quarta-feira, 25 de maio de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Foto pilão e senzalas

DVD DOS “MINHOCAS”

grupo pilão nivitoguedes

Encontra-se em fase de finalização o segundo DVD produzido pela Associação dos Músicos e Compositores do Amapá – AMCAP, gravado no ano passado no Teatro das Bacabeiras, com a participação de 23 expressivos grupos e artistas da terra.

Segundo o compositor Cléverson Baía, ex-diretor da entidade, que começou o processo de gravação, o trabalho está com 75% das imagens e áudio já editados.

O projeto pretende ultrapassar a vendagem do primeiro DVD, que até hoje é bastante procurado por turistas, em que pese as duas reedições. As imagens dão uma mostra real das tendências regionais e vertentes rítmicas de nossa música, com um rico aproveitamento do folclore local. Agora é esperar pra assistir.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DE CULTURA

popóConselho Estadual de Cultura, que tem na presidência o “feroz” ( - Ei, apenas modo de falar.) João Porfírio Freitas Cardoso, o Popó, está realizando audiências públicas em todos os municípios do Estado.

O objetivo do projeto é implantar os sistemas municipal e estadual de cultura, ação esta que se constitui do fundo de cultura, secretarias de cultura, um conselho municipal de cultura e um banco de dados culturais sobre o município. Há, também, os mini-sistemas, que se preocupam outras linhas de ação como a questão do patrimônio, museus, folclore, etc.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DE CULTURA II

O CONSEC informa que quem não tiver o seu sistema implantado não receberá mais incentivos nem convênios do Ministério da Cultura. Entretanto, reconhece que nem todos os municípios têm secretaria ou coordenadoria. A maioria está sempre ligada às secretarias de turismo e esporte e lazer, o que dificulta a implantação do sistema.

Sensível às peculiaridades da administração cultural, Popó reclama que o CONSEC está funcionando com o dinheiro do bolso dos conselheiros, pois não vê suas reivindicações atendidas em quase nada pela SECULT, tais como pessoal, diárias e recursos materiais. Mesmo assim o CONSEC já realizou audiências públicas em Laranjal do Jari, Macapá, Vitória do Jari, Ferreira Gomes e Porto grande. No dia 28, sábado será a vez de Mazagão.

CAMPEONATO AMAPAENSE

campeonato amapaense

tadeu pelaes_fcanto_pingarilho_jney_bira Tadeu Pelaes, Fernando, Pingarilho, J Ney, Bira

Domingo foi a abertura do campeonato amapaense de futebol no sexagenário estádio municipal Glicério de Souza Marques. Uma tarde chuvosa abrigou milhares de torcedores do São José e do Trem Desportivo Clube, um clássico estadual.

Presentes na arquibancada velhos amigos que não se viam há muito tempo, torcendo pelos seus clubes que empataram de 1 X 1. Parecia um encontro alegre do dia de eleição ou do Círio. Ou melhor, uma festa de lembranças entre velhos atletas, torcedores e radialistas que passaram a contar causos do antigo futebol amapaense. Um carnaval, mesmo.

OPORTUNIDADE PARA UNIVERSITÁRIOS

Universitários com domínio de digitação (rapidez), domínio da língua portuguesa (bom texto e pronúncia) e disponibilidade para trabalhar no horário comercial, poderão enviar e-mail para: seleção.amapa@idort.com para se submeterem à seleção de trabalho para junho de 2011 (com carteira assinada, auxílio alimentação, auxílio transporte e certificado de participação).

O trabalho vai ser colaborar no recadastramento dos servidores públicos da Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça Estadual.

ENTREVISTA AO LEITOR

Foto do Helio pennafort

ricardo smith_heliopennafort_fernandocanto

Ricardo Smith, Helio Pennafort e eu.

É sempre saboroso reler as histórias narradas pelo jornalista Hélio Pennafort nos vários livros que publicou em vida. Por estes dias manuseei o “Entrevista ao Leitor”, publicado pelo Departamento de Imprensa Oficial em 1982, e nele reencontrei o velho amigo na sua franca diversão de contar suas histórias. O prefácio fui eu que fiz, a pedido dele, claro.

Os textos do livro são documentos importantes para a história do rádio e da imprensa amapaense. Hélio dá o seu testemunho sobre diversas facetas do jornalismo do seu tempo, principalmente sobre a Rádio Educadora São José e o jornal “A Voz Católica”, ambos extintos. Ele fala sobre assuntos diversos da cultura, e da vida interiorana amapaense. Alguém precisa resgatar o rico material coletado por ele para que a memória amapaense não sofra mais uma derrota.

