o conhecido grupo vai fazer o show “Encantaria” no dia 07 de dezembro (véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição), se preparando para a edição de novo CD e DVD.

LÍNGUA PORTUGUESA OU BRASILEIRA?

De 23 a 25 de novembro, no campus Marco Zero, ocorrerá o IV Seminário de Letras, uma realização da turma do curso de Letras 2008, com a participação de outras cinco Instituições de Ensino Superior que têm o mesmo curso.

O tema do encontro será a velha pergunta que até hoje se discute e ainda não se chegou a uma conclusão: “Língua Portuguesa ou Brasileira? Discutindo a Identidade Lingüística do Brasil”.

As informações podem ser obtidas no endereço: www.ivseminariodeletras.webnode.com .

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

missa quilombos 2009 (2)Hoje, como parte da programação da Semana da Consciência Negra, a Seafro realiza na escola José Bonifácio, do Curiaú, o “Seminário da Diversidade”, e discute aspectos da Lei 139, que obriga as comunidades a implantarem a cultura africana em seus currículos escolares.

Amanhã, junto com a Fundação Palmares e COMIS-PMM, entrega na Ressaca da Pedreira a certificação das terras de remanescentes de quilombos. À tarde faz a 8ª Caminhada Zumbi dos Palmares e à noite, no Centro de Cultura Negra, reza na Missa dos Quilombos com o Padre Paulo Roberto, Pai Salvino e outros representantes das religiões de matrizes africanas. Depois todos dançam com os grupos folclóricos. (Foto: Marileia Maciel)

CONCURSO DA REVISTA LITERÁRIA

Até o dia 30 de novembro estarão abertas as inscrições ao I Concurso de Poesias Revista Literária – Edição 2010, que poderão ser feitas apenas por meio dos Correios.

A promoção é do Portal Revista Literária, do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e da Scortecci Editora, para autores brasileiros maiores de 16 anos, residentes no Brasil. O tema é livre e a inscrição gratuita.

O prêmio será a edição de um livro com os 50 trabalhos selecionados, que divulgará os novos talentos da poesia brasileira. Informações: faleconosco@revistaliteraria.com.br .

AUMENTO POPULACIONAL

ibge

Os dados preliminares do censo 2000 x 2010 para o Amapá indicam que o Estado teve uma variação no período de 35,96%. Hoje somos 648.553 habitantes e a capital já possui 387.539, com um aumento de 36,79%.

Pedra Branca do Amapari foi o município que teve o maior aumento populacional: 149,54%, seguido de Pracuúba (55,73%),Tartarugalzinho (54,88%) e Oiapoque, com 54,75% (Fonte: IBGE).

PET PARA INDÍGENAS

joão batista_unifap

Foi aprovado o Programa de Educação Tutorial – PET - do curso de Educação Indígena, no qual vai se trabalhar a gestação de Núcleos Museológicos Indígenas em algumas aldeias do Estado.

O edital do PET está no site da UNIFAP e tem como proposta fortalecer a identidade cultural das aldeias indígenas por meio desses Núcleos, os quais atuarão na formação de profissionais para militarem nessa área do conhecimento. O programa é coordenado pelo prof. dr. João Batista Gomes de Oliveira.

ANTECIPAÇÃO DE LANÇAMENTO

Foi antecipado para hoje o lançamento do samba-enredo para o carnaval de 2011 dos Piratas Estilizados. Estava tudo certo para ocorrer amanhã, no Bar do Abreu, mas a diretoria da escola resolveu que esta é melhor data, pois recebe o cantor Paulinho Pontes, que levará o samba na Ivaldo veras. Paulinho é do grupo de intérpretes da Beija Flor de Nilópolis e de outras escolas do grupo de acesso do carnaval do Rio.

Na ocasião a famosa bateria nota 10 dos Estilizados estará presente para homenagear o Bar, que é o enredo do carnaval 2011. Depois o pagode vai rolar.

ZUNIDOR

O escritor José Saramago (“Ensaio Sobre a Cegueira”) completaria 88 anos no dia 16 passado.

Entreouvido no Calçadão do Valdir: Pedro: - Mas o Zé Ramos é uma constante vítima de arma branca. Joaquim: - Como já, então? Pedro: - É que a loura que ele anda vive dando facada nele.

O colegiado do curso de Artes Visuais promove de 30 de novembro a 03 de dezembro a Semana de Cultura e Arte da UNIFAP, coordenada pelos professores João Batista e Cristiana Nogueira. No projeto serão apresentados trabalhos/exposições artísticos/estéticos de alunos das turmas 2009 e 2010. Será na Galeria de Arte, Pavilhão L.

Já dizia o Ivan Preto no balcão do Abreu: - Bacana é o gato que não toma banho e só anda limpo.

fernando castro amoras

Fernando Castro Amoras, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNIFAP informa que o Livro Resumo do Congresso de Iniciação Científica, que já está nas mãos dos estudantes em versão CD-ROM, deverá sair impresso em 2011.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.