terça-feira, 27 de abril de 2010

UM ÍCONE DE MAZAGÃO VELHO SE FOI

Por Gabriel Penha, jornalista.

A comunidade de Mazagão Velho começou a semana de luto. Aos noventa anos de idade completados no último dia 19 de janeiro, seu Washington Elias dos Santos faleceu por volta de 7h30min de segunda-feira, 26. Seu Vavá Santos, como era carinhosamente chamado.

Seu Elias era um apaixonado por Mazagão Velho. Pelo seu povo, pela sua cultura, em especial pela Festa de São Tiago. Aliás, a maior encenação religiosa e cultural da comunidade, que acontece no mês de julho, tem grande dívida com seu Vavá. Fazia questão, a cada ano, de pegar o microfone e comentar detalhes da encenação (personagens, enredo), durante os dois dias de seu ápice: 24 e 25 de julho. Só se afastou há três anos, para lutar contra um câncer de estômago, que acabou tirando-lhe a vida.

Mesmo na doença, não se deixou abater. Nunca se via o seu Vavá (sentado em sua indefectível cadeira no corredor de sua residência na vila mazaganense) exibir semblante triste. Ao contrário, estava sempre com um sorriso radiante no rosto e um bom humor contagiante. E não se fazia de rogado para contar suas belas histórias. Histórias de um mazaganense que combateu na Segunda Guerra Mundial. Sim, o nosso pracinha! Que honrou suas origens no front. Histórias de quem conhecia como poucos os adendos das festas religiosas de nossa terrinha. Histórias compartilhadas com estudantes, professores e acadêmicos ávidos para a construção de monografias.

vava_gabriel A última entrevista que fiz com seu Vavá foi em 2008, para matéria sobre a festa daquele ano. Na verdade, com seu Washington nunca era uma entrevista, mas sim um gostoso bate-papo. Tanto que o tempo parecia voar! E era assim com todos os que iam procurá-lo para um dedo de prosa. Era impossível não ficar curioso para saber o final dos “causos” que ele contava. Mas a voz que alegrava as narrações de nossa festa e nos contava boas história agora calou-se para sempre...

A despedida de seu Washington não poderia ser diferente: a imagem de São Tiago que percorre a vila durante a procissão de 25 de julho, as caixas de vominê e os foliões de Nossa Senhora da Piedade vieram da terra da fé e da cultura, para render a última e merecida homenagem de seus filhos para um de seus baluartes.

Resta agora às autoridades, à comunidade da vila e a todos os amapaenses reconhecerem a grandiosidade desse homem impoluto, que tanto contribuiu para o engrandecimento da cultura de Mazagão Velho. Descanse em paz, amigo Vavá Santos!

12 comentários:

  1. senhor fernando vendo o seu blog eu quero le perguntar se por a caso o senhor conhece um senhor com o nome Washington Moreira Bastos este senhor foi amigo do meu avô eles eram motoristas de caminhão em SP e o meu avo sempre pergunta por este senhor então resolvi fazer esta pergunta ao senhor creio que este senhor deve estar com 80 anos porque meu avo está com 85 anos se o senhor souber de alguma noticia poste em seu blog fazendo favor. Muito Obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  2. senhor fernando vendo o seu blog eu quero le perguntar se por a caso o senhor conhece um senhor com o nome Washington Moreira Bastos este senhor foi amigo do meu avô eles eram motoristas de caminhão em SP e o meu avo sempre pergunta por este senhor então resolvi fazer esta pergunta ao senhor creio que este senhor deve estar com 80 anos porque meu avo está com 85 anos se o senhor souber de alguma noticia poste em seu blog fazendo favor. Muito Obrigado !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Walneide, moro em Palmas-TO, Washington Moreira Bastos é meu pai. Ele estava morando comigo e se modou para Boa Esperança-MG onde mora uma irmã.

      Excluir
    2. Washington Moreira Bastos é meu pai, ele morava comigo aqui em Palmas-TO, agora está morando em Boa Esperança-MG.

      Excluir
    3. Walneide desculpe por não ter respondido voce pois tive um problemiinha meu avo teve um ABC. Pois eu li a sua mensagem para ele , ele ficou parado ai eu perguntei:'O que houve ?'' ele respondeu:''Voce ja achou o outro Washington será que ela tem a foto dele ? Pois o meu colega tem um defeito na mão pede ela para mostrar uma foto''Por isso estou pedindo este favor para voce : Coloque uma foto dele para ele saber se é ou não ! Obrigado !

      Excluir
    4. Vou providenciar uma foto. Mas é mesmo meu pai, ele têm um defeito na mão falta 1 dedo e a metade de outro em um acidente quando consertava um caminhão. Me informe um e-mail para enviar a foto e fone para você ligar ok?


      Excluir
    5. Vou providenciar uma foto. É mesmo meu pai, ele perdeu um dedo e a metade de outro em um acidente consertando um caminhão. Me mande um e-mail para que eu mande uma foto e o telefone para contato ok?. Me dê algumas caracteristicas para eu ver se meu pai se lembra dele?.

      Excluir
    6. É mesmo meu pai, vou mandar uma foto. me informe um e-mail para que eu mande o fone para contato.

      Excluir
  3. Ricardo me informe seu e-mail ou me adiciona no facebook?

    ResponderExcluir
  4. É mesmo o meu pai, ele tem uma deficiencia na mão provocado por um acidente, quando onsertava um caminhão. Memande seu e-mail? ou me adicione no facebook?

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Fernandes, entre em contato no face ou envie e-mail.

    ResponderExcluir
  6. Olá Walneide para contato envie seu email para mim ou me mande um email ricardofernandez20@hotmail.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.