HÉLIO PENNAFORT E O TÉCNICO J. NEY

2011-05-22_17-02-53_924 Hélio informa que “havia uma cavalheira rixa entre a Rádio Difusora e a Rádio Educadora, mas chegou um tempo em que a disputa pela audiência era muito grande e os esculachos recíprocos”. O gelo foi quebrado, segundo o autor, por iniciativa do Carlos Pontes, diretor da RDM, que promoveu uma partida de futebol entre as emissoras. O estádio estava cheio de gente.

Ele conta que pouco antes da partida foi para perto do time da RE, no gramado, para escutar a preleção do “improvisado técnico” J. Ney. Ele diz que ”foi difícil conter o riso quando o J. Ney, muito compenetrado, explorava os brios dos locutores-atletas e disse a eles: - Olha, gente, nós temos que ganhar de qualquer maneira. Fiquem certos de uma coisa, uma derrota nossa vai influir na audiência da Rádio”.

ZUNIDOR

Olha o Marabaixo aí, gente! É neste Domingo do Mastro na casa da Tia Biló (Inicia no sábado - 28 - com a “cortação” do mastro no Curiáu), a partir das 10h00.

Vem aí a 1ª Semana de Ciências Farmacêuticas, com o tema: Farmacêutico, um olhar multiprofissional. De 30 de maio a 03 de junho na UNIFAP. Inf: www.semanafarmaceuticounifap.blogspt.com

Dia 27 de maio ocorre o Seminário de TCC no auditório da reitoria da UNIFAP realizado pela Coordenação de Ciências Sociais, com palestra sobre “trabalhos acadêmicos”. Palestrante: Prof. Dr. Raullyan Borja Lima e Silva. Mesa redonda “Do áudio visual à pesquisa de campo”, com os professores Msc. Maria do Socorro Oliveira, Luciano Magnus e Roberta Sheibe; mesa redonda “Formas escritas de produção científica”, com os prof. dr. José Maria da Silva, Adalberto Carvalho Oliveira e Richard Douglas Leão

Dia 08 de junho haverá mais um “Master Class”, curso de guitarra com o guitarrista Frank Solari, no Centro de Convenções João Batista Azevedo Picanço, na FAB. Promoção de C. Baía, da “Guitarras do Meio do Mundo”.

Vai até dia 28 o IV Evinter, do IESAP, com palestras, apresentações de trabalhos científicos dos acadêmicos do IESAP e um Sarau Literário, no Museu Sacaca. Inf: 3222 – 6400 e 3222-66 05.

O cartunista (e um dos melhores ilustradores que conheço na região) Paulo Emanuel, encaminha a revista de charges, humor e futebol paraense. Um barato! Vale a pena ler.

O Rio de Janeiro recebe o pessoal para o 1º Congresso Nacional da Anel (Associação Nacional dos Estudantes). Inf: @anelivre / facebook.com / anelanline.org

ricardo pontes O escritor Ricardo Pontes me disse que lança em agosto o seu primeiro romance denominado “O Mistério de Safira”, que se passa no rio Araguari, no Amapá. A capa é do artista Plástico Dekko.

De 03 a 05 de outubro a Universidade Federal de Uberlândia realiza o Fórum Internacional sobre Práticas Docentes. Tema: Inclusão Social/ Tecnologias de Informação e Comunicação. Inf: www.forumdocente;prograd.ufu.br

n s santana Os obidenses radicados na capital começam a fazer a peregrinação de sua padroeira Nossa Senhora de Santana, em Macapá. A festa em Óbidos-PA é dia 25 de julho.

Até 31 de agosto estão abertas as inscrições pra o Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Cidades Sustentáveis”. Inf: www.jovemcientista.cnpq.br .

olivarcunha Olivar Cunha está quase chegando em Macapá para visitar a família e amigos. Uma exposição de seus novos trabalhos não está descartada.

De 08 a 11 de agosto haverá a VII Semana da Física da UFSCar. Tema: “Átomos: a natureza ama esconder-se” (Heráclito). Inf: www.daf.df.ufscar.br/sefis .

bolachinha Vai um Inderê para o meu amigo Bolachinha pelo seu show “Bolachinha Canta Roberto Carlos”, realizado no Ceará da Cuíca, sexta-feira passada. Só sucesso!

Inderê! Volto zunindo na semana que vem.

Um comentário:

  1. Olá foi a 3ª vez que encontrei a tua página e gostei tanto!Espectacular Projecto!
    Cumps

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.